Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    gil, não pode comparar.. coisas que nada tem a haver.

    Matematicamente, as contas, as formulas e os objectivos intrinsecos, entre uma coisa e outra são distintos.
  2.  # 22

    Colocado por: nortenho66
    O standard passive house vai ao detalhe no cálculo de necessidades energéticas de um edifício, o certificado energético em PT é um documento para brincar ao cálculo energético.
    Se quiser ver o documento para cálculo das necessidades energéticas de uma passive house encontra na net, não é nenhum segredo.
    Concordam com este comentário:gil.alves

    A forma como as contas são feitas é diferente, não se conclui nada comparando coisas diferentes.
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro Barradasgil, não pode comparar.. coisas que nada tem a haver.

    Matematicamente, as contas, as formulas e os objectivos intrinsecos, entre uma coisa e outra são distintos.
    Certo Pedro. Eu sei dos cálculos PHPP. O que gostava de "entender" eram estes de certificação. - claro genericamente, se nao fazia um curso...
    Porque a questão que vejo nestes certificados é como o Nortenho disse brincar... para ter uma letra num papel...
    Dai a minha pergunta ter sido: Qual seria a classificação de uma passive house? curiosidade.
    • nunoo
    • 12 agosto 2021 editado

     # 24

    Colocado por: nortenho66
    Tem algum impedimento de isolamento pelo exterior?

    Não, nenhum! Até seria uma vantagem para mim na perspectiva de fazer remodelações fundamentais no interior numa primeira fase e viver na casa 1 ou 2 anos para perceber as necessidades.

    Quanto às AQS, tendo atualmente um termoacumulador elétrico já com alguns anos, o que aconselham?

    Instalar Termossifão e manter o termoacumulador em simultâneo?
    Fotovoltaícos em autoconsumo para cobrir os gastos do termoacumulador?
    Instalar bomba de calor?
  4.  # 25

    Colocado por: rjmpires
    A forma como as contas são feitas é diferente, não se conclui nada comparando coisas diferentes.


    Errado, um é um cálculo de consumos energéticos de um edifício, o outro é um A4 que custa 200 ou 300€ para cumprir uma formalidade.
    Eu olhando para os cálculos da PH chego a várias conclusões (até em termos de projecto de arquitectura), olhando para um certificado energético não chego a nenhuma conclusão, diz 0 em relação ao desempenho energético do edifício.
  5.  # 26

    Colocado por: nunoo
    Não, nenhum! Até seria uma vantagem para mim na perspectiva de fazer remodelações fundamentais no interior numa primeira fase e viver na casa 1 ou 2 anos para perceber as necessidades.

    Quanto às AQS, tendo atualmente um termoacumulador elétrico já com alguns anos, o que aconselham?

    Instalar Termossifão e manter o termoacumulador em simultâneo?
    Fotovoltaícos em autoconsumo para cobrir os gastos do termoacumulador?
    Instalar bomba de calor?

    Então opte por isolamento pelo exterior, fica sem comparação melhor servido.
  6.  # 27

    Colocado por: nortenho66

    Errado, um é um cálculo de consumos energéticos de um edifício, o outro é um A4 que custa 200 ou 300€ para cumprir uma formalidade.
    Eu olhando para os cálculos da PH chego a várias conclusões (até em termos de projecto de arquitectura), olhando para um certificado energético não chego a nenhuma conclusão, diz 0 em relação ao desempenho energético do edifício.


    É a sua opinião, nada contra.
  7.  # 28

    Colocado por: rjmpires

    É a sua opinião, nada contra.


    Qualquer pessoa na área sabe para que que serve o certificado energético... Formalidade, nada mais. Técnicos da Térmica não tinha praticamente trabalho, lá tiveram de inventar um certificado, que pelos vistos ainda vai piorar agora ocm as novas regras.
  8.  # 29

    Colocado por: gil.alvesQual seria a classificação de uma passive house?
    as que conheço são A+.
  9.  # 30

    Colocado por: nunooInstalar Termossifão e manter o termoacumulador em simultâneo?
    Fotovoltaícos em autoconsumo para cobrir os gastos do termoacumulador?
    Instalar bomba de calor?
    sendo exclusivamente para AQS creio que uma boa bomba de calor será mais vantajosa e económica
  10.  # 31

    Colocado por: nortenho66

    Qualquer pessoa na área sabe para que que serve o certificado energético... Formalidade, nada mais.
    não concordo apesar de a maioria ser papel mal empregue.

    Feito como deve ser diz com algum rigor o comportamento e as necessidades do edifício.
    Concordam com este comentário: Picareta
  11.  # 32

    Colocado por: jorgealvesas que conheço são A+.

    Podia partilhar algum? Apenas curiosidade para ver o que recomendam como melhorias e em que percentagem é avaliada A+
  12.  # 33

    Colocado por: gil.alvesPodia partilhar algum?
    não o posso fazer pois não são "meus".


