Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

    Colocado por: manelvcÉ engraçado como questionam tanto o PPC por não reinvestir nas pessoas quando não havia dinheiro, e agora que supostamente há dinheiro a rodos, também não se reinveste além de se aumentar a carga fiscal...
    Eu tenho feito a minha parte. Mas sinto-me D. Quixote a lutar contra os moinhos de vento. Afinal o nosso povo acha que está tudo bem e deu nova carta branca ao PS.
    Concordam com este comentário: Sasapo
  2.  # 602

    Colocado por: NTORIONPor acaso não concordo, o PC simplesmente não queria saber das pessoas nem das necessidades destas. Procurou agradar/cumprir o pedido pela troika, sem olhar como, muitas politicas implementadas só pioraram o País.

    O AC, parece-me que se importa um pouco mais com as pessoas, ou aparenta isso, mas é 1 político profissional, tudo o que faz é planeado, não dá ponto sem nó e os objetivos são sempre politicos.



    Ahahahahhahahaahhahahha muito bom!
    O AC quer é saber dos votantes, sabe lá ele o que são pessoas. Ou não passava a vida a mentir (cativações), a iludir, ou a prometer o que não pode cumprir. Ou esquemas estilo IVAucher, AutoVauchers... Até se aliou com partidos com os quais tem pouco em comum para lá chegar... Com jeito ainda dirá que a explosão do turismo foi tudo obra dele e nada teve que ver com o terrorismo lá fora, os refugiados ou fatores exteriores... "Fazedor de pontes" diz-se ele... Com jeito ainda dizem que o Chega apareceu por culpa do PSD...

    Um pai que diga a um filho para emigrar se calhar é bem visto e lúcido... Mas como foi um Primeiro Ministro é porque não quer saber das pessoas...

    Além do défice e da redução de freguesias, o que é que está melhor agora de que quando o PCoelho chegou ao poder? Nos primeiros anos 2015-2018 o PS ainda lá foi gozando dos frutos da era do aperta o cinto (2011-2015)... Desde 2018 começou a viver dos frutos do trabalho que tem feito desde que lá chegou... E aos poucos começa a patinar outra vez, mas a imagem que passa é que está tudo bem. Até resultou em maioria absoluta imagine-se. Daqui a pouco terá gente a emigrar de novo e não é preciso dizer isso a ninguém...

    Certo, houve o Covid e nisso esteve bem. O outro (PC) também teve a crise financeira... e a azelhice do antecessor.
    O Socas também gostava das pessoas... e das criancinhas (Magalhães, ParqueEscolar...) E agora dos juízes...
  3.  # 603

    Colocado por: HAL_9000Se pensasse mais um bocado, mais surgiriam


    -por uma questão de igualdade para com o privado, se um Funcionário Público trabalha menos 1h por semana agora, é dizer que a cada 7 FP, foi preciso contratar um 8° para compensar a hora a menos...

    isto ou o trabalho vai se acumulando... Ou o serviço passou a ser mais eficiente (hmmmm)...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  4.  # 604

    Colocado por: HAL_9000Bastava baixar o IRS, dar benefícios fiscais às empresas que efetivassem funcionários, baixar IRC


    O país estava tecnicamente falido. E você só apresenta medidas para baixar receita?
  5.  # 605

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    -por uma questão de igualdade para com o privado, se um Funcionário Público trabalha menos 1h por semana agora, é dizer que a cada 7 FP, foi preciso contratar um 8° para compensar a hora a menos...

    isto ou o trabalho vai se acumulando... Ou o serviço passou a ser mais eficiente (hmmmm)...
    Concordam com este comentário:HAL_9000


    Você produz a 100% todo o tempo de trabalho semanal? Pessoas não são máquinas. Não faltam estudos que mostram que a produtividade não baixa por reduzir horas de trabalho.
  6.  # 606

    Colocado por: rjmsilvaE você só apresenta medidas para baixar receita?
    Como eu disse seria uma transferência de dinheiro que se evitava de gastar nas "gorduras" para a economia. A receita a mais que fala servia para isso mesmo: pagar as gorduras, por isso era perfeitamente dispensável.
  7.  # 607

    Colocado por: rjmsilvaNão faltam estudos que mostram que a produtividade não baixa por reduzir horas de trabalho.
    Envie-me lá esses estudos que eu quero trabalhar só duas h por dia e preciso convencer o meu patrão que ele não vai perder dinheiro com isso. Fazendo ali duas horinhas à benfica a coisa rende muito mais :).

