Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Com a questão das áreas cinzentas da lei no que toca terrenos rústicos, colocação de contentores, rolotes, tiny houses, caravanas etc e com a mudança da vida económica, com cada vez menos empregos para a vida, mais trabalhos precários e temporários, mais trabalho online etc pus-me a pensar se não seria melhor criar legislação para que as pessoas possam viver estilos de vida não sedentários de forma legal e regularizada, às tantas também ajudaria na questão dos ciganos.

    Uns exemplos do que poderia ser feito:

    Casas móveis podem ser colocadas em terrenos agrícolas mas terão limites máximos de área.
    Não se paga IMI nem é preciso pedir para se colocar casa móvel ou licenças etc, mas paga-se um novo imposto de nómada, e as pessoas têm direito a fazer despejo de águas nos locais apropriados gratuitamente (atualmente a maior parte, pelo menos nas câmaras já são grátis por acaso) e ligação à rede, carregar baterias etc, e se preciso construção de mais locais apropriados para isso.
    Facilitação de aluguer de terrenos a curto prazo para aqueles que viajam frequentemente possam usar vários terrenos do país.
    Legalização de licenças de venda de serviços e produtos ambulantes no país inteiro (com as limitações necessárias), que eu saiba atualmente é a câmara que dá licença e só tem efeito na sua área.

    São só exemplos, mas que acham da ideia no geral?
  2.  # 2

    Ah, falta resolver a situação da correspondência. Com a internet e telemóveis hoje não é tão importante, mas ainda assim, se uma instituição te quiser enviar uma carta registada com aviso de recepção como se faria?
  3.  # 3

    Parques de Campismo.
    Concordam com este comentário: Picareta
  4.  # 4

    Colocado por: Mas qual papel?Ah, falta resolver a situação da correspondência.

    A correspondência seria enviada para a morada do serviço de água ou luz ou internet
  5.  # 5

    Colocado por: callinasA correspondência seria enviada para a morada do serviço de água ou luz ou internet
    O problema seria a morada Fiscal.
    Penso ter de fazer prova que não tem morada permanente mas não sei como.
  6.  # 6

    Mesmo os ciganos e os do circo têm morada fiscal
    Concordam com este comentário: gil.alves
  7.  # 7

    Isso é um parque para autocaravanas e ja vão existindo alguns, ainda que eu seja apologista de uma maior liberalização da construção não me parece que promover o "semear" de habitações provisórias seja solução só vai é criar mais problemas. Um terreno agricola é isso mesmo, para uso agricola não para ter la um acampamento
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Não é desejável, de todo essa dispersão. Deixem sossegado as paisagens rurais. Reabilitem as pre-existências nas zonas rurais e urbanas do interior do país. Muita casa devoluta. Não há necessidade de espalhar mais "lixo" por aí fora.

    Querem ser nómadas, arranjem uma bolsa de casas temporárias e vão rodando...
    Concordam com este comentário: lpetinga, Picareta
  9.  # 9

    Colocado por: gil.alvesParques de Campismo


    Por cada ano num parque de campismo dava para comprar um pequeno terreno rural...
  10.  # 10

    Colocado por: tviegasIsso é um parque para autocaravanas e ja vão existindo alguns, ainda que eu seja apologista de uma maior liberalização da construção não me parece que promover o "semear" de habitações provisórias seja solução só vai é criar mais problemas. Um terreno agricola é isso mesmo, para uso agricola não para ter la um acampamento
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Um contentor ou caravana ocupa menos de 20m2, um terreno tem centenas de m2 se for pequeno, milhares se for grande, em nada é contraditório, aliás assim até seria outro incentivo à agricultura.

    Reabilitem quem? Com que dinheiro? Se o estado não faz ninguém vai fazer.
  11.  # 11

    Colocado por: Mas qual papel?Por cada ano num parque de campismo dava para comprar um pequeno terreno rural...
    Se é para ser nómada, arrange uma caravana. Nao tem de ficar sempre em parques de campismo. Caravanismo selvagem é proibido mas se parar numa aldeia e aparcar no terreno do Sr. José por uma semana ele Nao lhe vai negar desde que não lhe estrague as batatas.
  12.  # 12

    Colocado por: gil.alvesSe é para ser nómada, arrange uma caravana. Nao tem de ficar sempre em parques de campismo. Caravanismo selvagem é proibido mas se parar numa aldeia e aparcar no terreno do Sr. José por uma semana ele Nao lhe vai negar desde que não lhe estrague as batatas.

    Ou seja, ou fazer algo ilegal ou depender de terceiros.
  13.  # 13

    Colocado por: Mas qual papel?Ou seja, ou fazer algo ilegal ou depender de terceiros.
    Se não quer ilegal fique no campismo.
    "depender de terceiros" é relativo. Contacto com "as gentes" é salutar e faz parte do espirito nómada de entre-ajuda.
 
0.0177 seg. NEW