Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    a melhor altura foi com a TROIKA... agora... é para esquecer... e daqui a uns anos a mm coisa... a nao ser que isto de uma grande volta...
  2.  # 2

    Colocado por: pipocas4A minha obra teve mapa de quantidades (e projeto de execução) e lá estava discriminado todos os materiais, marcas, modelos e como os aplicar.

    Quando pedi orçamentos aos empreiteiros, pedi-lhes com tudo incluído.


    Ahhhh Ok.
    Só para saber se é chico-espertice ou se é usual...

    Poderia fazer o meu trabalho de casa antes de pedir o orçamento (ver os materiais que quero e respectivos preços) e depois comparar com o orçamento que o empreiteiro me der, negociando no final?

    Exemplo: "não vou querer esse azulejo que propõe, prefiro este"

    Não quero começar logo com o pé errado com o empreiteiro e também posso achar que um acabamento está ao gosto e barato quando o empreiteiro se calhar até conseguiria melhor e mais barato, por exemplo.
  3.  # 3

    Colocado por: Chris_FEu gostaria de propor isso... não pelo tema do dinheiro mas porque a casa é minha e gostaria de ter luz verde para escolher todos os acabamentos.

    Ou posso deixar que o empreiteiro compre os materiais mas eu faço logo a lista do que quero e onde quero que sejam comprados os materiais?

    Como é que é possível alguém questionar se pode ter luz verde para escolher os acabamentos da sua casa? Isso nem se questiona.

    O empreiteiro compra o que o DO quer e onde o DO de obra quiser, tem é que ficar isso bem esclarecido no contrato.
  4.  # 4

    Colocado por: Chris_Fquando o empreiteiro se calhar até conseguiria melhor e mais barato, por exemplo.


    Conseguir pode conseguir... se lhe vai vender mais barato que comprando diretamente, isso é outra conversa...

    quando se faz um mapa de quantidades e caderno de encargos, poucos são os que apresentam ao dono de obra materiais alternativos e respetivos custos de mercado, para que se decida... depois entre a realização do projeto e a obra passa muito tempo, aparecem soluções melhores, alguns materiais sobem de preço, outros não... o que pedi aos projetistas foi para definirem objetivos a cumprir e uma solução base e alternativas, agora que a obra está a andar revisito os objetivos, e os preços atuais das soluções... gosto de ter esta liberdade da tomada de decisão.

    Por exemplo, o XPS aumentou bastante de preço, a lã mineral não... preço por preço em algumas situações já estou a mudar para a lã mineral, que perde um pouco na térmica mas consigo aumentar a espessura, mas melhora a acústica e o comportamento ao fogo.

    Tinha PIR na cobertura, neste momento não é fácil arranjar PIR, já estou a trabalhar em alternativas...

    Não tenho de dar cavaco ao empreiteiro, meto o material na obra e ele aplica, ele faz casas LSF, ele sabe aplicar ambos os materiais sem problemas.
  5.  # 5

    Colocado por: RUIOLINão tenho de dar cavaco ao empreiteiro, meto o material na obra e ele aplica

    Para quem tem alguma experiência, a coisa pode correr bem, para quem não percebe nada do assunto pode ser uma carga de trabalhos, o empreiteiro ficar parado à espera de materiais, o material não chega e o pessoal fica sentado à espera ou vai para outra obra, chega uma carrada de materiais à obra e não está ninguém para descarregar, ... o barato pode sair um pesadelo bem caro.
    • RUIOLI
    • 27 julho 2021 editado

     # 6

    Colocado por: PicaretaPara quem tem alguma experiência, a coisa pode correr bem

    Ajuda muito, claro.

    Colocado por: Picaretachega uma carrada de materiais à obra e não está ninguém para descarregar

    O que compro, a descarga está sempre a cargo do vendedor, peço para ligar antes de ir descarregar e quando ligam dou as indicações onde devem descarregar, nunca tive grandes problemas. No caso do ferro descarregou para o passeio e paguei 40€ a uma pessoa para o passar para o interior do estaleiro, no local que tinha ficado combinado com o empreiteiro.

    Quando pedi proposta ao empreiteiro estava lá bem explicito que os materiais fornecidos por mim eram colocado no estaleiro, a partir dai era com ele levar para as frentes de trabalho.

    Colocado por: Picaretaempreiteiro ficar parado à espera de materiais, o material não chega e o pessoal fica sentado à espera ou vai para outra obra

    Quando o material está em falta no mercado, tanto está para mim como para o empreiteiro, ele não conseguia arranjar no fornecedor habitual tubo de drenagem com geotextil, ia ter de mandar o pessoal para outra obra, ligou-me, em menos de 15 minutos arranjei-lhe o tubo, bem mais perto e mais barato... espero que ele não fique mal habituado :) Pode ficar, a mentalidade das obras que eu visito é esta, cooperação, um principio base da Lean Construction... no passado visitava outro tipo de obras, todos em guerra uns com os outros, todos a tentarem lixar-se, todos a reclamar... coisa de loucos! Felizmente as mentalidades vão mudando...
  6.  # 7

    Colocado por: RUIOLIQuando o material está em falta no mercado, tanto está para mim como para o empreiteiro, ele não conseguia arranjar no fornecedor habitual tubo de drenagem com geotextil, ia ter de mandar o pessoal para outra obra, ligou-me, em menos de 15 minutos arranjei-lhe o tubo, bem mais perto e mais barato...


