Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    estou prestes a mudar para a minha nova moradia e gostaria de aconselhamento sobre que tipo de arvore usar para dar sobra no verão. Pretendo folha caduca para que de inverno possa receber sol.

    A moradia está localizada no Fundão, a fachada que mostro na foto é virada a Sul e tem uma altura de aproximadamente 7 metros.
    Pretendo uma arvore que atinja uma altura suficiente para dar uma boa sombra mas nada de exagerado que depois não consiga controlar com facilidade.

    Fachada sul

    As minha principais preocupações são:
    - Largura da zona onde quero plantar, aproximadamente 3 metros;
    - Sendo o comprimento de aproximadamente 20 metros imagino 4 arvores;
    - Preocupa-me também as raízes, que não venham de futuro a estragar o piso adjacente (pavet)
    - Para lá do muro é um caminho privado, apesar de ter bom relacionamento com o vizinho, queria algo que consiga controlar com podas para não encher o caminho de folhas todos os outonos.
    - Gostaria de algo de crescimento rápido.

    As tílias julgo que crescem muito por isso acho que não serão a escolha indicada.
    O que aconselham?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Quer uma árvore que faça sombra na fachada no verão? Ou só na zona do pavet?
  3.  # 3

    Colocado por: BigmouseQuer uma árvore que faça sombra na fachada no verão? Ou só na zona do pavet?


    A ideia é ser na fachada da habitação
    • eu
    • 4 julho 2021

     # 4

    Colocado por: Luis AlvesFundão

    E que tal cerejeiras ?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 5

    Amoreiras brancas... Cerejeira é lindo também.

    PS: Quem lhe fez o projecto da casa, não tem conhecimentos/ gosto em dar-lhe essas orientações?
    • eu
    • 5 julho 2021

     # 6

    Colocado por: Pedro BarradasCerejeira é lindo também.

    No meu "jardim/quintal" tenho duas cerejeiras, e quando estão em flor são magníficas.

    As cerejas também são muito boas... para os pássaros. Mal ganham alguma cor, são logo devoradas.
  5.  # 7

    Amoreiras por cima do pavimento??
    Só se quiser ter isso tudo manchado....
  6.  # 8

    Colocado por: voidAmoreiras por cima do pavimento??

    Por isso indiquei a amoreira branca!!! ( Morus alba) Mas prefiro os frutos da Morus Nigra.
    A Amoreira faz uma sombra belíssima.
  7.  # 9

    Vai manchar na mesma, até porque me parece ser de cor clara, logo qualquer fruto depois de pisado vai manchar.

    Quanto à sombra concordo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 10

    Como eu não gosto de ambientes etéreos, clinicos. Como aprecio os ciclos dos materiais, as mazelas do tempo, do uso ( dentro de limites). não me faz confusão. O importante é manter uma manutenção e limpeza cuidada.

    Boa sorte com a sua nova casa! Desfrute dos espaços.
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasAmoreiras brancas... Cerejeira é lindo também.

    PS: Quem lhe fez o projecto da casa, não tem conhecimentos/ gosto em dar-lhe essas orientações?


    Pois quem fez o projeto não fez qualquer sugestão nem tem grandes conhecimentos na área.

    A cerejeira é interessante mas o ritmo de crescimento e um pouco lento, a amoreira branca parece-me mais interessante, principalmente por ser anunciada como de crescimento rápido, no entanto a questão da sujidade seria um preocupação.

    Eventualmente poderei ter várias espécies mas convinha que tivessem ritmo de crescimento semelhante.
  10.  # 12

    Colocado por: Luis Alves

    Pois quem fez o projeto não fez qualquer sugestão nem tem grandes conhecimentos na área.

    A cerejeira é interessante mas o ritmo de crescimento e um pouco lento, a amoreira branca parece-me mais interessante, principalmente por ser anunciada como de crescimento rápido, no entanto a questão da sujidade seria um preocupação.

    Eventualmente poderei ter várias espécies mas convinha que tivessem ritmo de crescimento semelhante.


    Sempre chegou a colocar alguma árvore nesse local?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ANC
  11.  # 13

    Colocado por: jolepiarAmoreiras brancas

    Também fiquei curioso...
  12.  # 14

    Acabei por colocar árvores de fruto. 2 macieiras e 2 Pereiras. Não vai fazer o efeito de sombra no verão mas irão dar umas frutas.
    Concordam com este comentário: NGC
 
0.0175 seg. NEW