Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.

    Sou novo nesta comunidade e não encontrei nada sobre o que me acontece.
    Agradeço toda a ajuda que me possam dar com o vosso conhecimento.

    Estou numa moradia nova e instalei ar condicionados inverter da DAikin.
    O meu quadro da luz dispara. Não é todos os dias nem à mesma hora, mas por vezes dispara, mesmo durante a noite.
    Depois de muito procurar com o meu eletricista fizemos a experiencia de desligar os ar condicionados no quadro da luz e isso nunca mais aconteceu.
    Alertei a empresa que me instalou os ar condicionados e não encontraram problemas. Foi então chamado o técnico da Daikin que elaborou o relatório que coloco em anexo. Segundo o técnico, o problema é eu ter um disjuntor diferencial de 30mA que será muito sensível que devo alterar para um de 300mA. Isto por que segundo o mesmo técnico a tecnologia inverter tem sempre fugas à terra.
    Nas suas medições ele refere que as minhas unidades Rxf 25/20 têm uma fuga de 7mA cada uma e a unidade Rxf 50 tem fuga de 20mA . O que para o técnico estão dentro dos valores de fábrica.

    As minhas questões são:
    1- É mesmo assim ou estou a ser enganado?
    2- É legal colocar um diferencial de 300mA apenas para os ar cdicionados e manter o de 30mA para o esto da casa?
    3- Onde posso ver (ficha tecnica?)qual a fuga a terra aceitavel para cada aparelho? o que devo procurar?

    Obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Sim poderá ter para os AC um diferencial de 300mA.

    Os 30 mA, são obrigatórios para equipamentos/tomadas em WC, tomadas na zona exteriores e equipamentos de aquecimento de águas.

    Nisto tudo só acho estranho uma das máquina ter uma corrente de fuga tão elevada.
  3.  # 3

    Para mim os ac têm defeito
  4.  # 4

    Colocado por: Bigmousesó acho estranho uma das máquina ter uma corrente de fuga tão elevada
    não é uma "corrente de fuga tradicional" mas sim a descarga intempestiva dos condensadores associados aos comutadores de alta velocidade dentro do modulo de potencia vulgo inverter.

    em maquinas com este tipo de comutadores deve ser usada proteção diferencial imunizada contra disparos intempestivos se for tecnicamente obrigatório a proteção de alta sensibilidade, num ambiente "normal" basta basta diminuir a sensibilidade do dispositivo diferencial.

    Colocado por: Bigmouseequipamentos de aquecimento de águas
    cuidado que uma bomba de calor pode aquecer agua sanitária e não ser possível alimenta-la através de um dispositivo diferencial de alta sensibilidade sem proteção contra disparos intempestvos.
  5.  # 5

    De facto os equipamentos que possuem eletrónica de potencia, possuem mais probabilidade de ter fugas devido a essa mesma electronica.

    Mas 22mA é uma corrente muito elevada, que pode ser provocada pela baixa qualidade dos componentes/construção dos equipamentos electronicos, ou devido a um defeito no equipamento.

    Mem em maquinas de CNC, que possuem muito mais equipamentos de controlo, existe tanta corrente de fuga.

    Neste tipo de equipamentos é recomendado a utilização de diferenciais imunizados. O problema é que a maior parte dos electricistas ainda não estão sensibilidades para este tipo de problemas, nem para as diferenças de custos entre diferenciais do tipo AC e do tipo HI.

    Colocado por: jorgealvesnão é uma "corrente de fuga tradicional" mas sim a descarga intempestiva dos condensadores associados aos comutadores de alta velocidade dentro do modulo de potencia vulgo inverter.


    Outro dos problemas associados a este tipo de equipamentos e o disparo por "simpatia" de diferencias que protegem outros equipamentos.
  6.  # 6

    Colocado por: BigmouseMas 22mA é uma corrente muito elevada, que pode ser provocada pela baixa qualidade dos componentes/construção dos equipamentos electronicos, ou devido a um defeito no equipamento.
    já o tinha referido mas realço que não é uma corrente de fuga no sentido de falha de isolamento entre partes activas e massa mas sim a descarga á terra dos condensadores eletrolíticos do modulo inverter sendo absolutamente normal.

    ter muito cuidado ao fazer testes de isolamento pois não se podem usar megaohmimetros que injetem mais de 400v de pico e uma grande parte deles geram tensões de 1000vac ou mesmo mais.
  7.  # 7

    Colocado por: Bigmousenem para as diferenças de custos entre diferenciais do tipo AC e do tipo HI
    um custa +-30€ e o outro mais de 200€.
 
0.0081 seg. NEW