Iniciar sessão ou registar-se
    • ECMG
    • 17 Julho 2021 editado

# 1

Bom dia,

Venho por este espaço perguntar se alguns de vocês já tiveram experiência com linhas de baixa tensão, instaladas posteriormente da compra da casa, afetando o valor do mercado da mesma.

Comprei o meu andar em Seixas há um ano e meio. O motivo principal foi a vista espetacular que tinha para o Rio Minho. Porém, há um mês, enquanto eu estava a viajar, a E-Redes instalou um novo poste, mesmo em frente à minha janela. Três cabos grossos cortando a vista. Além disso, a PT noutro dia aumentou o antigo poste dela, acrescentando mais fios, dez no total, que agora também passam em frente da janela.

Depois, soube que o motivo para a nova instalação (e o aumento) é uma casa do bairro, reconstruída por uma empresa francesa e destinada a ser um AL. O projetista disse-me que tinha receio que os eventuais hóspedes não tivessem eletricidade suficiente, por isso pediu uma potência acima do normal à E-Redes. Tudo isto sem consultar com os outros moradores, claro, uma vez que os novos postes (são cinco) foram instalados em via pública.

Já entrei em contacto com a E-Redes, a qual recusou-se a considerar qualquer alteração à instalação. Os próximos passos seriam falar com a junta (Seixas) e a câmera (Caminha).

A minha pergunta era, se algum de vocês já teve uma experiência semelhante, o que fez e se vocês acham que eu tenho alguma hipótese de levar a E-Redes ao tribunal para obter alguma indemnização pela perda financeira que, sem dúvida, os cortes da vista vão provocar?

Em anexo, seguem algumas fotos, antes e depois. É difícil, com o aparelho, capturar a verdadeira proximidade das linhas.

Agradeço a consideração. Um dia bom para todos...
      06A6D99D-AF38-40F2-A22A-9818B6A89223.jpeg
      B14C37B8-9222-46CF-951E-EE68985CD5C7.jpeg
      AFFDD76E-3322-4413-B81C-DA869D712548.jpeg
  1.  # 2

Se quiser ter os encargos de alteração da rede aérea para subterrânea, poderá propor a E-redes a alteração.

Eles não têm que consultar os moradores para efectuar o reforço da rede.

Acho que não tera grandes hipóteses com processo em tribunal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ECMG
    • ECMG
    • 17 Julho 2021

# 3

Pois, é que me têm dito, sobre os tribunais. Contudo, li um artigo sobre um proprietário aqui no Minho que conseguiu uma indemnização para as linhas que lhe passam pelo terreno dele. Mas claro que essa já é outra situação...

O mesmo projetista garantiu que, ao fim do verão, vai pedir à empresa a alteração para subterrânea. O problema é que muitas casas aqui não estão preparadas, isto é não têm as caixas de distribuição por fora.

O que me deixa coçar a cabeça é a falta geral de cooperação entre as entidades. Se a E-Redes nos tivesse consultado, perceberia logo que há moradores interessados em comparticipar o enterro da rede. Ao invés, implica agora a desmontagem dos novos postes e um desperdício de mão de obra e material. Além disso, um dos postes foi instalado no meio de uma curva difícil que desce da estrada para o rio. É uma questão do tempo, o primeiro acidente que esse vai provocar.
  2.  # 4

Tem de perguntar e os custos inerentes a alteração para subterrânea. Tem:

- abertura de vala, fecho e reposição de pavimento.
    - tubagem.
    - cabos
    - armários de distribuicao
    - postes de iluminação viária
    - canalização eléctrica para iluminação.
    - alteração dos ramais se entrada aérea para subterrânea dos clientes finais.

A alteração não irá ficar muito barata e não será a E-redes a pagar.

Podem falar com CM para expor o problema, pois em última instância são eles os donos da rede pública
  3.  # 5

Ao invés que as linhas aérea, é postes, cabo (já tem o circuito da iluminação integrado) e as luminárias
    • size
    • 17 Julho 2021

# 6

Nada de irregular existirá...
    Não poderemos exigir a possibilidade de manter uma servidão de vistas tão vasta, com tamanha dimensão.
  4.  # 7

Seixas bonita terra.
  5.  # 8

Compreendo e as vistas são realmente interessantes.

Mas acredito que pouco Existirá a fazer para reduzir o impacto visual, senao sensibilizar a CM local para que sejam eles a solicitar a alteração.
    Senão terão os interessados suportar essa alteração
  6.  # 9

Já agora, mande demolir aquelas casas velhas ali, tiram-lhe a vista do rio também.
    Concordam com este comentário: mmarinho
  7.  # 10

Colocado por: rjmsilvaJá agora, mande demolir aquelas casas velhas ali, tiram-lhe a vista do rio também.
    Que duas casas espectaculares. É uma pena estarem como estão..