Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Antes demais contextualizar que eu e a minha namorada estamos a juntar dinheiro para dar para uma entrada para comprar casa no final do ano (ou estávamos).

    Por descargo de consciência vamos vendo todos os dias o que há disponível e como está a flutuar o mercado e como o nosso distrito está "impossivel" conseguir adquirir imoveis da tipologia que queremos (moradias) vamos dando um olhinho..

    Apareceu uma moradia na faixa do que queremos dar (~150k) e decidimos mesmo sabendo que ainda não temos todo o dinheiro disponível ir visitar a casa e gostámos imenso mas neste momento ainda estamos algo longe dos 10%+escritura necessários.

    Agora entra a parte complicada, eu não percebo nada de burocracia e tenho a tendência a fugir dela e a minha mulher igual, nós nunca comprámos casa por isso não sabemos nada sobre o processo e o que é normal e o que é shady.

    Os meus pais disponibilizaram-se para me ajudar com o dinheiro que falta ou se eu não quiser ir por essa via posso pedir um crédito pessoal para o valor que me falta mas a imobiliária pediu-me de forma um pouco insistente (fomos ver a casa ontem, hoje já nos enviaram 4 mensagens e telefonaram) que fosse lá e assinasse um documento para formalizar a proposta e entregar um cheque de 2500€.

    Tenho um bocado de receio de estar a dar um cheque assim e se depois não tenho crédito? ou acontece alguma coisa? Eles dizem que devolvem mas queria saber se é mesmo assim ou vai ser uma chatice?

    Algumas dicas de alguém da área? Também queria tentar negociar um pouco o preço porque a casa precisa de algumas obras.

    Obrigado



    TLDR - Pediram-me um cheque caução 2500€; Nunca comprei casa e não sei se isso é normal e acho estranho estarem-me a enviar mensagens a um domingo; Tenho medo de burocracia e que não me devolvam o dinheiro se não obtiver crédito; Queria negociar o preço da casa;
  2.  # 2

    Não é normal mas eles tentam forçar a isso.

    Faça a proposta e diga que não dá cheque nenhum, se chegar a acordo faz contrato cpcv condicionado a aprovação de crédito bancário.

    Leve um arquiteto a ver a casa e analisar a papelada
    Concordam com este comentário: IronManSousa, joseduro
  3.  # 3

    Não normal visitarem um casa num dia e no dia seguinte receber 4 telefonemas e uma mensagem. Isso para mim não é normal mas quem sou eu para julgar o trabalho de outros.

    Esse cheque é standard.

    A imobiliária sabe das suas condições financeiras? Já efetou algum pedido de viabilidade financeira? Não falo sobre simulações mas sim já tem a FINE consigo?

    A meu ver, isso é mais importante que o valor de reserva. O saber se tem capacidade financeira para suportar o empréstimo.

    E concordo com RicardoPorto, leve um arquiteto ou alguém que perceba bem do assunto para lhe dar um orçamento de obras.
 
0.0097 seg. NEW