Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009

     # 1

    Hoje sou eu a pedir ajuda... :)

    Fui ver uma casa e gostava de saber quanto é que poderia ficar uma remodelação/reconstrução, pronta para levar acabamentos (uma vez que é aqui que normalmente os orçamentos divergem). A casa pertence a um desses bairros sociais construídos no tempo do Salazar, de que falo aqui.
    Não somos pessoas de grandes luxos, apenas queria alterar a disposição das divisões e acrescentar um pouco ao que existe actualmente. Em termos de acabamentos não se quer nada de especial - é um projecto low low cost, mas só em termos de acabamentos, em tudo o resto quero as coisas bem feitas. :)

    Este pedido surge só com a pretensão de saber se vale a pena avançar com a compra ou não por isso, ao contrário de quase toda a gente, eu quero valores por excesso e não por defeito.
    Quero somar o valor de venda ao valor das obras e saber se tenho arcaboiço financeiro para o total. :D

    Como uma imagem vale mais que mil palavras... vou tentar ilustrar as imagens que colocar mais abaixo.
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009

     # 2

    O estado da casa é o original - década de 1950. Há uma infiltração na casa de banho que não sei se foi ou não resolvida. Mas, de qualquer forma, é para picar paredes, instalar canalização e electricidade completamente nova.
    Para ilustrar o estado:
      07.jpg
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009

     # 3

    Esta é a planta da casa. O que está a amarelo foi licenciado como arrumos há uns 20 anos e está neste momento como uma espécie de marquise externa.
    O que está a bold é a planta da casa no 1.º piso (as portas e paredes não coincidem totalmente).
    O vendedor diz que são 35m2 por piso.
      01.jpg
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009 editado

     # 4

    Isto seria mais ou menos o que nós queriamos (está "espelhada" não reparem na entrada e janelas - foi "roubada" a outro anúncio).
      02.jpg
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009

     # 5

    Visto de cima, exemplificando, a casa em questão é a A e queríamos que ficasse como a B.
      05.jpg
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009 editado

     # 6

    Planta de implantação (não liguem à piscina ou ao sótão - a planta foi "roubada" de outro anúncio).
      03.jpg
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009

     # 7

    A casa é igual a esta (não é esta).
      06.jpg
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009

     # 8

    E esta é a planta de implantação actual.
      08.jpg
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009

     # 9

    Agradeço todas as opiniões, boas ou más e tudo o que puderem dizer. :)
  1.  # 10

    Colocado por: FDHoje sou eu a pedir ajuda... :)


    :)

    pelo que percebi seria duplicar a área, de 70m2 para 140m2, e remodelar completamente o interior e acrescentar para trás é isso FD?
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009

     # 11

    Colocado por: Fernando Gabriel
    pelo que percebi seria duplicar a área, de 70m2 para 140m2, e remodelar completamente o interior e acrescentar para trás é isso FD?

    É mais ou menos isso mas, acho que não chega a duplicar a área. Será 35m2 (existente) + 19~20m2 (a criar) = 54~55m2 por piso, o que dá um total de 110m2, mais coisa menos coisa.

    Gostava que esta fosse a primeira casa "criada" pelo Fórum da Casa... :)
  2.  # 12

    Boas

    Não vou falar de preços que há aqui quem o pode fazer bem melhor que eu. Queria apenas chamar a atenção (desmancha prazeres mais uma vez) para o facto de essa reforma se enquadrar naquilo que o RCCTE designa por grande remodelação ou alteração pelo que, no meu ver, vai ter de observar o regulamento - isolamentos, sistema solar para águas quentes sanitárias, etc.
    Seria útil se pudesse disponibilizar mais elementos sobre o existente; composição da estrutura, estado das infraestruturas (água, saneamento, electricidade, etc.)

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 13

    Colocado por: FD
    Colocado por: Fernando Gabriel
    pelo que percebi seria duplicar a área, de 70m2 para 140m2, e remodelar completamente o interior e acrescentar para trás é isso FD?

    É mais ou menos isso mas, acho que não chega a duplicar a área. Será 35m2 (existente) + 19~20m2 (a criar) = 54~55m2 por piso, o que dá um total de 110m2, mais coisa menos coisa.

