Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Iniciei com o montepio uma simulação de crédito habitação em Maio de 2021.
    O meu marido recebe o ordenado mínimo e eu de baixa médica.
    O valor da casa era 130 mil, e o senhor do banco disse que tínhamos tudo para correr bem no crédito.
    Fazerem-nos acreditar fizemos o pedido de avaliação (retiraram o dinheiro da conta sem aviso prévio) e correu tudo bem.
    Ao fim de uma semana ligam e dizem que o crédito foi negado por eu estar de baixa, mas com um fiador iríamos conseguir.
    Confiando na palavra seguimos então com o fiador.
    Ao fim de umas duas semanas dizem que não à nada a fazer, foi negado novamente.
    Hoje ao fim de quase 3 meses e meio, o montepio retirou nos 280€ de despesas de comissão.
    Contactei logo o banco e diz que são as despesas inicias do processo.
    Mas o que me foi dito no banco foi que a única despesa que teríamos era do avaliador. O resto das despesas só pagáva-mos quando o crédito fosse aceite.
    Eles podem fazer isto?
    Obrigada por quem ajudar
  2.  # 2

    Foi um favor que o banco vos fez, com esses rendimentos não tem condições para contrair esse crédito.
    Concordam com este comentário: dalmonio, Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adriana24rodrigues
  3.  # 3

    Deixaram-se enganar.
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaFoi um favor que o banco vos fez, com esses rendimentos não tem condições para contrair esse crédito.
    Concordam com este comentário:dalmonio


    Cada um sabe da sua vida mas não posso deixar de concordar.
  5.  # 5

    peça os 280€ de volta isso só podem tirar depois de tudo aprovado... não foi aprovado não há despesas nenhumas.
  6.  # 6

    Colocado por: luixmodpeça os 280€ de volta isso só podem tirar depois de tudo aprovado... não foi aprovado não há despesas nenhumas.


    Não é verdade, os bancos cobram sempre a comissão de abertura/análise do crédito habitação independentemente de conseguir ou não o crédito. E isso acontece no Montepio e nos outros todos.

    Pontualmente pode haver uma ou outra campanha em que algum banco oferece esta comissão. Não me parece que tenha sido o caso.

    Nenhum banco vai dizer que não concede crédito sem pelo menos abrir o processo e cobrar a comissão inicial, porque obviamente é assim que fazem dinheiro.
    Concordam com este comentário: Pepsi
  7.  # 7

    Para carta de pré-aprovação, não cobram nada, não é simulação no balcão é ir a análise de risco do banco e receber carta de pré-aprovação, ficando pendente da avaliação do imóvel.

    Manda fazer avaliação, cobram a avaliação e a comissão de estudo, ronda aos 500€, se não avançar para a avaliação não cobram nada.

    A pré-aprovação antes da avaliação diz isto...

    "Exmo(a). Sr(a).,

    É com particular satisfação que lhe comunicamos que o seu empréstimo à habitação foi aprovado 1, pelo
    montante de xxxxxxxx Euros e pelo prazo de xxx meses, pelo que vamos de imediato dar seguimento ao
    processo de avaliação do imóvel.

    A contratação do seu empréstimo decorrerá normalmente após a verificação dos requisitos 2 necessários para
    a aprovação definitiva do empréstimo.

    Com os melhores cumprimentos,"


    1 e 2 é referente à documentação e avaliação do imóvel.

    Não recebeu a carta de pré-aprovação, antes de avançar para a avaliação?
    Concordam com este comentário: Vfmr
  8.  # 8

    Colocado por: Varejote
    Não recebeu a carta de pré-aprovação, antes de avançar para a avaliação?


    O mais provável é terem ignorado esse passo.