    Até pode ser verdade o que você diz, mas o facto é que ao reduzir de 40 para 35h, o estado teve de contratar mais gente e aumentar a despesa pública. Não sei se teve aumentos de produtividade, mas se tiver dados partilhe. Eu não duvido, a partir de determinada hora, já não rendo o mesmo tb.
  8.  # 608

    Colocado por: rjmsilvaNão faltam estudos que mostram que a produtividade não baixa por reduzir horas de trabalho.

    Ou seja, o talho do seu bairro pode abrir apenas na parte da manhã, e o restaurante abre apenas ao almoço, que no final do mês faturam o mesmo !!!
  9.  # 609

    E ninguem por Aqui we preocupa com isto

    https://www.google.pt/amp/s/amp.expresso.pt/economia/2022-05-25-Combustiveis-tribunal-considera-ilegal-a-contribuicao-rodoviaria-e-gasolineiras-podem-recuperar-ate-26-mil-milhoes-acf033e0

    Nem com os gastos, crescentes, destas empresas? E ate facil de acompanhar, publicam as contas.
  10.  # 610

    Ja agora, olhem para a trajetoria de gastos do sns, que se calhar ainda nos leva a falencia antes da falencia da seguranca social.
  11.  # 611

    Colocado por: Pickaxe
    Ou seja, o talho do seu bairro pode abrir apenas na parte da manhã, e o restaurante abre apenas ao almoço, que no final do mês faturam o mesmo !!!


    É isso. Estamos a falar na redução das 40h para as 35h,na função pública e você dá como exemplo fechar um talho metade do período? Um bocado de bom senso, por favor.
  12.  # 612

    Colocado por: HAL_9000Envie-me lá esses estudos que eu quero trabalhar só duas h por dia e preciso convencer o meu patrão que ele não vai perder dinheiro com isso. Fazendo ali duas horinhas à benfica a coisa rende muito mais :).


    Você farta-se de dizer aqui que trabalha muitas horas. Só há duas possibilidades. Ou é incompetente ou está a ser explorado.
  13.  # 613

    Colocado por: HAL_9000não seja piegas, emigrem


    Colocado por: HAL_9000Eu saí e voltei. Mas digo que do meu grupo de amigos, emigramos 7, voltei eu. Os outros já só virão na reforma.


    Os seus colegas já agradeceram ao Pedro Passos Coelho por lhes terem ajudado a ganhar coragem/motivação para fazer as malas há 10 anos atrás?

    Digamos que se ainda não regressaram, então é porque no final estão contentes com a decisão tomada, e a recomendação do PPC foi boa para eles numa forma global.. Se o país já tivesse endireitado minimamente 10 anos depois, já teriam voltado.

    Por vezes é preciso este tipo de par de estalos psicológico para saber o que é preciso fazer. Um primeiro ministro e presidente da república tem de ter uma integridade estadista e realista.
    Não é fazer discursos falsos de empatia de manhã com o povo dizendo que está tudo bem, só porque fica bem na TV, e depois ao jantar rejubilarem-se com caviar, enquanto o país afunda-se pouco a pouco.
  14.  # 614

    Colocado por: rjmsilva

    É isso. Estamos a falar na redução das 40h para as 35h,na função pública e você dá como exemplo fechar um talho metade do período? Um bocado de bom senso, por favor.


    Não é só a FP que tem 35 horas semanais. Seja como for, há funções em que as 35 horas, ou menos, são adequadas e há outras em que as 40 são as adequadas. Mais, a questão das 40 horas para muitos que as fazem nem sequer é uma questão, pois entendem que as 35 horas teria um impacto lesivo para a empresa e acrescento que na mesma empresa há quem trabalhe 35 e quem tenha 40.
  15.  # 615

