Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Alguém consegue ajudar-me a identificar como desmontar o móvel/secretária em anexo? A dúvide reside no facto de não se tratar de um mecanismo que eu considere convencional (ex.: girofix).
    O movel é de madeira maciça e não consigo entender o mecanismo nem que tipo de ferramenta usar. Basicamente existem múltiplos furos com carrapetas de rosca metalica que ao desenroscar apresenta um buraco metalico como a foto.

    Obviamente não pretendo destrutir o movel e não consigo movimentar para outra divisão sem o desmontar.
    Alguém faz ideia que mecanismo é este?

    Muito Obrigado pela preciosa ajuda.
      image_6487327.JPG
      image_123986672 (1).JPG
  2.  # 2

    isso não é madeira maciça, é aglomerado folheado.

    rode isso por forma a desbloquear os pernos TODOS e puxe o tampo/ painel.
    Pode necessitar de dar umas pancadinhas extra, pois terá também que desencaixar os pinos/ espigas.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yak_nip
  3.  # 3

    Antes tem de desmontar a gaveta.
    O tampo rosa é rebatível?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yak_nip
  4.  # 4

    @Pedro Barradas, antes de mais, muito obrigado pela sua pronta disponibilidade em ajudar. De facto ando de volta disto meio desesperado porque queria ver se desmanchava o movel a tempo do aniversario da minha filha de 3 anos para lhe fazer surpresa para com a mudança disposição do quarto.
    Achei que seria de madeira maciça porque o móvel é pesadíssimo, pelo menos comparado com os típicos móveis IKEA de bocados de madeira prensados, mas de facto é como diz, será esse tal aglomerado folheado.
    Entretanto estive a ver os seus comentários e tirei mais umas fotografias para ver se fica mais explícito.

    As tais carrapetas de metal que se desenroscam facilmente (chave philips) são os espigões de segurança para evitar que o móvel se desconjunte ou é apenas para esconder o buraco daquelas anilhar/armaduras metálicas encastradas na madeira?
    Se forem espigões (hipotese 1) devo ir removendo e dando as tais pancadinhas para ir separando as tabuas? Se for hipotese 2, é suposto ter uma chave de fendas de boca muitissimo larga que encaixa nas anilhas/armaduras para tentar desenroscar? Pela foto vê que uma ponta de chave de fendas das mais largas que tenho ainda fica muito longe do diametro suposto...

    Falou em desmontar a gaveta, mas qual acha ser a tecnica para a desmontar? É que nao é daquelas que se puxa e se levanta ligeiramente para desencaixar e tenho medo de estar a fazer força e partir alguma coisa...

    Desde já agradeço toda a sua boa vontade em ajudar e espero que com as fotos adicionais possa ser mais explícito da minha parte.
    Obrigado
      image_123927839 (1).JPG
      image_123927839 (4).JPG
      image_123927839 (5).JPG
  5.  # 5

    Responde à sua questão anterior. O tampo rosa não é rebatível, está também acoplado.
    Aproveito e coloco fotos da gaveta.
    Obrigado
      image_64873272.JPG
      image_6487327 (1).JPG
      image_157482271.JPG
  6.  # 6

    A gaveta não tem parafusos por dentro a agarrar à corrediça?
  7.  # 7

    @Varajote - A gaveta não tem nenhum parafuso por dentro. E à medida que vou fechando a gaveta meti a mão por dentro da gaveta para sentir o tampo superior e não senti nenhum ranhura de parafusos igualmente.
  8.  # 8

    A gaveta fixa à corrediça de alguma maneira, por norma é um parafuso a apertar a madeira à corrediça por dentro.

    Tire foto à corrediça, como a foto que colocou, mas a apanhar até à frente da gaveta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho, Yak_nip
  9.  # 9

    Pegue num maço de borracha e vá apalpando a ver onde se solta com jeito
  10.  # 10

    Eu acho que tem de ter uma chave de fendas larga e rodar essas peças!!!
  11.  # 11

    Bom dia.
    Sim, de facto há ali um pequeno parafuso lateral junto à terminação da gaveta que fixa à corrediça. Mas não julguei que fosse apenas isso a fixação para uma gaveta tão grande. Pensei que haveria forma de sair o conjunto gaveta + corrediça.
    Resta-me agora a dúvida inicial se as tais carrapetas de metal que se desenroscam facilmente (chave philips) são os espigões que mantêm o móvel encaixado ou se tenho de ir comprar uma chave de fendas muito larga e que encaixa exatamente nas anilhas para tentar desenroscar. Como a minha filha dorme no quarto e tenho pouco tempo, não queria arriscar começar a tentar desmontar e ficar bloqueado e ter de voltar ao ponto inicial.
    Obrigado a todos pela ajuda. Irei hoje tentar tirar a gaveta e ver se encontro forma de começar por desmontar o tampo...
 
0.0157 seg. NEW