Iniciar sessão ou registar-se
    • eust
    • 2 setembro 2021

     # 1

    Boa noite, adquiri uma casa que será remodelada.
    A casa tem cerca de 30 e alguns anos, o telhado é de 2 aguas, a cobertura é em amianto, assente em vigas de cimento de +/- de 2 em 2 M, num total de 100M2, e tem placa.
    A minha ideia inicial seria meter mais vigas, e ripado em cimento, e telha.
    Nos orçamentos que obtive, a casa será isolada por dentro com lâ mineral, portanto não seria preciso isolar o telhado.
    Mas na estrutura, num dos orçamentos fui advertido que não era viável reconstruir a estrutura do telhado com vigas de cimento, e telhas, pois seria por muito peso em cima da casa... sugeriram sandwich, que por coisas que já lemos pelo fórum e pela estética não estávamos afim.
    Sugeriu então o construtor, refazer o resto do telhado em madeira.
    A minha duvida é se ainda é viável utilizar madeira, se sim, que madeira, ou se existe outros materiais leves para refazer a estrutura.
    Outra duvida que tenho, é se seria viável instalar um termo acumulador dos híbridos no sótão, no sotão da casa sendo que faz algum barulho, e em casa não tenho grande espaço para isso.
    Aceito todas as dicas que me possam dar, e coisas a ter em atenção nesta altura em que tanta coisa é a tratar, que algo importante possa escapar.
    Obrigado.
  1.  # 2

    Fuja do sanduíche.

    E de uma volta pelo fórum há mil discussões de telhados, não há 2 iguais.. porque não chama aí um arquiteto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eust
    • eust
    • 2 setembro 2021

     # 3

    Colocado por: RicardoPortoFuja do sanduíche.

    E de uma volta pelo fórum há mil discussões de telhados, não há 2 iguais.. porque não chama aí um arquiteto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eust


    Estamos mesmo a tentar fugir.
    Já pesquisei pelo fórum, mas não encontrei nada de materiais leves alternativos, e tipos de madeira que sejam viáveis utilizar... fala-se muito é de isolamento dos telhados.
    Já tivemos lá um arquitecto, e sugeriu sandwich, com base em custos e isolamento, não nos precaveu situação do peso, e não metemos isso na mesa, pois não tínhamos pensado nisso.
    Obrigado
  2.  # 4

    a casa tem 30 e tal anos e nao aguenta com cimento? de qualquer das formas também nao o sugeria
    tem fotos?

    eu optava por madeira ou uma estrutura em aço e telha. nao optava pela sanduiche pois pode trazer lhe um sem numero de problemas se for mal aplicada.. para nao falar que é feia.

    a madeira a utilizar pode ser variada dependente daquilo que ela vai fazer. madeira lamelada é uma boa opção para a estrutura.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eust
    • eust
    • 2 setembro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: antonylemosa casa tem 30 e tal anos e nao aguenta com cimento? de qualquer das formas também nao o sugeria
    tem fotos?

    eu optava por madeira ou uma estrutura em aço e telha. nao optava pela sanduiche pois pode trazer lhe um sem numero de problemas se for mal aplicada.. para nao falar que é feia.

    a madeira a utilizar pode ser variada dependente daquilo que ela vai fazer. madeira lamelada é uma boa opção para a estrutura.


    O construtor diz que sendo o telhado em amianto a estrutura da casa pode não estar preparada para suportar tanto peso, e no futuro podem aparecer rachas pela casa.
    Ao meter vigas em cimento, ripa e telha vai aumentar muito o peso em relação ao actual.
    Apesar da casa já ter algumas vigas, estão muito espaçadas para por o ripado.
    Não tenho fotos, tenho a planta, não sei se diz algo em relação ao assunto.

    plant" alt="planta" />
  3.  # 6

    Face o exposto, não me parece nada descabido meter tudo em elementos pré-fabricados de betão armado.

    Agora eu acho que deveria arranjar um técnico para o acessorar na intervenção.
    Concordam com este comentário: zedasilva, antonylemos
  4.  # 7

    Com essa estrutura, mesmo que os pilares tenham apenas ferro de 10, não me parece muito problemático.
    Para ficar descansado. faça uma estrutura em aço leve e telha normal.
    Não cai na asneira dos sanduiches
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 3 setembro 2021 editado

     # 8

    essa estrutura arrisco dizer que é à vontadinha.

    Se quer soluções, veja revestimento tipo tectum da antiga Cobert.

    se quiser algo mais amigo do empreiteiro comum: estrutura em metal, pre fabricados ou madeira, isolamento, osb, sub telha em cartão asfáltico ripa metálica e telha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0127 seg. NEW