Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei uma moradia recentemente que contem duas frações.
    Minha fração é a do primeiro andar.
    Mesmo sabendo que a fração debaixo tem janelas voltadas para meu terreno decidi avançar com a compra pois era
    um bom negócio.
    Entretanto comecei a remodelação da casa e todo o entulho espalhei no terreno.
    A vizinha esta a reclamar comigo pois estou a alterar a profundidade do terreno e assim as janelas dela vao ficar baixas.
    Minha questão é a seguinte: Eu posso solicitar o fechamento dessas janelas?
      WhatsApp Image 2021-06-30 at 14.48.59 (1).jpeg
  2.  # 2

    Existe propriedade horizontal?
    Como é que o primeiro andar tem o uso do terreno do R/C?

    Colocado por: weslei.diasEu posso solicitar o fechamento dessas janelas?

    Claro, mande fechar também as portas.
  3.  # 3

    Sim,
    Cada fração tem sua entrada independente.
    Segue uma foto da visão de cima para mais contexto.

    A fração do primeiro andar tem o seu terreno com entrada isolada e registrada na caderneta predial como parte da minha fração.
      visao-cima (1).png
    • AMVP
    • 30 julho 2021

     # 4

    Bolas, mas acabou we comprar a casa e ja quer fechar as janelas da vizinha?
  4.  # 5

    Colocado por: weslei.diastodo o entulho espalhei no terreno.

    Olhe que bonito... Belo serviço. Javardices.
    Eu se fosse o seu vizinho, já tinha era feito queixa na câmara...

    Mas pensa que é o dono disso tudo!?
  5.  # 6

    Só brincalhões.
    • size
    • 30 julho 2021

     # 7

    Colocado por: weslei.diasSim,
    Cada fração tem sua entrada independente.
    Segue uma foto da visão de cima para mais contexto.

    A fração do primeiro andar tem o seu terreno com entrada isolada e registrada na caderneta predial como parte da minha fração.
      visao-cima (1).png





    Mandar fechar as janelas ?
    Os elementos da caderneta predial apenas servem para imputar impostos sobre as partes que usufrui. Podem não coincidirem com a sua real propriedade.
    Tem a certeza que o terreno a que tem acesso é de sua propriedade exclusiva ? Ou é de uso exclusivo ?
    Tem que consultar a escritura de constituição da propriedade horizontal.

    Não poderá fazer inovações, como subir o terreno, prejudicando os interesses do seu vizinho
    Concordam com este comentário: gil.alves
  6.  # 8

    Colocado por: weslei.diasEntretanto comecei a remodelação da casa e todo o entulho espalhei no terreno.


    não pode, o entulho tem que ir para um lugar próprio, fique a saber que se a vizinha fizer queixa na camara você pode ser atuado.



    Colocado por: weslei.diasEu posso solicitar o fechamento dessas janelas?


    duvido, se elas estiveram legais, tem direito a lá estar. Se elas estiverem ilegais à mais de 20 anos, já ganharam direito a lá estarem.

    pelas fotos a casa tem especto de ter sido construída como moradia unifamiliar e ter sido dividida em propriedade horizontal posteriormente. pelo que as janelas devem estar legais.
  7.  # 9

    Colocado por: size




    Mandar fechar as janelas ?
    Os elementos da caderneta predial apenas servem para imputar impostos sobre as partes que usufrui. Podem não coincidirem com a sua real propriedade.
    Tem a certeza que o terreno a que tem acesso é de sua propriedade exclusiva ? Ou é de uso exclusivo ?
    Tem que consultar a escritura de constituição da propriedade horizontal.

    Não poderá fazer inovações, como subir o terreno, prejudicando os interesses do seu vizinho


    Colocado por: size




    Mandar fechar as janelas ?
    Os elementos da caderneta predial apenas servem para imputar impostos sobre as partes que usufrui. Podem não coincidirem com a sua real propriedade.
    Tem a certeza que o terreno a que tem acesso é de sua propriedade exclusiva ? Ou é de uso exclusivo ?
    Tem que consultar a escritura de constituição da propriedade horizontal.