    Colocado por: gil.alvesApenas curiosidade para ver o que recomendam como melhorias e em que percentagem é avaliada A+
    na casa de Mindelo certificada PH (do ****) não foram propostas medidas de melhoria, e francamente acho que pouco mais poderá ser feito além de 2 painéis fotovoltaicos que está previsto serem aplicados assim que eu tenha tempo.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  13.  # 34

    Colocado por: gil.alves
    Podia partilhar algum? Apenas curiosidade para ver o que recomendam como melhorias e em que percentagem é avaliada A+

    Em certificados A e A+ não deve haver melhorias a apontar.
    • RUIOLI
    • 12 agosto 2021 editado

     # 35

    Se vos serve de consolo, o meu projeto cumpre indicadores PH e acreditem ou não o pre certificado é A. Mas como equipamentos só tem BC AQS e VMC. O projetista diz que para ser A+ só com equipamentos extra, melhorar a orientação é disposição dos vãos não posso porque são moradias em banda. Melhorar os isolamentos e janelas mais é difícil. Portanto restam os equipamentos... por opção conjunta não metemos equipamentos nesta fase de projeto, mas devo por perto de 4kw de FV.

    Ou seja, os CE e PHPP são modelos de cálculo bem diferentes, com descritores diferentes, com critérios limites diferentes, com pesos diferentes...

    Quando se fala em casa passiva é isto, apostando apenas em medidas passivas (excepto VMC) consegue-se atingir o desempenho requerido, nos CE só com passivas a mesma casa não chega a A+.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 36

    Colocado por: RUIOLISe vos serve de consolo, o meu projeto cumpre indicadores PH e acreditem ou não o pre certificado é A. Mas como equipamentos só tem BC AQS e VMC. O projetista diz que para ser A+ só com equipamentos extra, melhorar a orientação é disposição dos vãos não posso porque são moradias em banda. Melhorar os isolamentos e janelas mais é difícil. Portanto restam os equipamentos... por opção conjunta não metemos equipamentos nesta fase de projeto, mas devo por perto de 4kw de FV.

    Ou seja, os CE e PHPP são modelos de cálculo bem diferentes, com descritores diferentes, com critérios limites diferentes, com pesos diferentes...

    Quando se fala em casa passiva é isto, apostando apenas em medidas passivas (excepto VMC) consegue-se atingir o desempenho requerido, nos CE só com passivas a mesma casa não chega a A+.

    O outro testemunho que li por aqui também referia ser A, de uma PH.
  15.  # 37

    Colocado por: RUIOLIprojetista diz que para ser A+ só
    tem que resolver as necessidades da climatização que nunca são nulas.
  16.  # 38

    Colocado por: jorgealvestem que resolver as necessidades da climatização que nunca são nulas.

    Certo, mas sem nada disso, estive agora a comparar o desempenho do PHPP com a casa que referiu tenho uma performance muito parecida, ligeiramente melhor mas residual.

    Em tempos para uma tese estudei aprofundadamente como se faz um modelo como o da ADENE para atribuir a classificação A+ a F do CE, pelo que falei com um ex aluno que é da ADENE entendi que aquilo tem por base um modelo hierárquico multicritério (não sei o suficiente de térmica para entender os detalhes, ainda procurei os pesos de cada critério e como lá chegaram para ver o racional ou se tinha sido por votação de peritos, mas informação é um pouco opaca) e depois no fim usa um modelo de Benchmarking para atribuir as letras, por isso é q de tempos em tempos a escala muda e fica mais exigente, em teoria isso é válido neste modelo de benchmarking e é para isso que ele serve, para ser evolutivo e promover a melhoria.

    Isto para dizer, que aquilo tem critérios e pesos definidos por alguém, que podem favorecer mais a parte ativa do que a passiva, ou podem ter colocado como critério que só com passivas nunca seria A+, tudo isto é licito nos modelos multicritério desde que decidido com ética.

    O PHPP pelo que percebi no curso de tradesperson, é um modelo mais baseado na física, no balanço energético.

    Quem conhece um pouco estas teorias da tomada de decisão, só se usa o modelo da ADENE quando não se tem modelos mais avançados e não dependentes do julgamento humano, como é o caso do PHPP que é baseado na física das construções. Precisamente porque o da ADENE pode ser mais facilmente construído de forma manipulada (hipótese teórica), na escolha de critérios, nos pesos, etc.

    Parece que vem ai a simulação dinâmica e isso é um passo em frente, não conheço os moldes, tenho curiosidade académica mas não tenho tido tempo.

    Dito isto, são modelos muito diferentes, portanto os resultados podem ser diferentes.
    Concordam com este comentário: nortenho66, Pedro Barradas
  17.  # 39

    Colocado por: jorgealvesnão concordo apesar de a maioria ser papel mal empregue.

    Feito como deve ser diz com algum rigor o comportamento e as necessidades do edifício.
    Concordam com este comentário:Picareta


    Como é que diz com rigor sem contabilizar pontes térmicas, estanquidade ao ar, sombreamentos entre outros parâmetros?
  18.  # 40

    Saia um desenterro…


    Pois bem…
    Alguém consegue partilhar os valores de ref. do certificados energéticos?
    Qd assumem melhor ou pior que a referência.
    Que valores são esses de “ref.”?

    Alguém pode partilhar como são calculados os valores?
 
0.0218 seg. NEW