Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Rui,
    Está visto que vai levar a obra a bom porto!!!
    Transparece competência e racionalidade na gestão da obra 👍

    2 perguntas meias tontas:
    - está a conseguir conciliar bem esta tarefa com o emprego e família?
    - se sim, -(vou entrar em fase de orçamentação no próx mês, e temo bem não ter recursos para adjudicar 'chave-na-mao"; mas tb não tenho a sua competência técnica, nem de longe)-, poderia ponderar fazer a gestão da minha obra a troco de um pagamento a combinar (a recibos verdes!)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • DS86
    • 24 agosto 2021

     # 62

    Rui muito obrigado pela partilha e pela qualidade da informação.
    É um gosto ler as suas partilhas pela capacidade de detalhar cada passo e decisão.

    Para mim é um grande forma de aprender:)

    Boa sorte na continuação da obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  2.  # 63

    Vinha brincar um pouco por não deixar os homens assar umas chouriças na obra mas o tópico é tão profissional, sério e rigoroso que me fico pelo elogio e incentivo. Incentivo para continuar a mostrar a sua obra que será um exemplo de boa construção e uma enorme mais-valia para toda a comunidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  3.  # 64

    Colocado por: nortenho66O empreiteiro que tire notas.


    Ele como também faz casas LSF já tem muito boas páticas nos isolamentos térmicos e impermeabilizações.

    Nunca tinha usado manta bentonitica, mas um dos funcionários já tinha usado e isso ajudou.

    Mas o que eu mais gostei, foi ele nunca tendo usado a MB, puxou pela cabeça para arranjar uma solução para a aplicação.

    Nesse dia estive em obra para ajudar na logística, era um dos primeiros dias deles em obra, gostei do que vi e da expressão que ele usava para com os colaboradores "usem a cabeça, não façam só por fazer".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nortenho66
  4.  # 65

    Porque razão nao colocou a manta bentonitica por baixo do XPS? Nao seria melhor por forma a o XPS proteger a manta de possiveis danos aquando da colocação do ferro ou mesmo betonagem?
    • RUIOLI
    • 24 agosto 2021 editado

     # 66

    Colocado por: gil.alvesIsto é alguma fita expansível??


    Nas juntas de betonagem levou junta water stop (Masterseal 910 e MasterSeal 912 (Masterflex 612W)) - Apliquei eu.

    Aprendi aqui: https://youtu.be/pE8VJmPWsAY?t=115

    Sim é hidro-expansivel, os passos de aplicação, são:

    1 - Limpar a junta de betonagem
    2 - Aplicar o mastique e aguardar 5 minutos;
    3 - Colocar a fita vermelha em cima do mastique e pressionar espalmando o mastique.

    Em termos de produtividade, apliquei 10 m em 15 minutos.

    O maior stress foi o facto de isto não poder apanhar água antes da betonagem... tive de ir lá no dia da cofragem aplicar, se tivesse aplicado de véspera estava lixado, choveu durante a noite. Mas correu bem, ainda tenho mais uns metros para aplicar :)

    Tenho de cortar um pedaço e colocar na água para expandir e depois coloco aqui foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  5.  # 67

    Colocado por: Beto1980- está a conseguir conciliar bem esta tarefa com o emprego e família?


    Não é fácil, mas nas restantes fases não posso estar tão presente, mas nesta parte que envolve impermeabilizações e isolamentos térmicos quero investir tempo para no futuro não ter de o gastar em reparações. Claro que a família sofre com a falta de tempo, mas é para um bem comum :) O trabalho...a pandemia também tem coisas boas, muito menos reuniões e com um telemóvel com bateria e internet faz-se muita coisa.

    Colocado por: Beto1980- se sim, -(vou entrar em fase de orçamentação no próx mês, e temo bem não ter recursos para adjudicar 'chave-na-mao"; mas tb não tenho a sua competência técnica, nem de longe)-, poderia ponderar fazer a gestão da minha obra a troco de um pagamento a combinar (a recibos verdes!)?