    Duvido muito que o Dono de Obra comum se preste a esse trabalho.
    E duvido mais ainda que alguém que não é da área conheça e arranje o que quer que seja mais rápido e mais barato do que quem anda nisto cada dia. Isto para não referir as vezes em que o "olhe falta X, não há material na loja" não é mais que uma mera desculpa para "fugir" para outra obra.
  7.  # 8

    Colocado por: N Miguel OliveiraDuvido muito que o Dono de Obra comum se preste a esse trabalho.


    Depende, se gostar de o fazer, andam por aqui alguns assim :)

    Colocado por: N Miguel OliveiraE duvido mais ainda que alguém que não é da área conheça e arranje o que quer que seja mais rápido e mais barato do que quem anda nisto cada dia.


    Só se for alguém que não anda no FdC, quem anda por aqui safa-se, ou pergunta aqui, ou pergunta em privado a pessoas daqui, ou já viu aqui e tomou nota mental faz a pesquisa quando necessita. Naquele caso foi bem simples, fui ao obras360 (site muito utilizado aqui para apresentar materiais e preços), tem o preço e stock online, liguei para lá a confirmar e já está!

    Colocado por: N Miguel Oliveira"olhe falta X, não há material na loja" não é mais que uma mera desculpa para "fugir" para outra obra.

    ou para não colocar, não era o caso
    Concordam com este comentário: F.Santos
  8.  # 9

    Colocado por: RUIOLIquem anda por aqui safa-se, ou pergunta aqui, ou pergunta em privado a pessoas daqui, ou já viu aqui e tomou nota mental faz a pesquisa quando necessita. Naquele caso foi bem simples, fui ao obras360 (site muito utilizado aqui para apresentar materiais e preços), tem o preço e stock online, liguei para lá a confirmar e já está!


    E quem anda nas obras cada dia não conhece nada, não conhece ninguém, não usa a net? Nem 8 nem 80.
    Faz lembrar o que vai ao médico e sabe mais que ele... porque viu os sintomas no Google. Também não é assim.
    Por vezes não basta a boa vontade e ânimo do Dono de Obra.
    Não sendo da área arrisca-se sempre a que a "gestão" da obra seja a mera adição de tarefas/encomendas.
  9.  # 10

    Colocado por: N Miguel OliveiraE quem anda nas obras cada dia não conhece nada, não conhece ninguém, não usa a net? Nem 8 nem 80.
    Faz lembrar o que vai ao médico e sabe mais que ele... porque viu os sintomas no Google. Também não é assim.
    Por vezes não basta a boa vontade e ânimo do Dono de Obra.
    Não sendo da área arrisca-se sempre a que a "gestão" da obra seja a mera adição de tarefas/encomendas.


    Não menosprezo os conhecimentos de ninguém, nem dos empreiteiros nem dos donos de obra, cada um tem os seus, felizmente não me posso queixar dos meus na área da construção.

    Nas obras que visito a palavra chave é COOPERAÇÃO, o dono de obra contrata pessoas para ajudar os empreiteiros, o importante não são os objetivos de cada um, o importante são os objetivos da obra, porque se cada um optimizar o seu desempenho, não resulta necessariamente num melhor desempenho da obra... quando se vive nesta realidade, é impossível na nossa própria obra não ser um pouco assim, pelo menos do que depender de mim será assim... o homem pediu-me ajuda e eu ajudei, ele ficou contente e eu também (e muito)!

    Não quero voltar ao passado em que entrava numa obra e era só marretas e primadonas, tudo de trombas, só problemas, zero soluções... não sei quem tem prazer de viver 8 ou mais horas por dia assim, se transportar isso para a sua vida pessoal, então é uma desgraça!

    Colocado por: N Miguel OliveiraNão sendo da área arrisca-se sempre a que a "gestão" da obra seja a mera adição de tarefas/encomendas.


    E não é assim na maioria das obras, metem pessoal, materiais e equipamentos nas obras e zero gestão, ao menos eu conheço bem os objetivos do dono de obra...
  10.  # 11

    Colocado por: RUIOLIo dono de obra contrata pessoas para ajudar os empreiteiros


    A chave está no que escreveu aqui: "contrata pessoas". Deduzo que estas pessoas percebam mais da poda que o próprio Dono de Obra... No fundo, que estas pessoas sejam da área, seja através dos projectos melhor elaborados, do fiscal ou doutro player qualquer, medidor orçamentista, "contratista" (como se diz na América latina), ev. promotor, etc...

