Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou num processo de credito habitação em que me apresentaram uma proposta de 1.05% de spread que foi aceite. Passados mais de 2 meses de documentos para a frente e para trás recebo a carta de aprovação final e pedido para marcar a escritura.

    Qual é o meu espanto quando vejo que vem com 1.25% spread contratado, de imediato enviei um email a perguntar sobre esta mudança e dizem-me isto:

    Efetivamente iniciamos a proposta com o spread conforme mencionado de 1,05%, mas o mesmo não foi aprovado mas sim com 1,25%.

    Aguardamos as cartas assinadas para darmos continuidade ao processo e marcação da escritura.


    Isto é correto? Eles sabem que estamos contra a parede com o termino do CPCV em breve. O que é que devo fazer?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: EvasivIsto é correto? Eles sabem que estamos contra a parede com o termino do CPCV em breve. O que é que devo fazer?

    Obrigado


    Deve aceitar ou recusar.

    É indiferente se é correcto ou não.
    O dono do dinheiro é que decide em que condições entende emprestar-lhe o dinheiro.
    Existem inúmeros factores que podem ter alterado ligeiramente o risco e dai a alteração de spread.
  3.  # 3

    As propostas iniciais nao sao finais. No meu caso a minha foi 1.10% e disseram que iam tentar 1% o que no fim se veio a verificar mas tambem podia ser mais.
    O que conta é o que o banco emite nas cartas.
  4.  # 4

    Aqui penso que a questão seja que eles dizem o que querem sem garantias de nada, eu acabei por escolher este banco porque me mostraram as melhores simulações, agora a 1 semana da escritura é que me dizem que afinal é a pior hipotese.
  5.  # 5

    Procure outro banco
  6.  # 6

    Acho que a proposta inicial deles, é válido por 30 dias. Veja o que está escrito nas letras pequeninas.
    Em todo o caso, eu nunca aceitaria trabalhar com um banco desses, mas também, não estou na sua situação, e infelizmente, poderá que ter que engolir este grande sapo.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Evasiv
  7.  # 7

    Procure uma daquelas empresas que funcionam como intermediários entre si e o banco. Costumam ser rápidos e tlv encontre melhor negócio.
    É uma decisão difícil a sua. Por um lado, sentir-se enganado e vontade de escolher já outro banco. Por outro, pensar em refazer o processo tira-lhe a vontade de mudar.
    Concordam com este comentário: Evasiv
  8.  # 8

    Siga com esse, na primeira oportunidade, troque de banco.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 9

    A proposta inicial não é vinculativa, é uma proposta que fica pendente de aprovação superior e está escrito nos termos gerais.
    Posteriormente na análise final que passa pelo departamento de risco eles podem propor manter a proposta, aumentar, reduzir ou até não aceitar.
    Por exemplo, no meu caso a proposta era de 1% e fui surpreendido com 0.9% quando chegou a carta final.

    Se está apertado, pode aceitar e após 2 anos transfere para outro banco que pague praticamente todas as custas de alteração (só fazem isto para crédito acima de 50k).

    Se tiver mais 1 Mês disponível, tente outros bancos...
    Concordam com este comentário: covid19
  10.  # 10

    procure o BPI... no momento parece-me oferecer melhores condições. taxa fixa a 40 anos....
  11.  # 11

    Faltam 15 dias para o fim do CPCV, eles foram muito demorados mesmo e agora até penso que foi de proposito para depois fazerem isto. Obrigado a todos pelos comentários, devo fazer o que o rjmsilva disse.
  12.  # 12

    Colocado por: EvasivAqui penso que a questão seja que eles dizem o que querem sem garantias de nada, eu acabei por escolher este banco porque me mostraram as melhores simulações, agora a 1 semana da escritura é que me dizem que afinal é a pior hipotese.

    Sabe que as simulacoes nao sao vinculativas.
    O valor previsional de avaliacao que deu ao banco foi maior ou menor que o valor da avaliacao final?
    Isto pode influenciar o aumento do spread.
  13.  # 13

    Colocado por: Evasivdevo fazer o que o rjmsilva disse.

    Isso ou pedir um aditamento ao CPCV para prorrogar o prazo da escritura por mais um mês.
    Mas se aceitarem arrisca-se a fazer o empréstimo no mesmo banco, porque se calhar a proposta que tem até é a melhor que consegue.
  14.  # 14

    Colocado por: Sirruper
    Sabe que as simulacoes nao sao vinculativas.
    O valor previsional de avaliacao que deu ao banco foi maior ou menor que o valor da avaliacao final?
    Isto pode influenciar o aumento do spread.


    eu disse que ia ser avaliado em pelo menos 95k e foi em 112k
  15.  # 15

    Diga ao banco que nao aceita as condicoes.
    Concordam com este comentário: luisDS
  16.  # 16

    Boa noite,

    Se a avaliação foi positiva, isto significa que quando pediu a avaliação este 1,25% já era o que estava aprovado. Esse tal 1,05% deve ter sido uma mera simulação pré aprovação. E depois ou não fez as perguntas certas e/ou foi enganado! Mas claro, agora já pouco há a fazer e na minha opinião deve escriturar na mesma, embora antes deva fazer um escandalo na agência!
    No dia seguinte (não precisa de esperar 2 anos!!) comece a tratar da transferência.
    Quer partilhar qual foi o banco? Em principio já deve ser tarde para o conseguir ajudar, mas nunca se sabe!
    Se depois quiser contacte-me que eu posso ajudar com a transferência!
  17.  # 17

    O problema é que está mesmo pressionado pelo tempo, e por falar em tempo, os dois meses que fala tambem foi muito tempo..

    Fazer com esse banco e no dia a seguir tratar de mudar e fechar lá a conta...

    Foi no Santander?
  18.  # 18

    Foi na CGD.

    E mais, pessoalmente disseram que ficava 270~ com seguros incluidos e só agora é que dizem que afinal esse valor é sem seguros, enfim muito desapontado com toda esta experiencia.
  19.  # 19

    Colocado por: EvasivE mais, pessoalmente disseram que ficava 270~ com seguros incluidos e só agora é que dizem que afinal esse valor é sem seguros, enfim muito desapontado com toda esta experiencia.

    Na próxima vez acredite apenas na informação prestada por escrito.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 16 julho 2021 editado

     # 20

    Hoje em dia temos que exigir tudo por escrito, caso contrário somos comidos de cebolada, pois não podemos confiar em ninguém.

    Ainda há pouco tempo falei com uma empresa para fazer umas obras, na conversa que tivemos aquilo era só facilidades, não era preciso licença, estava tudo incluído, blá, blá, blá... quando recebi o orçamento escrito, estava cheio de exclusões e cláusulas a favor da empresa, passando várias responsabilidades para o cliente. E queriam 60% adiantado.

    Claro que levaram logo um manguito.
    Concordam com este comentário: Evasiv, covid19
 
0.0213 seg. NEW