Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Gostava de ouvir a vossa opinião acerca da diferença entre a área de implantação e os polígonos base?
    Qual a diferença entre ambos?
    Entendo que a área de implantação funciona como o tamanho em m2 da mancha que o edifício vai ocupar no terreno….é isto?
    E o polígono base? A que se refere? à forma que o edifício deve ter? Tipo retangular ou em L?
    Em anexo coloco excertos de um alvará de loteamento, onde constam estes dois termos e gostava de entender melhor a que se referem…
    Agradeço a vossa ajuda desde já!
      9096C945-1216-43EF-8CE2-BBC887AF00C9.jpeg
      E50BBA25-C831-4604-BDE8-92B1B876021D.jpeg
  2.  # 2

    Colocado por: apnafQual a diferença entre ambos?
    Um é uma área que pode ocupar, outra é o polígono onde pode implantar a área.
    É essa a sua dúvida?!
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  3.  # 3

    Colocado por: gil.alvesUm é uma área que pode ocupar, outra é o polígono onde pode implantar a área.
    É essa a sua dúvida?!
    Concordam com este comentário:RicardoPorto


    Mas quando se referem ao polígono é à forma do mesmo?
    Se o polígono base for um retângulo não posso construir uma casa em L?
  4.  # 4

    Colocado por: apnafMas quando se referem ao polígono é à forma do mesmo?
    Se o polígono base for um retângulo não posso construir uma casa em L?

    Pode construir o que quiser desde que a implantação fique dentro do polígono.
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Pode construir o que quiser desde que a implantação fique dentro do polígono.

    Já entendi Picareta! Desde que construa dentro do polígono que marquei a amarelo tudo ok…
    Este polígono é o que consta na planta de síntese e perfis.
    Confirmam?
    Obrigado pela ajuda
      33C761E7-6ED2-406B-89DA-866B109FED26.jpeg
  6.  # 6

    Colocado por: apnafJá entendi Picareta! Desde que construa dentro do polígono que marquei a amarelo tudo ok…
    Este polígono é o que consta na planta de síntese e perfis.
    Confirmam?

    O que marcou a amarelo pode ser o polígono de implantação ou a área de implantação, só conhecendo o processo é que podemos ter certezas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: apnaf
  7.  # 7

    Colocado por: Picareta
    O que marcou a amarelo pode ser o polígono de implantação ou a área de implantação, só conhecendo o processo é que podemos ter certezas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:apnaf

    Boa noite
    Picareta estive a ver melhor a planta e reparei que tem legenda. O tracejado diz respeito ao polígono.
    Outra dúvida que tenho:
    Na primeira imagem que coloquei, no art 2, diz que tenho de respeitar também a área de construção. Neste caso devo apenas respeitar os limites máximos, certo? A área de implantação é de 100m2 e a de construção é de 200m2 (ou 240m2 com o aproveitamento do vão do telhado), mas posso construir R/C com 80m2 e piso 1 com 80m2, ou R/C com 100m2 e piso 1 com 50m2, ou não?

    Obrigado uma vez mais
    Boa noite
  8.  # 8

    Qual o seu objetivo com estas questões?
    É projetista? Quer comprar um terreno? já tem o terreno e está a fazer o projeto? é algum exercício académico?
  9.  # 9

    Colocado por: PicaretaQual o seu objetivo com estas questões?
    É projetista? Quer comprar um terreno? já tem o terreno e está a fazer o projeto? é algum exercício académico?

    Estou a pensar construir, mas como tenho muitas dúvidas estou a tentar esclarecer algumas.
    Estou com falta de coragem, pois como ignoro está área parece-me tudo muito complicado!
  10.  # 10

    Então deixe esses pormenores para o arquiteto que fizer a casa.
  11.  # 11

    Colocado por: PicaretaEntão deixe esses pormenores para o arquiteto que fizer a casa.