    Não poderá fazer inovações, como subir o terreno, prejudicando os interesses do seu vizinho


    O terreno é de acesso e uso exclusivo, constando na escritura e registo predial.
    Sobre o entulho, o terreno é de terra batida pelo qual terá de levar um piso de qualquer forma.
    Mesmo não podendo fechar as janelas, a vizinha não teria de colocar grades nelas? Pois como garanto a segurança da casa sendo que as janelas além de tirar a privacidade do quintal da acesso direto a ele.
  8.  # 10

    Colocado por: weslei.diasSobre o entulho, o terreno é de terra batida pelo qual terá de levar um piso de qualquer forma.


    vai impermeabilizar uma parte do terreno, ninguém liga a isso, mas se vai "criar" chatices à vizinha por causa das janelas ela pode criar chatices a si se não fizer isso de forma legal.





    Colocado por: weslei.diasMesmo não podendo fechar as janelas, a vizinha não teria de colocar grades nelas? Pois como garanto a segurança da casa sendo que as janelas além de tirar a privacidade do quintal da acesso direto a ele.


    não, uma coisa são janelas outra coisa são frestas, imagine que tem uma divisão sem janelas e só pode abrir uma janela para o terreno do vizinho, pode abrir uma janela e colocar frestas. No entanto se o vizinho quiser fazer um muro encostado está no direito dele.
    O que tem ai são janelas com servidão de vistas, pode quanto muito fazer um muro a 1,5m de distancia.
  9.  # 11

    Sim, a questão aqui era não criar chatices. Entretanto não posso fechar os olhos a uma pessoa querer mandar em algo que não lhe pertence. Infelizmente terei de procurar maneiras dentro da lei para poder resolver este problema
  10.  # 12

    Colocado por: weslei.diasEntretanto não posso fechar os olhos a uma pessoa querer mandar em algo que não lhe pertence.


    Desculpe!? Mas pela sua explicação você é que está em transgressão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: weslei.dias
  11.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas

    Desculpe!? Mas pela sua explicação você é que está em transgressão.

    Por causa do entulho? Esse o de menos, pois posso retirar ele. O problema aqui é a
    Vizinha implicar com o impermeabilizar o terreno. Sendo que não lhe pertence e não causa problemas a ela
  12.  # 14

    Colocado por: weslei.diasVizinha implicar com o impermeabilizar o terreno
    Ja consultou o regulamento municipal para saber se pode impermiabilizar mais o terreno? - Atenção aos telhados de vidro...
    Concordam com este comentário: lpetinga
  13.  # 15

    continue a encher isso de entulho até enterrar a casa da vizinha e a vizinha... acabam os problemas!
    Vejo uma boa viovencvia a patyir de agora na sua nova casa e os seus vizinhos.
  14.  # 16

    Obrigado por todas as respostas, mesmo as ironicas....
    Vou entrar em contacto com a camara pois eles certamente darão informação mais precisas
  15.  # 17

    Weslei.dia, Antes de ter feito qualquer alteração na propriedade deve informar-se sobre os deus direitos sobre a mesma.
    Por outro lado, a boa convivência com os vizinhos, sobretudo com um tão próximo, é um bem de grande valor; não menospreze isso.
    E sim, acho bem que vá à Câmara consultar um técnico sobre tudo isso, para evitar mais aborrecimentos no futuro.
    Concordam com este comentário: lpetinga, Pedro Barradas
  16.  # 18

    Colocado por: nunogouveiaWeslei.dia, Antes de ter feito qualquer alteração na propriedade deve informar-se sobre os deus direitos sobre a mesma.
    Por outro lado, a boa convivência com os vizinhos, sobretudo com um tão próximo, é um bem de grande valor; não menospreze isso.
    E sim, acho bem que vá à Câmara consultar um técnico sobre tudo isso, para evitar mais aborrecimentos no futuro.


    Exatamente Nuno, eu sempre prezei pela boa convivencia entre os vizinhos.
    Acho que minha explicação ficou mal entendida. As obras que estou a realizar sao no interior da minha fração.
    O exterior é algo que prentendo ipermeabilizar, dai o questionamento das janelas e afins.
  17.  # 19

    Colocado por: weslei.diasVou entrar em contacto com a camara pois eles certamente darão informação mais precisas

    Não se esqueça de perguntar se pode por massa por cima do entulho, para nivelar o pavimento.
  18.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Não se esqueça de perguntar se pode por massa por cima do entulho, para nivelar o pavimento.

    Certo, solicitei a visita de um tecnico a moradia e desta forma ele poderá dizer o que se pode ou não pode.
 
0.0202 seg. NEW