    Posso dar umas dicas na óptica de dono de obra, ajudo com todo o gosto, mas a minha obra já me consome o tempo todo e esta não é a minha profissão, o que me vale é ter trabalhado nas obras enquanto jovem e em vários oficios, frequentar obras e observar os detalhes e questionar, depois é ler muito e falar com várias pessoas, incluindo aqui no FdC. Mas qq dúvida, disponha!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  6.  # 68

    Colocado por: Casa da HortaVinha brincar um pouco por não deixar os homens assar umas chouriças na obra mas o tópico é tão profissional, sério e rigoroso que me fico pelo elogio e incentivo. Incentivo para continuar a mostrar a sua obra que será um exemplo de boa construção e uma enorme mais-valia para toda a comunidade.


    Obrigado, a sua também foi, ficou excelente e com um orçamento simpático :)

    Não falei das consequências do churrasco... fizeram alguns furos no XPS da fundação, ainda tenho de mandar tapar com espuma de PU.

    Este empreiteiro já pagou uma valente multa, porque os seus trabalhadores resolveram queimar restos de XPS e alguém chamou o SEPNA da GNR.

    Há um grelhador ao cimo da rua, com mesas de piquenique...

    Mas acima de tudo, nem convidaram, aproveitaram que eu estava de férias! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
    • RUIOLI
    • 24 agosto 2021 editado

     # 69

    Colocado por: DR1982Porque razão nao colocou a manta bentonitica por baixo do XPS? Nao seria melhor por forma a o XPS proteger a manta de possiveis danos aquando da colocação do ferro ou mesmo betonagem?


    O lado cinza da manta tem de estar em contacto com o betão a proteger, só assim funciona. Tem até uns "pêlos" para ficar agarrada ao betão e acompanhar os seus movimentos.

    Deixo a ficha técnica: https://cdnmedia.mapei.com/docs/librariesprovider8/products-documents/2048-mapeproof-gb.pdf?sfvrsn=ca2480d2_0

    Ou de outra marca: http://www.fercanorte.com.pt/pdf/products/Ficha%20Tecnica%20Voltex%20DS.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  7.  # 70

    Colocado por: RUIOLI

    O lado cinza da manta tem de estar em contacto com o betão a proteger, só assim funciona. Tem até uns "pêlos" para ficar agarrada ao betão e acompanhar os seus movimentos.

    Deixo a ficha técnica:https://cdnmedia.mapei.com/docs/librariesprovider8/products-documents/2048-mapeproof-gb.pdf?sfvrsn=ca2480d2_0

    Ou de outra marca:http://www.fercanorte.com.pt/pdf/products/Ficha%20Tecnica%20Voltex%20DS.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Nunca usei essa manta...
    Na sua opinião, agora que teve contacto direto com a manta, poderá se dispensar o betão de limpeza como se falou no tópico do ensoleiramento?
    Ou seja aplicar a manta bentonitica sobre uma cama de brita bem compactada?
    • RUIOLI
    • 24 agosto 2021 editado

     # 71

    Colocado por: DR1982Ou seja aplicar a manta bentonitica sobre uma cama de brita bem compactada?


    Sim é, esse esquema está nos documentos técnicos.

    Ainda pensei nisso...mas o empreiteiro preferiu fazer com betão de limpeza, disse que ficava melhor trabalho, que a aplicação do XPS ficava melhor com uma base mais regular. Como era eu a pagar o betão de limpeza... siga!

    Mas ainda se poupavam uns trocos no betão de limpeza, especialmente na deslocação da bomba e na bombagem (tem que se pagar uns 10 ou 15 m3 no minimo, mesmo tendo bombado só 4 m3). O próximo betão de limpeza já dá de descarga direta, sempre se poupam uns trocos. Convencer a malta a fazer uns canaletes com cofragem para conduzir o betão de limpeza ao local é que vai ser difícil...
    Concordam com este comentário: DR1982
  8.  # 72

    Colocado por: RUIOLIMas ainda se poupavam uns trocos no betão de limpeza
    E na tela pitonada, que deixava de ser necessária
  9.  # 73