    Mas o terreno sou eu que tenho que escolher. Não vai ser o arquiteto a procurar…
    Tenho que saber filtrar o que interessa daquilo que está completamente fora do meu alcance.
    Por outro lado, saber não ocupa espaço, não concorda?
  12.  # 12

    Colocado por: apnafTenho que saber filtrar o que interessa daquilo que está completamente fora do meu alcance.


    Recomendo que peça na câmara para ler o regulamento do loteamento, e também se têm planta de pormenor que abranja o lote que está a pensar comprar.

    Por infeliz experiência própria, calhou-me o azar em ambos os documentos (a planta de síntese está incorreta, e tenho ónus específicos no regulamento...)
  13.  # 13

    Colocado por: apnafMas o terreno sou eu que tenho que escolher.

    áaahhh, pela sua resposta pareceu-me que já tinha o terreno.
    •  
      marco1
    • 29 julho 2021 editado

     # 14

    apnaf

    com os dados que pos pode concluir-se o seguinte:
    - não pode construir nada de fora desse tracejado
    - esse poligono ( tracejado) tem seguramente mais do que 100 m2
    - só pode construir no máximo em rc 100m2 e no 1ºandar outros 100 m2
    - pode até ter um rc com 80 m2 e o 1ºandar com 120 m2 em que 20 m2 terão que ser em balanço
    Em suma desde que não ultrapasse os indices que referiu pode sempre construir a menos, por outro lado ainda tem de ver se o obrigam a respeitar o alinhamento frontal ou se pode recuar conforme quiser ( sempre dentro do tracejado)
    enfim devia antes de fazer esse negocio pedir essas informações e tirar as suas duvidas com quem lhe está a vender isso, ou então contratar alguem apenas para esse fim.
    por ultimo ainda tem de ver se o tracejado do anexo conta para a implantação máxima dos 100m2 e área de construção máxima dos 200m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: apnaf
  14.  # 15

    Como regra, a área de implantação é sempre igual ou menor do que a área do polígono...caso contrário, algo está mal explicado.
  15.  # 16

    que é aqui o caso segundo as informações disponiveis. ou seja implantação 100 m2 e o poligono tem mais do que isso.
  16.  # 17

    Colocado por: marco1apnaf

    enfim devia antes de fazer esse negocio pedir essas informações e tirar as suas duvidas com quem lhe está a vender isso, ou então contratar alguem apenas para esse fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:apnaf

    Este terreno é um de vários que me interessou, contudo reparei que tipicamente quem está a vender, nuca sabe bem responder às questões que coloco.

    Nesta fase em que ainda não tenho o terreno, será melhor falar com um arquiteto para ajudar na decisão?

    Obrigado pela vossa ajuda
  17.  # 18

    Colocado por: marco1- pode até ter um rc com 80 m2 e o 1ºandar com 120 m2 em que 20 m2 terão que ser em balanço


    Marco, assumindo na mesma este exemplo de 100m2 de área de implantação, mas com uma área máxima de construção de 300m2, podemos ter o RC com 100 e o 1o andar com 150 (isto é apenas um suponhamos)?

    E nos casos em que o terreno é inclinado, parte do RC está enterrado (por exemplo atrás) aplica se a mesma regra?

    Obrigado!
  18.  # 19

    Colocado por: apnafNesta fase em que ainda não tenho o terreno, será melhor falar com um arquiteto para ajudar na decisão?

    Eu sou da opinião que sim.
  19.  # 20

    (...) assumindo na mesma este exemplo de 100m2 de área de implantação, mas com uma área máxima de construção de 300m2, podemos ter o RC com 100 e o 1o andar com 150 (isto é apenas um suponhamos)?

    E nos casos em que o terreno é inclinado, parte do RC está enterrado (por exemplo atrás) aplica se a mesma regra?

    Obrigado!

    Na maioria dos casos, entende-se como implantação a projeção no solo de toda a construção acima deste.
    Nessse sentido não pode der um andar com 150m² sendo o limte de implantação de 100.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmatos
 
0.0191 seg. NEW