Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal,

Marcámos o casamento e após sucessivos adiamentos tinhamos de encontrar um local para fazer a nossa vida a dois. A ideia de ficar em casa dos pais foi imediatamente posta de lado, visto que nenhum dos dois queria ficar em casa dos pais do outro ehehe

Então começámos por procurar apartamento para comprar, mais junto à cidade e estivemos por um fio para fechar negócio com um T2 com umas vistas brutais, na ordem dos 175 mil euros. Desistimos quando vimos o preço de construção de uma moradia e quando comparámos as áreas possíveis.

Então o meu pai cedeu-nos um terreno. Depois de tratadas todas as burocracias de dividir o terreno em 3 números para poder usar um para nós, de os actualizar na conservatória e de fazer uma doação, nos tempos que correm, passaram-se à vontade uns 6 meses. Mas efectivamente tudo está pronto e de momento já temos a parte da arquitectura em aprovação na Câmara.

Será um terreno de 1400m², com cedências deverá reduzir alguns 200m² e a área de implantação da casa é de 198m².

É uma moradia que, do lado da frente, tem dois andares, em que o andar de cima é a zona de maior utilização da casa, com sala, cozinha, quartos, etc e no piso inferior, que funciona como uma meia cave, será garagem e um salão, ao nível da estrada. Como depois o terreno é a subir a parte de cima parecerá uma moradia térrea. Não sei se me fiz entender.

Temos 3 quartos (um deles suite), mais um quarto de banho, um escritório, um quarto de banho de serviço, cozinha e sala open space. No piso inferior tem um espaço totalmente aberto, para um dia dividir aquilo, talvez em pladur ou em paredes de madeira, e fazer um salão para estar com os amigos, uma casa das máquinas e outras coisas que me vá lembrando e que tenha t€mpo.

A casa foi entregue a um construtor na modalidade chave na mão. Poderei retirar alguma especialidade caso prefira alguém da minha confiança ou veja que o preço compensa, existe essa confiança e facilidade. Fora da empreitada está mesmo a cozinha, a movimentação de terras e todos os arranjos exteriores.

Estou a pensar fazer muro de blocos em toda a volta do terreno, com platibanda em chapa do lado dos caminhos e rede de ocultação para os lados dos terrenos vizinhos.

Gostaria de fazer um furo ou um poço para poder usar águas em regas e lavagens dos carros, pelo menos. Tenho de me informar melhor sobre isso.

De resto, vou vendo coisas e esperando ansiosamente que a aprovação venha para poder começar a mexer no terreno sem medos, cortar pinheiros e afins.

À medida que forem havendo novidades vou deixando aqui, espero por dicas que me possam ajudar. Obrigado desde já.
    • Bondi
    • 28 julho 2021 editado

# 2

Convinha era ver a planta para o pessoal dizer mal ;)
    Boa sorte
    Concordam com este comentário: luisms
  2.  # 3

Colocado por: hugosomeoneDepois de tratadas todas as burocracias de dividir o terreno em 3 números para poder usar um para nós

Consegue explicar qual foi o procedimento para dividir um terreno em 3 artigos?

O orçamento tem lista de preços unitários? Ou preços totais por especialidade? ou só o valor total?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  3.  # 4

Colocado por: Picareta
    Consegue explicar qual foi o procedimento para dividir um terreno em 3 artigos?

O orçamento tem lista de preços unitários? Ou preços totais por especialidade? ou só o valor total?
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira

Ora, cá volto, quase um ano depois :(

O terreno foi dividido em três, demonstrando que era atravessado por dois caminhos públicos e que, naturalmente, o dividiam em três parcelas.

O orçamento está discriminado por preços totais por especialidade.

-------------------

Mais informo de que a construção arrancou oficialmente à 3 semanas. Para não ser demasiado optimista, espero lá ir passar o Natal de 2023 :D
    Concordam com este comentário: Gabinete OP, cloverleaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Beto1980
  4.  # 5

olá!

Pode partilhar o seu Orçamento?
    Eu tenho também um projeto recentemente Aprovado e vou começar na fase dos Orçamentos... A ver se não me assusto com os preços!
    Obrigada!
  5.  # 6

Não vai fazer a cada por 175 mil, pois não?
  6.  # 7

Colocado por: hugosomeoneinformo de que a construção arrancou oficialmente

Meta fotos, que a malta gosta de ver e criticar, e sempre se aprende mais alguma coisa.

