Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Naish
    https://www.industriaeambiente.pt/noticias/reclicagem-de-aguas-cinzentas/


    Muito interessante, eu acredito que este é o caminho.
  2.  # 22

    Esta solução apenas pode existir em paralelo ao abastecimento de água potável.
    Do reservatório sairá uma ligação para rega (as torneiras deverão ter sinalética a informar que a água não é potável) e para as mochilas das sanitas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nortenho66
  3.  # 23

    Devo esclarecer que o meu interesse sobre esta temática deriva de como futuro DO tenho a intenção de vir a utilizar este(s) sistema(s).
    • SrR
    • 11 agosto 2021

     # 24

    Aqui o problema a existir é por ex alguma avaria no grupo de pressurizacao da água do depósito deixa de ter agua nos autoclismos, e como por lei nao pode existir ligação entre a produção privada e a publica pode ser um problema repor agua nos autoclismos a tempo, mas nada temam pois ja há no mercado equipamentos que admitem pelos menos 2 ligações distintas de agua sem haver mistura entre ambas.
    Concordam com este comentário: Naish
  4.  # 25

    Existe a possibilidade de "injectar" água da rede no reservatório, mas prefiro a opção de uma segunda ligação.
    •  
      aacc
    • 11 agosto 2021

     # 26

    Colocado por: nortenho66
    Como assim?



    Os meus pais têm depósito de água no sótão da casa para onde bombeiam a água do poço que abastece a casa, nunca ganhou bactérias.

    Basta não apanhar luz do sol
    Concordam com este comentário: nortenho66
    • SrR
    • 11 agosto 2021

     # 27

    Colocado por: NaishExiste a possibilidade de "injectar" água da rede no reservatório, mas prefiro a opção de uma segunda ligação.
    estar a encher depósitos com agua parece ser algo contraproducente, vai estar a ocupar espaço no depósito com agua da rede, mas para tudo há soluções
    Concordam com este comentário: Naish
  5.  # 28

    Colocado por: Pedro BarradasRafa... Tem noção dos valores que estão em causa... De consumos, precipitação local, etc...


    Confesso que ainda não sei nada sobre o assunto.
    Tenho que estudar a pluviosidade da zona (alto Minho). No entanto, de terreno, a necessitar de rega, são cerca de 1000m2, e uma casa com 3 pessoas (sanitários)
  6.  # 29

    • Naish
    • 11 agosto 2021 editado

     # 30

  7.  # 31

    Colocado por: aaccBasta não apanhar luz do sol


    Isso não é verdade...
  8.  # 32

    Colocado por: rafahahTenho que estudar a pluviosidade da zona (alto Minho). No entanto, de terreno, a necessitar de rega, são cerca de 1000m2


    Ai chove frequentemente e bastante...
    Mas so deve ter necessidades de verão e pontuais, caso tenha relva...

    É a ideia genérica que tenho.
  9.  # 33

    Clima e pluviosidade no alto minho
    Encontram-se nesta zona as precipitações mais elevadas da Europa, que podem atingir os 3.400 mm anuais nas terras mais altas do interior.

    A distribuição das chuvas é irregular ao longo do ano, concentrando-se entre dezembro e março (com cerca de 50% da precipitação anual). Em contrapartida, os meses de verão, de junho a setembro, não recebem mais do que 12% daquela precipitação anual.

    https://www.altominho.pt/pt/sobre/clima/
  10.  # 34

    Este tópico é cada vez mais pertinente. Tenho visto alguns vídeos de soluções de filtragem passiva com areia ou carvão, que são muito interessantes, e há pessoas que já utilizam estes sistemas há décadas, contudo, imagino que sejam 100% ilegais por cá.
    Exemplo:
    https://youtu.be/L56q_pCxULc
  11.  # 35

    Colocado por: CM2021Este tópico é cada vez mais pertinente. Tenho visto alguns vídeos de soluções de filtragem passiva com areia ou carvão, que são muito interessantes, e há pessoas que já utilizam estes sistemas há décadas, contudo, imagino que sejam 100% ilegais por cá.
    Exemplo:
    https://youtu.be/L56q_pCxULc


    tanto quanto sei só é ilegal se tiver agua canalizada na habitação e se misturar aguas no mesmo circuito. Se usar essa agua para rega, lavar o carro e afins, numa rede separada, não tem qualquer problema. Existem também sistemas de tratamento das aguas residuais que no final do processo a agua pode ser utilizada para rega por exemplo.
  12.  # 36

    O que tenho visto é mesmo para uso doméstico, ou seja, pelo menos segundo quem propõe este tipo de sistema, o resultado é água potável.

    É algo que desconheço, se em Portugal é possível ter um sistema destes, de forma legal. Imagino que por cá tenha de haver sistemas com requisitos mais exigentes, por razões de segurança do consumo de água?
    • Naish
    • 11 agosto 2021 editado

     # 37

    Com a finalidade de rega, a água depurada não deverá ser usada em cultura hortícola para consumo humano, apenas em relva e floricultura.
  13.  # 38

    Sobre a quantidade de água necessária para regar relva, existe uma discussão no FdC:
    https://forumdacasa.com/discussion/42063/consumo-mensal-de-agua-para-rega-de-relva/
 
0.0135 seg. NEW