    Colocado por: rjmsilvaVocê farta-se de dizer aqui que trabalha muitas horas. Só há duas possibilidades. Ou é incompetente ou está a ser explorado.
    Nem uma coisa nem outra. Quer dizer explorado sou, mas não me obrigam por assim dizer :). O meu horário só existe no papel, na prática o que me dizem é: pagamos-te 7h por dia. Contudo, eu trabalho por objetivos e deadlines, por isso se trabalho muito, cumpro mais objetivos e isso dá jeito para continuar a ter trabalho. Se trabalho pouco cumpro menos objetivos, mas também ninguém me chateia para trabalhar mais, mas as tantas chega a uma altura que preferem dar financiamento a alguém que cumpra mais objetivos. Não sou de todo incompetente, tenho noção da qualidade do meu trabalho, e no entanto também recomeço que existem pessoas na minha área melhores que eu. É esta consciência que pauta o meu trabalho e me permite ir trabalhar todos os dias de consciência tranquila.

    Apenas estava a mostrar a falha no seu argumento. Se as 35h permitem maior rendimento, então que seja assim para todos e não apenas para alguns priveligiados. A minha esposa está no privado e tb trabalha as 35h, mas a senhora da limpeza que faz a manutenção do prédio por exemplo, se quer o ordenado mínimo tem de trabalhar as 40h. Não faz sentido.

    E o facto é, a redução para as 35h aumentaram os custos do estado com pessoal, isso é um facto e o AC disse que tal não ia acontecer.
  16.  # 616

    Colocado por: HAL_9000A minha esposa está no privado e tb trabalha as 35h,


    Afinal no privado tb há quem faça 35 horas!



    Colocado por: HAL_9000E o facto é, a redução para as 35h aumentaram os custos do estado com pessoal, isso é um facto e o AC disse que tal não ia acontecer.


    Pois claro que sim, em todas as profissões que se trabalhe por turnos e que o serviço tenha de ter disponibilidade 24h a entidade patronal precisa sempre de mais trabalhadores para assegurar o serviço: 8h * 3 trabalhadores dá 24h já 7 * 3 não chega lá e como tal tenho de contratar mais 1 trabalhador, que obviamente não tem trabalho atribuído por todo o período. É um exemplo. Também vos digo, a luta das 35h horas não é dos trabalhadores, é dos sindicatos afetos a uma determinada linha politica, mas enfim... assim há quem se vá entretendo a discutir o assunto.
  17.  # 617

    Colocado por: AMVP

    Afinal no privado tb há quem faça 35 horas!





    Pois claro que sim, em todas as profissões que se trabalhe por turnos e que o serviço tenha de ter disponibilidade 24h a entidade patronal precisa sempre de mais trabalhadores para assegurar o serviço: 8h * 3 trabalhadores dá 24h já 7 * 3 não chega lá e como tal tenho de contratar mais 1 trabalhador, que obviamente não tem trabalho atribuído por todo o período. É um exemplo. Também vos digo, a luta das 35h horas não é dos trabalhadores, é dos sindicatos afetos a uma determinada linha politica, mas enfim... assim há quem se vá entretendo a discutir o assunto.
    mas eu disse que no privado não havia quem trabalhasse as 35h? Obviamente que há, mas aí são as condições que conseguiu negociar.negociou um determinado valor hora.

    Outra coisa bem diferente é o estado determinar por decreto que o tempo de uns portugueses é mais valioso que do de outros, quando fazem a mesma função.

    Explique-me a lógica de: uma funcionária de limpeza no privado tem de fazer 40h/semana para ganhar o ordenado mínimo. No fim do mês recebe o ordenado e a cada coisa que compra,paga imposto ao sábado. O estado pega nesse dinheiro e paga o mesmo salário mínimo a sua funcionária da limpeza, mas só lhe exige que trabalhe 35h por semana. Como as funcionárias do estado fazem menos horas, para assegurarem os mesmos turnos que as funcionárias do privado asseguram, o estado vê-se obrigado a contratar uma funcionária a mais por comparação. Como tem uma funcionária a mais, o estado tem de pagar mais um ordenado, logo precisa de mais dinheiro e por isso aumenta os impostos a todos os funcionários públicos e privados.

    Factor positivo criou mais um emprego,factor negativo, todos ficaram mais pobres com a agravante de uns ainda receberrm menos a hora que outros.

    Isto é tá to assim que as Universidades agora subcontratar os serviços de limpeza a empresas privadas em vez de terem as próprias equipas. Os privados trabalham mais barato.

