Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Colocado por: nortenho66Mas o Hal está à espera que alguém vá dar o seu tempo de reforma a bem da sustentabilidade da SS, principalmente quando vê o dinheiro ser desbaratado em tudo e mais alguma coisa?
    Não estou à espera que alguém em particular o faça, mas a sociedade como um todo, sim. Afinal se cada um pensar apenas em si, está a borrifar-se para o futuro dos filhos e netos...também, basicamente é o que tem acontecido desde 1980s.

    Neste caso apenas estou à espera que não tentem alterar em seu favor as regras que vigoram para todos porque "a sua profissão é de desgaste (físico e psicológico) superior a algumas outras.". Quantas profissões não poderão alegar o mesmo.

    O nortenho66 está à espera que eu veja mais uma tentativa de "o dinheiro ser desbaratado em tudo e mais alguma coisa" e aceite isso como normal?
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 262

    Colocado por: HAL_9000Não estou à espera que alguém em particular o faça, mas a sociedade como um todo, sim. Afinal se cada um pensar apenas em si, está a borrifar-se para o futuro dos filhos e netos...também, basicamente é o que tem acontecido desde 1980s.

    Neste caso apenas estou à espera que não tentem alterar em seu favor as regras que vigoram para todos porque "a sua profissão é de desgaste (físico e psicológico) superior a algumas outras.". Quantas profissões não poderão alegar o mesmo.

    O nortenho66 está à espera que eu veja mais uma tentativa de "o dinheiro ser desbaratado em tudo e mais alguma coisa" e aceite isso como normal?

    Sem uma liderança clara neste sentido, e ainda menos vontade de fazer algo por parte dos decisores políticos, para mim é óbvio que cada um vai tentar ter as melhores condições para a sua profissão.

    Mas fica a questão, só porque outras profissões poderão ir pelo mesmo caminho, já não poderão os professores serem considerados uma profissão de desgaste rápido?
  3.  # 263

    Colocado por: nortenho66só porque outras profissões poderão ir pelo mesmo caminho, já não poderão os professores serem considerados uma profissão de desgaste rápido?
    Claro que podem. É uma questão de fazer contas, juntamente com uma avaliação mensurável do que configura "desgaste rápido". A classificação de desgaste rápido tem de estar ligada a fatores objetivos e não à força de um sindicato (ou ordem em alguns casos). Por mim dever-se-ia alterar a idade da reforma para os 60 anos para todos, afinal todos merecemos aproveitar a reforma quando ainda temos alguma qualidade de vida, e não apenas quando já estamos física e psicologicamente muito debilitados. Até lhe digo mais a idade ideal seria até os 55 anos, como acontece em algumas classes profissionais.

    Contudo tem de se fazer contas. Se no final de fazer contas se concluir que não há dinheiro que permita essa situação para TODOS, então acho que os professores não merecem melhores condições que um pedreiro, um calceteiro, um funcionário da limpeza, um arquiteto, um engenheiro civil, ou um CEO de uma empresa de tecnologia. Todas as profissões desgastam.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, eu
  4.  # 264

    Colocado por: HAL_9000Quantas profissões não poderão alegar o mesmo.


    Eu diria que de uma forma ou de outra, todas a profissões são de desgaste rápido.

    Se talvez o conceito tenha sido introduzido considerando apenas o desgaste físico extremo (ex. mineiros) hoje em dia ao se reconhecer que a saúde mental é tão importante como a física, estendeu-se essa classificação a quem apesar de estar sentado numa sala confortável tem um elevado stress mental (ex. controladores tráfego aéreo)

    Como todas as profissões acabam por causar uma sobrecarga física e/ou mental se calhar faz sentido uma classificação quantitativa e não qualitativa, à semelhança do que se faz com a incapacidade.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 265

    Colocado por: HAL_9000Claro que podem. É uma questão de fazer contas, juntamente com uma avaliação mensurável do que configura "desgaste rápido". A classificação de desgaste rápido tem de estar ligada a fatores objetivos e não à força de um sindicato (ou ordem em alguns casos). Por mim dever-se-ia alterar a idade da reforma para os 60 anos para todos, afinal todos merecemos aproveitar a reforma quando ainda temos alguma qualidade de vida, e não apenas quando já estamos física e psicologicamente muito debilitados. Até lhe digo mais a idade ideal seria até os 55 anos, como acontece em algumas classes profissionais.


    Uma profissão não é ou deixa de ser de desgaste rápido por cálculos de sustentabilidade.



    Colocado por: HAL_9000Contudo tem de se fazer contas. Se no final de fazer contas se concluir que não há dinheiro que permita essa situação para TODOS, então acho que os professores não merecem melhores condições que um pedreiro, um calceteiro, um funcionário da limpeza, um arquiteto, um engenheiro civil, ou um CEO de uma empresa de tecnologia. Todas as profissões desgastam.


    Todos? Então para si não devia existir nenhuma profissão que se reforme mais cedo do que outras? Eu sou arquitecto e reconheço facilmente que muitas profissões deviam reformar-se muito antes de mim.