E o fórum fica mais rico.
    Concordam com este comentário: PauloJSantos
  7.  # 8

Colocado por: monica_solá!

Pode partilhar o seu Orçamento?
    Eu tenho também um projeto recentemente Aprovado e vou começar na fase dos Orçamentos... A ver se não me assusto com os preços!
    Obrigada!

O orçamento detalhado não queria partilhar, mas posso dizer que a casa tem 300m² de área útil, com 200m² em cima e uma meia cave com 100m² e vai-me ficar, em números redondos, por 205.000€. Isto sem incluir infra estruturas, licenciamentos, furo, arranjos exteriores, cozinha, etc.
  8.  # 9

Bom preço. Felicidades e boa sorte.
    • Men
    • 2 maio 2022

# 10

Isto sem incluir infra estruturas, licenciamentos, furo, arranjos exteriores, cozinha, etc.

Isto é o mesmo que ir jantar fora e o prato fica a 10€, mas nesses 10€ não está incluído o acompanhamento nem a bebida, mas continua a ser um bom preço.

205 + 100 = 300 mil a brincar.
  9.  # 11

Bom preço.. De que zona é? Seria possivel esclarecer algumas dúvidas em privado consigo?

Obrigado desde já e boa sorte
  10.  # 12

Colocado por: Men

Isto é o mesmo que ir jantar fora e o prato fica a 10€, mas nesses 10€ não está incluído o acompanhamento nem a bebida, mas continua a ser um bom preço.

205 + 100 = 300 mil a brincar.

Foi erro meu. Não sei em que estava a pensar. O orçamento só não inclui cozinha, no interior. No exterior não inclui nada, os arranjos exteriores e muro são por minha conta.

Ainda não tenho orçamento para o muro, mas conto gastar uns 8 mil euros. Para a cozinha conto gastar uns 15 mil euros. Para os arranjos exteriores, só gasto dinheiro em material porque faço eu tudo.

É assim porque foi um orçamento de chave na mão e é assim que esta empresa trabalha. Outras trabalharão de outra forma, com certeza.
  11.  # 13

Colocado por: JoaoDBom preço.. De que zona é? Seria possivel esclarecer algumas dúvidas em privado consigo?

Obrigado desde já e boa sorte

Boa tarde,

Sou de Viseu.

Sim, consegue enviar mensagem privada por aqui?
  12.  # 14

Ora, para actualizar...

Então os 205.000€ da casa já foram investidos.

A juntar a isso somamos 18.000€ do muro em pedra (perpianho), 9.000€ para a cozinha, 1.850€ de uma janela toda xpto que mandámos fazer para ser janela e "portão" de garagem, 4.000€ para a escada de acesso à casa em betão, 3.100€ de uma escada em ferro com gradeamento em inox e vidro no interior (era em betão, mas retirámos da empreitada do construtor), mais 1.400€ para os degraus em carvalho da mesma escada, mais 3.000 e tal euros do furo.... Acho que não me estou a esquecer de nada.

Portanto já vamos muito próximos dos 250.000€.

Agora faltarão portões (estamos a aguardar pelo desenvolvimento do alcatroamento da rua, para não fugir do nível da mesma), depois compor o resto do terreno (1000 m² em números redondos), para arranjar terra vegetal e começar o ajardinamento e plantação de árvores de fruto.

Depois quero tratar de uma calçada na zona da frente da garagem, mas por agora se arranjar um bocado de tout-venant para não sujar tanto os carros fica assim.

Depois quero fazer uma estrutura em madeira, onde possa ter um compartimento de arrumações e colocar o balão para tirar água do furo e outro compartimento anexo onde possa fazer uma churrasqueira e uma varanda para aproveitar o por do sol no verão com família e amigos.

Como disse um utilizador mais acima, é coisa para me deixar o investimento nos 300.000€.

Aqui à uns tempos equacionámos, pelo aumento exponencial dos valores da prestação do banco, em vender a casa. Se ao valor investido juntar o valor do terreno (foi uma doação, mas foi vendido outro ao lado com menos condições do que o meu por 40.000€), a casa teria um custo, agora de 300.000€. Um fulano de uma imobiliária disse ser "fácil" de vender a casa conforme está por 410.000€. Vale pensar que sim, para me motivar que, se não der, ainda ganhamos qualquer coisita.
  13.  # 15

Agora vem o(s) meu(s) problema(s) em que queria as vossas opiniões.