    Colocado por: DR1982E na tela pitonada, que deixava de ser necessária


    Ai prefiro não poupar, 2,5€/m2... é uma primeira linha de defesa de impermeabilização, pelo custo não vale a pena arriscar.
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 74

    Colocado por: RUIOLI

    Ai prefiro não poupar, 2,5€/m2... é uma primeira linha de defesa de impermeabilização, pelo custo não vale a pena arriscar.
    No seu caso que leva XPS sim, onde levar brita e manta bentonitica logo a seguir creio que não fará muito sentido colocar a MB por cima da tela pitonada!
    • RUIOLI
    • 24 agosto 2021 editado

     # 75

    Já agora um pormenor que me alertaram na compra a tela pitonada...

    Como vai ficar sob o ensoleiramento, deveria ser a DANODREN H25 PLUS (mais cara) para ter uma resistência à compressão superior a 300 kPa.

    https://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=314065&lng=4&site=3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    •  
      aacc
    • 24 agosto 2021

     # 76

    Boa impermeabilização = Ausência de humidades
  11.  # 77

    O que acontece se caso depois de tanto dinheiro gasto na impermeabilização, ela possa aparecer?

    Deve se tentar perceber o que pode ter corrido mal e o que pode ser feito para corrigir no imediato e em intervenções futuras.
    A construção é talvez dos setores em que a técnica e a investigação menos é evidente, ainda se constrói muito com base em soluções empíricas. Tirando a parte da resistência estrutural, eu diria que só nos últimos 20 ou 15 anos os técnicos têm sido chamados e intervir.
    O conhecimento ancestral, o sempre assim fiz, ainda é a receita mais usada.
    Se atentarmos bem, a solução dos desvãos sanitários não tem mais de 20 anos. É uma solução empírica que em teoria deveria evitar as humidades ascendentes. Hoje pode-se provar que afinal não é bem assim mas ainda há muito técnico que se recusa a aceitar as evidências da experiência e da investigação.
    Qualquer método tem falhas, temos que ter consciência disso e temos que ter espírito suficientemente aberto para as aceitar e se possível contribuir para as eliminar ou minimizar.
    A questão do betão hidrófugo é outra. Não sendo uma má solução, não é uma solução milagrosa. É necessário perceber como funciona. Por norma os aditivos hidrófugos são todos muito similares na forma com atuam. Por um lado, os seus componentes combinam-se com a cal do cimento e formam cristais insolúveis que obstruem os capilares, evitando a penetração da água, por outro permitem uma maior trabalhabilidade o que permite reduzir as percentagens de água. Tendo menos águas tenho menos capilares.
    Na prática.
    _ Ninguém reduz a quantidade de água, muitas vezes até acrescentam.
    _ As cofragens são por norma muito más permitindo a perca de águas e finos o que vai aumentar a porosidade do betão.
    _ Muitos elementos são betonados contra o terreno o que provoca uma rápida perca de água.
    _ É frequente termos más vibrações ou até excesso de vibração o que dá origem a betões mais porosos.
    Ora com todas estas condicionantes que são comuns a uma grande percentagem das nossas obras, prescrever uma solução de betão hidrófugo como único método de impermeabilização só pode ser aceite por parte de quem nunca viu como se constrói uma casa.
    Saber pensar, saber fazer, saber ouvir, mas acima de tudo saber mudar de opinião, é fundamental neste setor.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, DS86, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ForcePT, RUIOLI, ricardo.rodrigues, F.Santos
  12.  # 78

    Não desistas de partilhar Rui!
  13.  # 79

    "É frequente termos más vibrações ou até excesso de vibração o que dá origem a betões mais porosos."

    O excesso de vibração pode tornar o betão mais poroso?
  14.  # 80

    Colocado por: ForcePT"É frequente termos más vibrações ou até excesso de vibração o que dá origem a betões mais porosos."

    O excesso de vibração pode tornar o betão mais poroso?
    Sim, se a cofragem nao for estanque.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ForcePT
 
0.0364 seg. NEW