    Acho que está a misturar reformas antecipadas com sustentabilidade da SS ou então acha que as duas não são compatíveis, nesse caso eu discordo.
  6.  # 266

    Colocado por: nortenho66Uma profissão não é ou deixa de ser de desgaste rápido por cálculos de sustentabilidade.
    Os cálculos de sustentabilidade não definem se a profissão é de desgaste rápido, mas definem se a reforma antecipada é financeiramente comportável pelo país. No caso dos professores, aparentemente determinam que não é possível, e eu nem estou a questionar que a profissão seja de facto desgastante.

    Colocado por: nortenho66Então para si não devia existir nenhuma profissão que se reforme mais cedo do que outras?
    Sim devia, quando refiro todos, são todos os que também fossem de desgaste rápido. O cerne da questão está na forma como e feita a classificação, que não pode ter nada a ver com a força de um sindicato, capaz de mobilizar votos.

    Colocado por: nortenho66Acho que está a misturar reformas antecipadas com sustentabilidade da SS ou então acha que as duas não são compatíveis, nesse caso eu discordo.
    Acha portanto que é compatível? Apenas para alguns grupos profissionais com forte influência sobre quem toma decisões, ou para todas aquelas cuja profissão seja objetivamente provado que provoca desgaste? É que se calhar tem uma surpresa, hoje em dia muita gente trabalha sob stress, com taxas elevadíssimas de burnout e desgaste psicológico e físico, tão ou mais relevante que o sofrido pelos professores. Não foi o nortenho que no outro dia me disse que havia dias que nem conseguia trabalhar com dores de costas (ou no pulso, não me recordo bem)? pois bem...
  7.  # 267

    Colocado por: hangasComo todas as profissões acabam por causar uma sobrecarga física e/ou mental se calhar faz sentido uma classificação quantitativa e não qualitativa, à semelhança do que se faz com a incapacidade.
    Sim, a solução terá de ser esta.
  8.  # 268

    Colocado por: HAL_9000Sim devia, quando refiro todos, são todos os que também fossem de desgaste rápido. O cerne da questão está na forma como e feita a classificação, que não pode ter nada a ver com a força de um sindicato, capaz de mobilizar votos


    Nem eu defendi tal coisa.



    Colocado por: HAL_9000Acha portanto que é compatível? Apenas para alguns grupos profissionais com forte influência sobre quem toma decisões, ou para todas aquelas cuja profissão seja objetivamente provado que provoca desgaste? É que se calhar tem uma surpresa, hoje em dia muita gente trabalha sob stress, com taxas elevadíssimas de burnout e desgaste psicológico e físico, tão ou mais relevante que o sofrido pelos professores. Não foi o nortenho que no outro dia me disse que havia dias que nem conseguia trabalhar com dores de costas (ou no pulso, não me recordo bem)? pois bem...


    Sim, e então? Os problemas que tenho tanto aconteceram nesta ocmo noutra profissão qualquer, estão ligados à minha condição física e não ao trabalho em si. (tirando a tendinite mas não é incapacitante) A sua conclusão é que ou são todos de desgaste rápido ou não é ninguém? Não estou a entender o seu ponto.
  9.  # 269

    Colocado por: nortenho66Sim, e então? A sua conclusão é que ou são todos de desgaste rápido ou não é ninguém? Não estou a entender o seu ponto.
    O meu ponto é que não temos euros para "acudir" a todas as profissões que são efetivamente de desgaste. Portanto, ou se concede reforma antecipada aquelas que configuram um desgaste quantitativo maior. E para isso não se pode hoje atribuir hoje aos professores, amanha aos calceteiros, depois aos eletricistas, etc.. Tem sim de ser revista a classificação do que é uma "profissão de desgaste rápido" ou a reforma antecipada terá de ser atribuída de forma individual, como já se faz através das juntas médicas.
  10.  # 270

    Colocado por: HAL_9000O meu ponto é que não temos euros para "acudir" a todas as profissões que são efetivamente de desgaste.

    Exato, não temos euros para nada do que é necessário porque esbanjamos a torto e a direito, daí não me admirar que estas pessoas estejam a olhar para o bem delas apenas, sabem que mesmo que pensassem no bem comum, o resultado seria o mesmo.
    Eu não me choca nem estou contra reenvidicarem pré reforma para eles, também tenho noção que dificilmente o governo os vai ouvir, ainda para mais numa situação em que estão confortávelmente à frente na intenções de voto sem oposição à vista.


    Colocado por: HAL_9000Tem sim de ser revista a classificação do que é uma "profissão de desgaste rápido" ou a reforma antecipada terá de ser atribuída de forma individual, como já se faz através das juntas médicas.