    Algo do tipo:
    Gestor do Banco - "Sim, sim, com esses rendimentos conseguem o empréstimo. Vamos já tratar da papelada..."
    Crédito Recusado
    Gestor do Banco - "epa isto o problema foi a baixa, mas arranjem um fiador que assim já passa...."
    Crédito Recusado
  9.  # 9

    Bom dia
    Não recebi nenhuma carta de pré-aprovação, como indica.
    Tanto que quando foi lá o avaliador também não me deram acesso a documento nenhum.
    De momento já comprei casa, eu estou de baixa não desempregada
    E funcionou completamente diferente do montepio.
    Só acho muito mau um banco dizer que a única despesa que iríamos ter era do avaliador, o resto das despesas cobravam depois do crédito aprovado.
    Obrigada por os comentários.
    • hangas
    • 19 agosto 2021 editado

     # 10

    Colocado por: Adriana24rodriguesSó acho muito mau um banco dizer que a única despesa que iríamos ter era do avaliador, o resto das despesas cobravam depois do crédito aprovado.


    Provavelmente o gestor não foi correcto a dar-lhe essa informação.
    Mas na simulação deve ter-lhe entregado uma FINE onde tem que constar essa informação toda de forma clara.

    Este é um exemplo da FINE do BCP.

    Como vê, neste caso há uma comissão na altura da avaliação, tem outra quando for aprovado, e outra quando for concedido efetivamente.
      Screenshot 2021-08-19 at 09.06.08.png
  10.  # 11

    Sim tive acesso a essa informação.
    Mas nunca fui informada que teria de pagar este valor só para abertura do processo.
    Obrigada por a sua ajuda
  11.  # 12

    Alguns gestores não sei que andam a fazer nos bancos. Parece que não sabem minimamente o que andam ali a vender... não sei qual é a formação de alguns mas ainda à pouco tempo fui a um para um crédito automóvel, e pedi esclarecimentos sobre algumas taxas que entravam no financiamento e o gestor nos disse que tinhamos que ter disponível na conta quando a transacção fosse feita.... Começou logo a coçar a cabeça e tive eu que lhe explicar na simulação que ele me deu onde entrava o montante dos encargos como financiado. Estamos a falar de coisas basicas, contas de somar e subtrair....

    O meu conselho é que vá por terceiros. Eu fiz tudo pelo Dr. Finanças quando foi a compra da casa. Mas eles não vão andar cá com paninhos quentes. Pedem-lhe os rendimentos e a situação laboral e depois é que vão vir propostas(ou não). O meu processo foi sem espinhas e relativamente rápido. Na altura não estive à espera de muitas ofertas, recebemos 3. Caixa Eurobic e Totta. O Totta era o meu banco. As melhores taxas eram as do eurobic. Fiz crédito com a caixa. Mais rápido, não precisei de fiadores nenhuns. A minha irmã quando fez a escritura dela, diz que demoraram cerca de 3 horas só para assinar papelada. Nós demoramos 20 minutos. Só posso dizer bem do processo deles. E o pagamento deles é a comissão por fazerem o crédito.

    Como é óbvio o seu caso é diferente. O banco não se pode atravessar num crédito tão grande sem garantias. O salário minimo nunca pode ser alvo de penhora. Não sei do que é a sua baixa médica, mas se é de longa duração e o trabalho também é de ordenado minimo não será fácil para uma casa com esse valor... Ou tem dinheiro para uma boa entrada para baixar o valor do crédito, ou então esqueça.
  12.  # 13

    Colocado por: Adriana24rodriguesSim tive acesso a essa informação.
    Mas nunca fui informada que teria de pagar este valor só para abertura do processo.
    Obrigada por a sua ajuda


    Se teve acesso à informação então foi informada.... É importante ler aquilo que se está a assinar e não se fiar apenas no que a pessoa que está à sua frente está a dizer.
  13.  # 14

    Bom dia,

    Ainda ontem respondi a alguém sobre comissões e lembrei-me desta entidade bancária, mas náo fiz referência. Este é o único banco, por definição, que tenta que os clientes façam logo a avaliação antes de terem o que quer que seja aprovado.
    Todos os outros, regra geral, e salvo funcionários mais "agressivos" primeiro aprovam e depois sim pedem avaliação.
    Ao contrário do escrito por alguns é extremamente raro que qualquer comissão seja cobrada em caso de não aprovação, e comigo ou connosco da Decisões E Soluçóes nunca tal aconteceu nem eu permitiria! Passando à avaliaçáo a história já é diferente. há bancos que só cobrarão a avaliação, outros também a comissão de dossier.
    Relativamente à Sra Adriana, básicamente fez tudo mal (e aparentemente já se terá apercebido disso) e dúvido que recupere o valor da comissão. De qualquer modo e estando de baixa, não se sabendo o seu salário nem quanto pediu, não percebo o porquê nem o para quê de fazerem comentários relativamente ao que deve ou não fazer.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 15