    Gostava que esta fosse a primeira casa "criada" pelo Fórum da Casa... :)


    fui pelos desenhos/plantas diziam lá 70 por piso, mas são só desenhos de referencia então
    então serão 110m2.
    por dentro paredes são para ir abaixo? remodelar completamente?

    seria giro, seria uma casa com alguma intervenção"" de todos nós ;)
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2009 editado

     # 14

    Colocado por: j cardosoSeria útil se pudesse disponibilizar mais elementos sobre o existente; composição da estrutura, estado das infraestruturas (água, saneamento, electricidade, etc.)

    Sou leigo, pouco posso ajudar nesses pormenores. Penso que será em betão armado, porque um dos degraus das escadas (em madeira) estava partido e via-se a estrutura por debaixo - betão com ferro.
    Tudo o resto seria para refazer - a casa está mesmo em mau estado. Na casa de de banho e na cozinha desfizeram uma parede, a que dá para a casa vizinha, e rebocaram às três pancadas, quer me parecer que estavam à procura de uma fuga de água porque no quarto adjacente o soalho em madeira estava levantado. Como a casa estava desabitada, fizeram aquilo para resolver o problema da infiltração e depois taparam só porque sim.

    O que nós queríamos era ter 2 ou 3 quartos, uma sala de estar e uma cozinha, nada mais que isso. Na actual configuração tem 2 quartos no 1.º piso, 1 sala e 1 quarto no piso inferior, mas tudo com dimensões muito pequenas.
    Há por isso três opções:
    -> manter o que está e lavar a cara - a casa fica/é muito pequena, é o que menos queremos
    -> manter o que está e transformar os arrumos num piso inferior, sem barreiras, portas ou paredes (na imagem anexa é como está agora)
    -> refazer a disposição, deitando abaixo paredes, levantando outras e fazendo um acréscimo nas traseiras, mais ou menos como a planta que anexei (que é apenas um exemplo e não teria/seria assim)

    Neste momento moramos num T2 e satisfaz-nos completamente. As dimensões são razoáveis/normais: sala com 25m2, quartos com 12 e 15m2, casas de banho com 4m2 e cozinha com 12m2.
    Se pudessemos mudar para esta casa e manter estas dimensões, não haveria qualquer problema.
    Não temos problemas em criar um open space no piso inferior, juntando sala e cozinha (a chamada cozinha americana ou kitchenette), eliminando aquele escritório. Há muitas construções no mesmo bairro com o tipo de acréscimo de que falo.
    No quintal há mais um anexo (legalizado) ao fundo do terreno que poderia ser usado como escritório ou sala de arrumos, despensa, etc.

    Neste momento, a casa como está custa mais 13,5 mil que esta onde vivemos quando a comprámos. Para terem uma ideia, os apartamentos usados perto do local custam um pouco menos (menos 10 ou 20 mil) que esta casa... daí que nos pareça uma boa oportunidade de negócio.
      09.jpg
  4.  # 15

    Boas

    Há por isso três opções:
    -> manter o que está e lavar a cara - a casa fica/é muito pequena, é o que menos queremos
    -> manter o que está e transformar os arrumos num piso inferior, sem barreiras, portas ou paredes (na imagem anexa é como está agora)
    -> refazer a disposição, deitando abaixo paredes, levantando outras e fazendo um acréscimo nas traseiras, mais ou menos como a planta que anexei (que é apenas um exemplo e não teria/seria assim)

    Eu sou adepto da 2ª:

    - a 1ª, embora económica, não dispõe de área suficiente
    - a 3ª é mais cara e nem sei se será possível sem elevar o telhado: ao ver o último desenho que colocou fico com a ideia de que ao prolongar o telhado para cobrir o aumento não vai ter o pé direito regulamentar para aproveitar toda a área.

    Penso que o que há a fazer é tomar esta decisão e, porque não se justifica um projecto nesta fase, fazer as contas na base do famigerado preço/m2.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 16

    FD,
    Peço desculpa ao J. Cardoso (com quem eu costumo concordar, e admirar os conhecimentos) mas, desta vez, discordo.

