Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Gostaria que me esclarecessem qual o procedimento a tomar para solicitar a uns vizinhos autorização para a reparação de uma empena.

    O trabalho só poderá ser efectuado entrando no prédio alheio.

    A questão principal é que são pessoas complicadas , que já fizeram denuncias por situações que a própria GNR leva as mãos à cabeça. Quero ao máximo evitar falar com eles.

    Solicitar autorização por carta registada com aviso de recepção com o prazo das obras?

    Obrigado desde já.
    • size
    • 19 agosto 2021

     # 2

    Tem direito ao acesso para a reparação que refere.

    Uma vez que não existe a possibilidade de diálogo, experimente solicitar autorização voluntária através de carta registada.

    Se não resultar, recorra ao Julgados de Paz, caso existam no seu concelho.

    -------------
    Acórdão do Tribunal da Relação do Porto
    Processo:
    0530532
    Nº Convencional: JTRP00037814
    Relator: ATAÍDE DAS NEVES
    Descritores: OBRAS
    PRÉDIO CONFINANTE
    OCUPAÇÃO
    INDEMNIZAÇÃO

    Nº do Documento: RP200503100530532
    Data do Acordão: 10-03-2005
    Votação: UNANIMIDADE
    Texto Integral: S
    Privacidade: 1

    Meio Processual: APELAÇÃO.
    Decisão: CONFIRMADA A SENTENÇA.
    Área Temática: .

    Sumário:
    I - O proprietário do prédio vizinho àquele em que se impõe a realização de obras é obrigado a consentir que o seu prédio seja momentaneamente ocupado com vista à realização de tais obras, se tal ocupação for indispensável a tal desiderato.
    II - Tal ocupação, só por si, não constitui o executante das obras na obrigação de indemnizar o dono do prédio ocupado, impondo-se para tal desiderato que daquela tenham resultado danos ou prejuízos, sendo aquele obrigado a reconstituir a situação que existiria se não se tivesse verificado o evento que obriga à reparação, sendo que esta obrigação de indemnizar só existe em relação ao danos que o lesado provavelmente não teria sofrido de não fosse a lesão. (art. 563º)
    Reclamações:

    Decisão Texto Integral: Acordam na Secção Cível do Tribunal da Relação do Porto


    -------------------
  2.  # 3

    Retomando este assunto.

    Vou proceder brevemente à reparação da empena. Deverei enviar carta registada a solicitar autorização?

    Como obtenho a autorização se eles não se dignarem a responder?
  3.  # 4

    Alguém com experiência ou conhecimento de causa numa situação parecida?
    • size
    • 22 junho 2022

     # 5

    Colocado por: miguel.fernandesRetomando este assunto.

    Vou proceder brevemente à reparação da empena. Deverei enviar carta registada a solicitar autorização?

    Como obtenho a autorização se eles não se dignarem a responder?
    ~

    Porque não conversa com o seu vizinho sobre essa sua necessidade ?
  4.  # 6

    Colocado por: size~

    Porque não conversa com o seu vizinho sobre essa sua necessidade ?

    Estamos a falar de pessoas com as quais cortei relações depois de terem chamado a GNR quando eu andava a lavar o meu telhado na empena oposta, porque "foram musgos para o nosso lado e podia estragar a pintura da casa".
  5.  # 7

    https://forumdacasa.com/discussion/47992/substituicao-de-coletor-de-esgoto-vizinho-dificulta-acesso/

    Encontrei este tópico que fala mais ou menos da mesma coisa.

    Pegando no último post:
    "Do que li, e se percebi tudo bem, resta-me enviar uma carta à senhora a solicitar formalmente acesso, dar um prazo (acham bem 15 dias ou alguma lei definirá estes prazos?) e explicar que, se não obtiver resposta, nos termos do art. 1349º do CC, vamos para tribunal."
    • size
    • 22 junho 2022

     # 8

    Então, sim deverá fazer isso por escrito, por carta registada.
    Se não derem resposta, recorra à ajuda de advogado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel.fernandes
 
0.0158 seg. NEW