Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a construir uma moradia, e há um tema onde, tendo já ouvido várias opiniões, de arquitectos e construtores de cozinhas, ainda não consegui chegar a uma decisão. Basicamente, prende-se na porta entre a cozinha e o deck exterior.

    Anexei a planta da cozinha, tem os móveis/balcão em L e depois uma península a separar do open space. Entre o balcão e a península temos uma porta que dá para o deck no exterior. Ora, tenho três opções para esta porta.

    - manter o afastamento entre o deck e a península com 1,4m, e fazer uma porta de 1 folha oscilo-batente - tenho medo que seja muito pesada, e quando aberta, cause problemas funcionais na cozinha.
    - aumentar o afastamento entre o deck e a península para 1,5m, reduzir a largura da península de 1,2m para 1,1m, e colocar uma porta de correr de 2 folhas
    - aumentar o afastamento entre o deck e a península para 1,5m, reduzir a largura da península de 1,2m para 1,1m, e colocar uma porta oscilo-batente de 2 folhas

    Em qualquer das opções a porta tem 2,5m de altura, penso que ficaria mais "engraçado" se fosse apenas 1 folha, mas acho que ira prejudicar a funcionalidade. A caixilharia que está prevista é Sosoares LT oculta. Agradecia as vossas opiniões.

    Obrigado
      PlantaCozinha.png
  2.  # 2

    em teoria penso que o mais indicado seria não mexer em nada no interior e apenas reduzir a janela para 1.1 e fazer uma unica porta de batente, mas... tudo tambem tem a ver com questões de luminosidade e relação funcional dessa porta com o exterior, coisas do genero qual a intensidade com que essa porta será aberta, o nivel de proteção aos elementos nessa zona exterior da casa ( repare que tem uma placa ali perto )
    Em suma a solução pode passar por ter o máximo de vidro mas com uma parte fixa +- 50 ( do lado do lavatorio da peninsula) e uma porta de 90 cm por exemplo
  3.  # 3

    Esta porta é virada a poente, estará protegida com brisas solares e uma cobertura com cerca de 2m de extensão. Imagino que nos meses de verão possa ter bastante utilização, será a saída principal para uma zona de almoços/jantares no exterior. Fora isso será apenas para ventilação da cozinha (se bem que, com exaustor e VMC, a porta até poderá nem ser necessária para ventilação).

    A ideia de mexer no interior era basicamente para ganhar mais 10cm de espaço de circulação, penso que os 1,4m são suficientes, mas mais qualquer coisa não se perdia.. e ao mesmo tempo aumentava ligeiramente o vão para poder considerar uma opção de duas folhas.

    Também considerei o fixo, mas tem vantagens relativamente à porta de duas folhas? A única que estou a ver é o perfil entre as folhas ser possivelmente mais fino, fora isso, acho que numa opção com duas folhas conseguia "jogar" com os tamanhos e fazer a solução que descreveu.
  4.  # 4

    Eu colocaria uma porta de abrir para fora
  5.  # 5

    Já esteve em cima da mesa mas acho que não vamos por essa opção... por vários motivos: segurança, impacto no exterior, e com uma pequena distração (que vai acontecer, seja nossa ou das crianças) danificamos a brisa solar.
  6.  # 6

    E precisa de brisa solar na cozinha?
  7.  # 7

    É uma boa questão, mas acho que só vou saber a resposta depois de lá estar a viver... no verão, por volta das 5h da tarde o sol vai começar a acertar no vidro. Mesmo com o vidro Guardian Sun não sei se quero arriscar deixar um vão a poente sem proteção solar exterior. Além do aquecimento há sempre o possível incómodo de estar a cozinhar ao final da tarde com o sol a incidir directamente (posso colocar um screen, claro, mas... não é a mesma coisa que proteção exterior).
  8.  # 8

    Eu apostava mais em ripado na zona da cozinha.. não vai querer estar a cozinhar a sombra com a luz solar fantástica.de final de tarde.

    E de verão as 5h o sol está alto
 
0.0132 seg. NEW