Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      RRoxx
    • 22 julho 2021 editado

     # 41

    Colocado por: davidbTenho, mas tb tenho duvidas e gosto de 2ª e 3ª opiniões, apenas isso!
    Gosto de propor melhorias, como não sou da área, questiono outros conhecedores da matéria, e ai sugiro melhorias.
    Mas não consigo sugerir o que não conheço.
    Espero que não leve a mal este desabafo.


    Claro que não, mas eles são quem tem (supostamente) conhecimento do processo. O que está licenciado e aprovadoé que vale. Porque não fez isso em fase de projecto? com a obra em andamento não se deviam fazer essas alterações.

    Por exemplo, podemos estar aquia sugerir aplicar aglomerado de cortiça de 50cm a forrar o pilar, o tipo em obra já não tem essas margens salvaguardadas... AS coisas nao se devem processar assim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • davidb
    • 22 julho 2021 editado

     # 42

    Colocado por: RRoxx
    Por exemplo, podemos estar aquia sugerir aplicar aglomerado de cortiça de 50cm a forrar o pilar, o tipo em obra já não tem essas margens salvaguardadas... AS coisas nao se devem processar assim.

    Exactamente essas alterações que eu penso ainda serem possíveis, antes de iniciar o pano exterior :-)
    O aprovado no projeto e pelo exterior é reboco+tijolo 11 + caixa ar 1cm+ xps 5 +tijolo 15 + estuque

    Eu pela diferença a mais de preço e que penso não justifica não sei se...
    Tijolo 15 +15
    Ou tijolo 22 pelo exterior e forrar completamente e sem curvas nos pilares e tijolo de 11 ou 15
    Ou simplesmente tijolo 15 + 15 e contornar os pilares...
    No entanto o que está definido é o pilar por fora não ter isolamento, aqui pensei em colocar ou o xps ou um tijolo de 3/4, sabendo que esse tijolo sai fora em cima na lage (mas ficará coberto quando a cobertura em falta for aplicada (aí posso "puxar" para fora o eps e betão de cobertura em falta)
  1.  # 43

    Colocado por: davidbGosto de propor melhorias, como não sou da área, questiono outros conhecedores da matéria, e ai sugiro melhorias.
    Mas não consigo sugerir o que não conheço.

    Então mais uma razão para não andar a inventar...
  2.  # 44

    Colocado por: Pedro Barradas
    Então mais uma razão para não andar a inventar...

    Obrigado pelo comentário caro Pedro.
    Mas assim não percebo, não tenho qualquer protecção em relação às pontes térmicas dos pilares pela parte exterior, vejo constantente a ser sugerido o isolamento pelo exterior, seja em xps ou alvenaria.
    Pergunto se o facto de colocar isolamento pelo exterior ou aumentar a espessura da alvenaria não será benéfico.
    A resposta que tenho é não inventar...
    Eu até aceito a resposta, mas gostava de perceber o porquê, só isso?
    É que na minha cabeça se meter xps ou alvenaria por fora do pilar estou a dificultar as tais pontes térmicas para o interior.
    No entanto se for unânime que tijolo 11+ caixa ar 1 cm + 5xps( a contornar os pilares) +tijolo 15 pelo interior for a melhor solução em parede dupla.
    Aceito perfeitamente e não coloco mais dúvidas nesse sentido ;-)
    Concordam com este comentário: DS@2023
  3.  # 45

    isola por fora, ou isola por dentro...
    Em parede dupla, eu prefiro " receitar" correção de PT por dentro.
    O resto, o amigo discuta com os projectistas, com o Director de Obra e de Fiscalização . Tem igualmente de ver as implicações disso na obra e na disposição dos espaços interiores.
  4.  # 46

    Eu tenho isolamento pelo exterior, mas foi projetado de inicio assim.