    Neste momento já comprei casa com a ajuda do doutor finanças.
    A minha única dúvida é se era normal cobrarem esse valor sem me terem informado que era uma despesa inicial.
    Como já referi o senhor do banco disse que a única despesa era do avaliador. O resto só era pago se o crédito fosse aprovado.
    Para mim mais sabiam eles que o crédito ia ser negado,mas deram me esperanças do contrário.
    Se nos dão esperanças no banco que temos tudo para correr bem é normal que acreditemos, supostamente sabem o que estão a fazer
  15.  # 16

    Colocado por: Adriana24rodriguesNeste momento já comprei casa com a ajuda do doutor finanças.
    A minha única dúvida é se era normal cobrarem esse valor sem me terem informado que era uma despesa inicial.
    Como já referi o senhor do banco disse que a única despesa era do avaliador. O resto só era pago se o crédito fosse aprovado.
    Para mim mais sabiam eles que o crédito ia ser negado,mas deram me esperanças do contrário.
    Se nos dão esperanças no banco que temos tudo para correr bem é normal que acreditemos, supostamente sabem o que estão a fazer


    Mas não sabem porque a decisão não lhes cabe a eles a não ser em situações que o crédito seja aprovado na agência. Eu estou para ouvir um gestor que diga que a situação de crédito não é favorável. Só se for uma situação mais que evidente. Já vi gente com contratos de formação a acabar menos de 6 meses, a dizerem-lhes que tinha tudo para andar na compra de casas de 250 mil...

    O que não é normal, é a avaliação ter sido feita antes como disse o sr Luis. Na altura que comprei casa, também fiquei com a ideia de que alguns bancos contratam o serviço, outros tem avaliadores da casa... Provavelmente o seu era da casa.
  16.  # 17

    Se entretanto conseguiu comprou casa, calculo que tenha sido com crédito noutro banco, o gestor até tinha uma certa razão quando disse que era possível. A verdade é que não é ele que decide e deviam ter feito uma pré aprovação antes de tudo.
  17.  # 18

    Colocado por: luisDSDe qualquer modo e estando de baixa, não se sabendo o seu salário nem quanto pediu, não percebo o porquê nem o para quê de fazerem comentários relativamente ao que deve ou não fazer.

    Sabemos que o banco recusou o crédito. Tenho visto muita gente a comprar casas sem condições financeiras para isso, quando a euribor começar a subir vai ser um aperto. Se os bancos emprestam a quem não tem condições financeiras, imagino a situação daqueles créditos que são recusados.
  18.  # 19

    Ja fui diretamente ao banco, o senhor disse-me que foi um erro e o banco terá de me devolver esse dinheiro.
    O crédito foi negado não tendo qualquer custos.
    Obrigada a todos os que quiseram ajudar e não criticarem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  19.  # 20

    Picareta,
    Dizer "o banco recusou" é só +- verdade. Acredite que o mesmo processo é aprovado numa agência do Banco X e na agência ao lado do mesmo banco X é recusado, ou então aprovado com condições diferentes. Quero com isto dizer que o banco é só uma parte da coisa, e quando se trata de aprovar ou não, a pessoa que trata o processo é, na minha opinião, mais importante que a politica do banco. E quando se trata de baixas por motivos de saúde, maternidade etc, há gestores com os quais simplesmente não vale a pena, vão "carregar" o processo de maneira a dar recusado, já outros sabem e esforçam-se.
    Posto isto, quem lhe diz que a Adriana não é efectiva com um salário de 3 ou 4.000€ liquidos?? A única coisa que sabemos é que está de baixa, daí eu não perceber esses comentários. Olhe que já vi muita coisa surpreendente, para o bem e para o mal!
    Concordam com este comentário: primavera, Vítor Magalhães, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adriana24rodrigues
 
0.0167 seg. NEW