    Se a Câmara autorizar esse índice, i.e., esse aumento de volume de construção, o melhor investimento(*) é na 3.ª hipótese. No fundo, estará a aproveitar ao máximo aquilo que está a pagar pelo TERRENO.

    Quanto ao telhado sobre o acrescento do 1.º andar... qual telhado? :-) Faz-se uma placa sobre o Quarto1, com um varandim e com acesso por água-furtada!
    Ah...! E a escada de acesso ao sotão é só continuar (com adaptações) a que vem do r/c.

    Quando diz
    ...quanto é que poderia ficar uma remodelação/reconstrução, pronta para levar acabamentos
    suponho que pretende:
    - EXCLUIR pavimentos em madeira, azulejos e mosaicos (e, portanto), louças, torneiras, armários_e_bancadas de cozinha,
    - INCLUIR estuques e pinturas, carpintarias, caixilharias e serralharias.
    Confere?

    (*) para mim, a compra de um imóvel não se limita a ser a compra de uma casa para viver. É UM INVESTIMENTO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2009 editado

     # 17

    Colocado por: Luis K. W.Quando diz
    ...quanto é que poderia ficar uma remodelação/reconstrução, pronta para levar acabamentos
    suponho que pretende:
    - EXCLUIR pavimentos em madeira, azulejos e mosaicos (e, portanto), louças, torneiras, armários_e_bancadas de cozinha,
    - INCLUIR estuques e pinturas, carpintarias, caixilharias e serralharias.
    Confere?

    É isso sim. Para poder distinguir a fase acabamentos da fase em que o trabalho é quase sempre o mesmo. Ou seja, entendo uma obra com:
    -> uma variável mais ou menos fixa, uma constante chamemos-lhe (o esqueleto, onde não devo poupar)
    -> e uma variável cujos custos, como o próprio nome diz, variam muito em função das nossas escolhas de materiais (onde posso poupar consoante os nossos gostos/exigências)

    Vejam a foto anexa, para ilustrar melhor o que acontece um pouco por todo o bairro (por ordem semelhante às opções acima descritas):
    Situação A - como está actualmente a casa, com um acrescento de arrumos estilo temporário
    Situação B - com o acrescento de arrumos definitivo (em tijolo e como a dos vizinhos dos lados)
    Situação C - como nós gostaríamos e como existe um pouco por todo o bairro (se estão legais ou não, não sei...), ou seja consolidando a extensão e elevando-a ao primeiro piso
      104.jpg
  6.  # 18

    FD

    não podia concordar mais com o que o Luis K.W. disse.

    deve maximizar ao máximo as possibilidades construtivas desse lote, a zona parece boa e muito interessante e poderá mesmo permitir um casarão ressalvando como é evidente os custos com certos acabamentos que poderão ser melhorados no futuro.
    Permita-me que lhe sugira uma vista de olhos por alguns projectos deste site:
    http://www.ultimasreportagens.com/habitacao.php
  7.  # 19

    Colocado por: FDNeste momento moramos num T2 e satisfaz-nos completamente. As dimensões são razoáveis/normais: sala com 25m2, quartos com 12 e 15m2, casas de banho com 4m2 e cozinha com 12m2.
    Se pudessemos mudar para esta casa e manter estas dimensões, não haveria qualquer problema.


    então é mesmo ir para a 3a opção
    ao optar pela terceira e caso o orçamento estiver além do pensavam, é optar por ideias/soluções concretas de disposição de espaços e acabamentos.
    facilitar tudo estrutura, espaços, optar por um conceito de espaço clean/minimal real"", baixa custos e muito.
    e como foi dito o melhor é investir agora e alargar o maximo possivel, pois não deixará de ser também um investimento.
    cumprimentos FD
  8.  # 20

    Onde é a casa? Posso ir vê-la?

    Posso mandar um chuto, mas é muito arriscado. Numa remodelação temos de lá entrar para ver e sentir o estado geral daquilo.

    Muitas vezes são coisas baratas outras muito caras e podemos fazer asneiras sem querer

    mais logo leio com atenção
 
0.0222 seg. NEW