    No seu caso, neste fase da obra, optava pela correção pelo interior, como já foi sugerido.

    se tem pilares de 20, utilização tijolo de 20cm, 6cm de xps e tijolo de 11cm.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, nunogouveia
  5.  # 47

    Colocado por: Pedro Barradasisola por fora, ou isola por dentro...
    Em parede dupla, eu prefiro " receitar" correção de PT por dentro.
    O resto, o amigo discuta com os projectistas, com o Director de Obra e de Fiscalização . Tem igualmente de ver as implicações disso na obra e na disposição dos espaços interiores.

    obrigado;-)
    Em relação ao espaço interior "acho" não é problema são 330 mt e a retirar espaço interior não seria um problema.

    obrigado caro Pedro
  6.  # 48

    Colocado por: BigmouseEu tenho isolamento pelo exterior, mas foi projetado de inicio assim.

    No seu caso, neste fase da obra, optava pela correção pelo interior, como já foi sugerido.

    se tem pilares de 20, utilização tijolo de 20cm, 6cm de xps e tijolo de 11cm.


    obrigado caro Bigmouse.
  7.  # 49

    Colocado por: Bigmouse

    se tem pilares de 20, utilização tijolo de 20cm, 6cm de xps e tijolo de 11cm.

    Já agora xps de 6cm ou 3+3 cruzado?
    •  
      RRoxx
    • 22 julho 2021 editado

     # 50

    Colocado por: davidbJá agora xps de 6cm ou 3+3 cruzado


    Já está a inventar outra vez... 3+3 cruzado? Onde foi buscar essa?. Mais uma teoria que só funciona nos livros..

    Se for por ponha logo de 6. Macheado se lhe faz confusão a junta (pintelhices, desculpe-me a expressão).
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 51

    Colocado por: RRoxxJá está a inventar outra vez...

    A melhor técnica construtiva é por norma aquela que me der garantias de ter o menor numero de hipóteses de ser mal executada
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidb
    • NBA
    • 22 julho 2021

     # 52

    Olhe davidb, como não percebo nada de construção não vou opinar do que não sei, mas tenho olhos na cara e são para ser usados e posso dizer que você tem aí uma paisagem bem bonita. Está de parabéns. Vou acompanhar a obra e o produto final no enquadramento da paisagem. Boa sorte que vai precisar. E muita paciência (nervos de aço).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidb
  9.  # 53

    Tenho 4+4

    Colocado por: davidb
    Já agora xps de 6cm ou 3+3 cruzado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidb
  10.  # 54

    Colocado por: NBAOlhe davidb, como não percebo nada de construção não vou opinar do que não sei, mas tenho olhos na cara e são para ser usados e posso dizer que você tem aí uma paisagem bem bonita. Está de parabéns. Vou acompanhar a obra e o produto final no enquadramento da paisagem. Boa sorte que vai precisar. E muita paciência (nervos de aço).

    Obrigado, tb acho, tive imensa sorte na compra do terreno, acabei por ficar com uma vista que não contava 😉
      P_20210722_200041.jpg
  11.  # 55

    Vista das janelas da sala de estar😉
      P_20210722_201058.jpg
  12.  # 56

    Grande paisagem. Muito boa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidb
  13.  # 57

    Colocado por: davidbabei por ficar com uma vista que não contava 😉

    Sem dúvida uma bela zona.
    Eu moro do outro lado desse monte do moinho😉
  14.  # 58

    Colocado por: RCarvalho
    Sem dúvida uma bela zona.
    Eu moro do outro lado desse monte do moinho😉

    😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DS@2023
  15.  # 59

    Colocado por: davidb
    Obrigado, tb acho, tive imensa sorte na compra do terreno, acabei por ficar com uma vista que não contava 😉
      P_20210722_200041.jpg
    infelizmente não tiveste foi sorte no projetista porque fazer uma casa assente em vigas.. É de loucos..
  16.  # 60

    Colocado por: riscosfazer uma casa assente em vigas.. É de loucos..


    Também reparei que não tinha sapatas. Mas como não percebo se está bem ou mal...

    Nas casas leves de lsf e madeira, já vi fazer isto mais vezes. Só vigas de fundação.

    Elas parecem ter um "bom" calibre. Será um erro estrutural assim tão significativo?

    (Na conversa com o meu engenheiro de estruturas, fiquei com a noção de que a principal função das vigas de fundação, a ligar as sapatas, era a de prevenir assentamentos diferenciais).
 
0.0236 seg. NEW