    Concordo com ambas as opções.
  11.  # 271

    O 3.2 MIL MILHÕES já enterrados na TAP juntamente com os 21 MIL Milhoes desbaratados na banca (entre 2008-2019), dariam para implementar quantas medidas destas:

    "Estabilidade laboral para os jovens;
    Melhores salários;
    Leis que permitam a conciliação entre vida laboral e familiar;
    Ensino gratuito desde a creche à universidade;
    Sistema fiscal que beneficie os maiores agregados familiares;
    Apoios à construção de habitação;
    Incentivos ao regresso dos jovens que emigraram nas últimas décadas;
    Programas de apoio aos luso-descendentes que se queiram fixar nas nossas ilhas;
    Melhores pensões e reformas;
    Apoios aos cuidadores;
    Reforço dos cuidados de saúde e da ajuda domiciliária;
    E valorização do papel do idoso na nossa sociedade, através de uma cultura intergeracional. "
    https://observador.pt/opiniao/somos-menos-mais-velhos-e-pobres/
    Concordam com este comentário: eu
    • hangas
    • 31 agosto 2021 editado

     # 272

    Hoje estou numa de gráficos.

    Quando dei as pirâmides demográficas no secundário nos anos 80, elas ainda tinham mais ou menos uma forma piramidal.
    Hoje em dia é assim... e no futuro vão ter a forma de muffin.

    Possivelmente a linha dos 65 anos da reforma, em 2080 estará mais perto dos 80..
    Concordam com este comentário: eu
      PE_2017_2080.PNG
    • AMVP
    • 12 outubro 2021

     # 273

    Para quem estava preocupado com a sustentabilidade da segurança social, pelos vistos parece vir a existir uma medida cuja receita, segundo as notícias, reverterá a favor da SS.

    https://eco.sapo.pt/2021/10/12/englobamento-obrigatorio-vai-render-perto-de-10-milhoes-de-euros-ao-estado/
  12.  # 274

    “O englobamento vai aplicar-se só a partir do último escalão e a rendimentos de capital especulativo e a títulos mobiliários com menos de um ano”

    A ser assim, é também a mais fácil de "fugir", pois a condicionante de menos de um ano é facilmente gerível.
    E como é por valor agregado, basta misturar umas menos-valias (nem que se venda o que está no vermelho a 31 Dez para comprar a seguir) para diluir a coisa.

    Qual será a receita real que esta medida vai capturar? Parece-me que é algo feito só para agradar ao Geronimo de Sousa.

    JS: Costa, temos que taxar fortemente o grande capital, que ganha milhares a espectular na bolsa.
    AC: Claro, claro. Vamos fazer uma medida para isso.
    AC: Oh! Leao.. faz ai uma regra para que tem tenha lucro com acções tenha que engloblar e pagar mais IRS.
    Mas apenas para quem as venda em menos de 1 ano, use geralmente camisola às ricas com gravata aos quadrados e tenha comido feijoada a um sabado de manhã.
    Concordam com este comentário: AMVP
  13.  # 275

    Colocado por: AMVPPara quem estava preocupado com a sustentabilidade da segurança social, pelos vistos parece vir a existir uma medida cuja receita, segundo as notícias, reverterá a favor da SS.

    https://eco.sapo.pt/2021/10/12/englobamento-obrigatorio-vai-render-perto-de-10-milhoes-de-euros-ao-estado/

    Mais uma aldrabice que os fofinhos inventaram para aumentar o saque fiscal. Um imposto é para a SS, outro é para o SNS, outro é para a GNR, etc
    O aumento do imposto Coca-Cola deve ser para engordar os FP's pois tem muito açúcar...
  14.  # 276

    Ora bem dos debates que vi até agora, ainda ninguém apresentou medidas para reverter o problema da SS, o crescimento anémico da economia, o envelhecimento acelerado da população(muito pior que o que se pensava).

    Nem para reverter as políticas de baixos salários, nem como reter a mão-de-obra obra qualificada que formamos.

    Estaremos condenados a perecer sem dar luta?

    Até ver dia 30 nao voto em ninguém!!!
  15.  # 277

    é o que se chama baralhar as cartas para ficar tudo na mesma.
    entretanto vamos continuando a ficar um pais a par dos outros, com um imenso submundo sempre a desenvolver-se assim como uma pobreza endemica, salvem-se as elites e a gente bem.
  16.  # 278

    Colocado por: HAL_9000Ora bem dos debates que vi até agora, ainda ninguém apresentou medidas para reverter o problema da SS, o crescimento anémico da economia, o envelhecimento acelerado da população(muito pior que o que se pensava).

    Até ver dia 30 nao voto em ninguém!!!


    Alguém ganha eleições a dizer que é preciso aumentar contribuições e diminuir pensões?
  17.  # 279

    e porquê tem de ser diminuir pensões?
    é tão fácil fazer cortes, até eu era capaz de governar assim.
  18.  # 280

    Colocado por: marco1e porquê tem de ser diminuir pensões?
    é tão fácil fazer cortes, até eu era capaz de governar assim.


    Como é que faz aí em casa quando o dinheiro não chega para tudo? Reduz as despesas ou vai pedir emprestado?
 
0.1017 seg. NEW