Ao pedir a licença de construção tive de deixar uma caução na CM, supostamente para a área de cedência. Foi, em finais de 2021, de 4.500€.

Agora já habito na casa, mas ainda não tratámos de pedir a licença de habitabilidade porque ainda não há alcatrão. A Junta de Freguesia diz não ter autoridade sobre a CM para pedir isso e ando a falar com um amigo de um amigo da CM (das poucas formas de conseguir alguma coisa neste país) para ver se não tenho de pagar eu alcatrão e se consigo ir buscar a caução que lá deixei, que tanto jeito me dava para pagar contas e dar conforto à família.

Como eu antes morava num apartamento, tinha serviço de fibra óptica da Vodafone, o qual até gostava bastante, mas agora com a mudança para a casa nova tive a necessidade de contratar outro serviço, porque a Vodafone não tem cobertura naquela zona. Falei com vários assistentes que me confirmaram isso mesmo.

Fiz então um contrato de fibra com a Meo, no processo foi até incluído a rescisão com a Vodafone. Agora a Vodafone diz que lhes devo 200 e tal euros porque ainda estava dentro do período de fidelização. Eu disse que só não fiquei com o serviço deles porque eles não tinham cobertura.

Pediram um comprovativo de morada, eu mandei faturas da água e electricidade e eles dizem que não serve, só o comprovativo de morada das finanças.

Pedi então a alteração de morada nas finanças, mas coloquei "sem número" e a rua. Mas o carteiro não entrega cá a carta com os códigos para terminar o processo porque diz que não entrega cartas em moradas sem número de porta..........

Eu fui à CM para saber como pedir número de porta e a senhora desmotivou-me a fazê-lo porque disse que isso era um processo "automático" aquando do pedido de licença de habitabilidade.

Agora o meu dilema é... Peço número de porta na CM?! E ao pedir isso não vai criar algum tipo de alerta sobre a licença de habitabilidade?! E se criar, não vão eles, Município, acelerar o processo e eu perco a caução, porque não tem alcatrão na rua?

Conto com as vossas opiniões, sff. Obrigado e desculpem o testamento.
  14.  # 16

Boa tarde , em relação á vodafone deparei me com a mesma situação quando mudei de casa .
    Curiosamente tambem exigiam 200 euros , fiz queixa á anacom , expondo a situação e a situação ficou resolvida .
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugosomeone
  15.  # 17

Boas.

Pode sempre colocar internet por Starlink
    Concordam com este comentário: barreira
  16.  # 18

Colocado por: hugosomeoneAgora vem o(s) meu(s) problema(s) em que queria as vossas opiniões.

Agora o meu dilema é... Peço número de porta na CM?! E ao pedir isso não vai criar algum tipo de alerta sobre a licença de habitabilidade?!.

O número de porta recebi no Alvará de Obras de Construção emitido pela CM.
  17.  # 19

Colocado por: hugosomeoneAgora a Vodafone diz que lhes devo 200 e tal euros porque ainda estava dentro do período de fidelização. Eu disse que só não fiquei com o serviço deles porque eles não tinham cobertura.
    Mesma situação por aqui em 2020. Ao mudar de morada, pude "levar" o serviço da vodafone comigo por falta de cobertura. A Vodafone exigia os 200 e tal euros de rescisão porque eu é que decicidi mudar de morada e eles estavam a cuprir o contrato e deram-me alternativa (um pen manhosa de net, que em termos de velocidade era parecida com as antigas da e-escolas).

Levei a questão aos julgados de paz, que deu razão à operadora, mas considerou o valor de rescisão exagerado, qual foi reduzido em 50%.

Acabou-se a vodafone cá em casa em tudo e ad aeternum (além da net tinhamos os 2 telemoveis na vodafone em pacotes independentes. Mudamos para outras operadoras ). Ganharam 130 euros, mas perderam 2 clientes.

Mas experimente fazer como sugeriu o 4por1. Na altura não me lembrei de tal.
  18.  # 20

Colocado por: hugosomeoneAgora o meu dilema é... Peço número de porta na CM?! E
    O meu, pedi a atribuição de Nº de porta na Junta de freguesia bem antes de ter a licença de habitabilidade. Bastou indicar no paga onde se localizava a casa. Demorou 15 dias ou coisa do género.

0.0231 seg. NEW