    Repare que eu não defendo que as 35h devam aumentar para 40h. Defendo é que o horário máximo semanal, definido no código do trabalho. seja o mesmo para todos por uma questão de justiça. Sejam 35, 37 ou 40h. Depois no privado quem tiver poder negocial e conseguir melhores condições,tudo bem é um acordo entre uma empresa privada que cria riqueza e uma pessoa que quer recebe um determinado valor pelo seu trabalho.

    Estar a dizer que para muitas pessoas as 40h é uma não questão,é estar a desvalorizar o trabalho delas
  18.  # 618

    Colocado por: NostradamusOs seus colegas já agradeceram ao Pedro Passos Coelho por lhes terem ajudado a ganhar coragem/motivação para fazer as malas há 10 anos atrás?
    Eu estava a falar do interesse nacional, e não do interesse particular de cada um de nós.

    Depois não sei se tem vontade de agradecer. Em termos profissionais? Sim foi ótimo, sentem-se reconhecidos, tem salários decentes, teem todos casa, carro, e família.

    Agora a nível pessoal, não tenho a certeza,deixaram para trás pai,mãe, irmãos, amigos e namorada em alguns casos. Vêem os sobrinhos crescer e os pais envelhecer num ecrã de computador e os momentos que perdem não os podem voltar a recuperar.Isto foi o que me fez voltar e não as oportunidades profissionais.

    Agora em termos nacionais digo-lhe. Todos eles exercem funções que o país precisa como se pao para matar a fome. Foram os impostos pagos pelos portugueses que pagaram os estudos destas pessoas e no entanto é o estado canadiano, americano, alemão, luxemburguês e suíço que recolhem os dividendos do trabalho deles.

    Se tivesse sido feito um esforço para manter cá estas pessoas, será que elas não estariam a criar riqueza no país?

    Não crítico o PPC por dizer a verdade. Crítico pela maneira como disse e porque preferiu continuar a investir dinheiro em áreas que só contribuem para o atraso do país,para não mexer em interesses instalado, do que investir na economia que era o que precisávamos na altura para sair do buraco em que estávamos.

    Hoje temos os jovens a votar tendencialmente em partidos muito liberais, e os emigrantes não sei bem em que área votarão. Isto a longo prazo pode-nos conduzir para políticas que serão muito menos sociais que o desejável, simplesmente porque as pessoas se cansam.
  19.  # 619

    Há um pormenor na questão da passagem das 35 para as 40 horas que ainda não vi aqui falado: enquanto o grosso dos FP foram simplesmente informados do acréscimo das 5 horas, algumas classes, as privilegiadas do costume, viram também o correspondente acréscimo no vencimento. E foi isto que provocou o tremendo sentimento de injustiça, que, acredito, vai manter o PSD afastado do poder por muitos e muitos anos. O que se notou nas últimas legislativas, onde ninguém queria manter o AC, mas quando as sondagens mostraram uma aproximação perigosa do PSD, foi tudo correr votar nele. Houve mais medo de voltar a ter o PSD que manter o PM de quem todos estamos fartos.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  20.  # 620

    Sim, tenho noção que houve essa distinção. Não questiono o sentimento de injustiça que era totalmente fundado,bem como o desejo de querer voltar às 35h.
    No fundo o que PPC na altura fez ao negociar com algumas classes profissionais essas 5h e simplesmente impor as 5h as outras classes foi o mesmo tipo de injustiça que agora existe nessa questão entre público e privado. Não deveria acontecer numa sociedade em que todos contribuirmos e todos temos família com quem gastar esse tempo.

    Outra injustiça que foi feita nessa altura,foi o facto de nem todos os FP passaram a trabalhar 40h. A câmara municipal lá da zona, nunca alterou o horário dos funcionários, sempre mantiveram as 35h. Se o fizeram com base legal, ou por comum acordo com os funcionários não sei. Facto é que o horário foi mantido.

    Tb sei que o costa teve maioria pelo medo do bico papao do PSD, contudo Rui Rio não era PPC, tinha um dimensões social bastante mais vincado e traria muito mais rigor as contas publicas que o Sr. Costa. Por outro lado é um a pessoa com muita falta de tacto político e isso podia ser catastrófico em algumas situações. Era escolher entre o senhor mau, e o senhor péssimo.
 
0.1484 seg. NEW