    Pois quando esta gestão é feita pelo próprio (DO) entre as 19-24h e aos fins de semana, com cansaço acumulado e experiência obtida via Google... a tal poupança de que tanto se fala é, a meu ver, ilusória. Isso e a mania de achar que "comigo vai ser diferente"...
  11.  # 12

    Colocado por: RUIOLISó se for alguém que não anda no FdC, quem anda por aqui safa-se, ou pergunta aqui, ou pergunta em privado a pessoas daqui

    Ou seja, enquanto os profissionais aqui do fórum ajudarem a resolver os problemas a coisa vai indo, o problema é se o pessoal se farta de ser otário.
    Concordam com este comentário: jorgealves, RicardoPorto
  12.  # 13

    Esses mesmos profissionais que ajudam são os mesmos que ganham visibilidade e com isso certamente trabalhos por serem bem vistos aqui no forum. Todos procuramos feedback e aqui é um ótimo sítio para de certa forma conhecermos o trabalho de alguns profissionais e sabermos se nos identificamos com eles. Na minha modesta opinião, quem ajuda tem muito mais a ganhar do que a oferecer.

    Colocado por: Picareta
    Ou seja, enquanto os profissionais aqui do fórum ajudarem a resolver os problemas a coisa vai indo, o problema é se o pessoal se farta de ser otário.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Concordam com este comentário: pedro_007, Zé Meirinho
  13.  # 14

    Colocado por: dmiguelEsses mesmos profissionais que ajudam são os mesmos que ganham visibilidade e com isso certamente trabalhos por serem bem vistos aqui no forum.

    Tretas, eu sou profissional e não ganhei dinheiro nenhum no fórum. Acho mesmo que eu e muitos profissionais que aqui andamos somos mesmo uns otários.
    Esse paleio é só para incentivar os otários a continuar aqui a perder tempo a ajudar o pessoal que quer fazer casas sem gastar dinheiro com os técnicos.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, jorgealves
  14.  # 15

    E se neste momento alguém tiver sem trabalho é mau profissional!

    Ainda hoje a negociar uma obra para um amigo disseram-me conta em abril/maio.. e é uma empresa conhecida


    Senão fosse nem orçamento davam
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • RUIOLI
    • 28 julho 2021 editado

     # 16

    Colocado por: PicaretaOu seja, enquanto os profissionais aqui do fórum ajudarem a resolver os problemas a coisa vai indo, o problema é se o pessoal se farta de ser otário.


    Por metodologia, gosto sempre de ouvir a opinião dos vários players da construção, ligados à concepção (projeto e materiais/ equipamentos), execução, exploração e manutenção.

    Neste mercado das moradias, os únicos que não consigo arranjar forma de contactar fora do FdC são os donos de obra, o resto, se não tiver o contacto direto, tenho alguém que conhece e promove a ligação.

    Com isto não quero dizer que não agradeço a ajuda dos profissionais aqui do FdC, já aprendi muito com eles, mas valorizo igualmente as pessoas que estão na minha situação, donos de obra, que têm as suas experiências, contactos, etc.

    Colocado por: Picaretaotário.

    Então eu devo ser o maior otário à face da terra, todos os dias me ligam pessoas a tirar dúvidas na minha área profissional, dou aulas a futuros concorrentes, até a concorrência me liga, respondo sempre com o melhor que sei, porque havendo mais conhecimento no mercado, eu não posso parar de progredir no conhecimento para ser um dos lideres. Também tive bons exemplos quando era um aprendiz, os melhores sempre me ajudaram, aprendi com eles o saber saber e acima de tudo o saber estar.

    O estreitar de contatos com o "meu" empreiteiro surgiu quando uma das sócias que foi minha aluna, me envia um problema que não conseguia resolver e pediu-me os honorários para eu o resolver, eu respondi-lhe com a resolução... provavelmente se tivesse respondido com os honorários, agora era mais um a ir para a fila de espera...
    Concordam com este comentário: DS86
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  15.  # 17

    Colocado por: RUIOLIna minha área profissional,

    Qual é a sua área profissional?
  16.  # 18

    Colocado por: PicaretaQual é a sua área profissional?


    Neste momento, dono de obra :)
  17.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Tretas, eu sou profissional e não ganhei dinheiro nenhum no fórum. Acho mesmo que eu e muitos profissionais que aqui andamos somos mesmo uns otários.
    Esse paleio é só para incentivar os otários a continuar aqui a perder tempo a ajudar o pessoal que quer fazer casas sem gastar dinheiro com os técnicos.
    Concordam com este comentário:RicardoPorto,jorgealves


    Existem muitos profissionais que expoem o seu trabalho e ajudam os participantes do forum que ganham visibilidade e contactos. Não vejo mal nenhum nisso, tem vantangens e desvantagens.
    Recordo-me vagamento de lêr uma resposta sua a dizer que nunca faria um obra de um utilizador do forum, pelo que é caricato vir agora dizer que nunca ganhou dinheiro com contactos do forum..
  18.  # 20

    Colocado por: PicaretaAcho mesmo que eu e muitos profissionais que aqui andamos somos mesmo uns otários.

    Só para esclarecer que sou otário enquanto engenheiro, não pelo facto de ser empreiteiro.
    Os engenheiros e arquitetos deste fórum, com as ajudas que aqui vão dando, não estão a proteger a sua classe, porque estão a fazer o trabalho dos técnicos que foram pagos para isso, e a fazer o trabalho de técnicos que deveriam ser contratados para isso.
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0248 seg. NEW