Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Estou a construir uma moradia e os tecnicos passaram a pre instalação de um ar condicionado junto de um tubo ppr o que me suscitou alguma dúvidas devido à temperatura que o gás possa atingir.

    Gostaria de saber qual a temperatura que um ar condicionado de 9000 btu s pode atingir na tubaria dos gas com gás r32?

    Qual o valor máximo?

    Obrigado pela disponibilidade
  2.  # 2

    O tubo do ac estará isolado termicamente.
    Esqueça o assunto.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasO tubo do ac estará isolado termicamente.
    Esqueça o assunto.

    Boa tarde. Eu sei que está isolado, mas a temperatura tende a equilibrar-se fora do isolamento ao fim de algum tempo.

    Apenas quero saber a temperatura que atinge o gas dentro do tubo ficar mais confortável com a situação.

    Obrigado
  4.  # 4

    Como funciona um ac ??

    https://www.servicechampions.net/blog/air-conditioner-works-refrigeration-cycle/

    Cuidado que o frigorífico também é uma espécie de ar condicionado
  5.  # 5

    Colocado por: trekspassaram a pre instalação de um ar condicionado junto de um tubo ppr

    E não está lá também um tubo de eletricidade?
    Isso já não o preocupa?
  6.  # 6

    Colocado por: treksBoa tarde.
    Estou a construir uma moradia e os tecnicos passaram a pre instalação de um ar condicionado junto de um tubo ppr o que me suscitou alguma dúvidas devido à temperatura que o gás possa atingir.

    Gostaria de saber qual a temperatura que um ar condicionado de 9000 btu s pode atingir na tubaria dos gas com gás r32?

    Qual o valor máximo?

    Obrigado pela disponibilidade

    Coloque fotografias.
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoComo funciona um ac ??

    https://www.servicechampions.net/blog/air-conditioner-works-refrigeration-cycle/

    Cuidado que o frigorífico também é uma espécie de ar condicionado

    Eu sei como funciona um AC, não foi essa a questão que coloquei.
    Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: Picareta
    E não está lá também um tubo de eletricidade?
    Isso já não o preocupa?


    Está, ja lhe disse que me preocupa o tubo de agua PPR.
    Obrigado
  9.  # 9

    Colocado por: callinas
    Coloque fotografias.


    Boa tarde.

    Não tenho aqui. Coloco amanhã.
    Obrigado
  10.  # 10

    Colocado por: treksGostaria de saber qual a temperatura que um ar condicionado de 9000 btu s pode atingir na tubaria dos gas com gás r32?
    -6°C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
  11.  # 11

    É menos 20o que a temperatura mínima do ac não ? A máxima será 50o então?
  12.  # 12

    Colocado por: treksEstá, ja lhe disse que me preocupa o tubo de agua PPR.
    Obrigado

    É porque não deve de ter mais nada com que se preocupar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
  13.  # 13

    Ao menos isolaram o tubo do PPR de água quente com manga no mínimo de 9mm apropriada ao diâmetro do tubo a isolar ?
  14.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoAo menos isolaram o tubo do PPR de água quente com manga no mínimo de 9mm apropriada ao diâmetro do tubo a isolar ?


    Eu nunca referi que o ppr era para água quente, mas informo que é para água fria e vai direto ao telhado.
    Vou deixar uma torneira de água no telhado.
    Os instaladores aproveitaram esse roço e enfiaram lá os 3 tubos da pré instalação de 1 dos AC.
    Obrigado
  15.  # 15

    Boa tarde.
    Acrescento ao Post para outros utilizadores que lhes interesse que falei hoje com um distribuidor de uma marca de AC's conceituada que me disse que o Gas R32 dentro da conduta do Ac pode chegar aos 60 a 70º de temperatura máxima.
  16.  # 16

    Colocado por: treksque o Gas R32 dentro da conduta do Ac pode chegar aos 60 a 70º de temperatura máxima.
    e qual a temperatura no exterior da tubagem??

    ou esta assumir que é tudo igual?

    uma novidade, não é nem nada que se pareça.

    em arrefecimento tem 2 temnperaturas: -6ºC na aspiração e 18ºC na linha de liquido.
    em aquecimento atinge os 50ºC na linha de gás sobreaquecido e na linha de gás arrefecido chega aos 35ºC.
    Concordam com este comentário: treks
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
  17.  # 17

    Colocado por: jorgealvese qual a temperatura no exterior da tubagem??

    ou esta assumir que é tudo igual?

    uma novidade, não é nem nada que se pareça.

    em arrefecimento tem 2 temnperaturas: -6ºC na aspiração e 18ºC na linha de liquido.
    em aquecimento atinge os 50ºC na linha de gás sobreaquecido e na linha de gás arrefecido chega aos 35ºC.


    Boa tarde.
    Agradeço a resposta. Eram estes dados assim claros que eu queria ler numa resposta!
    Da outra vez respondeu "-6".

    Agora foi esclarecedor.
    Obrigado.
    Eu sei que exteriormente é completamente diferente devido ao isolamento, mas fico com uma ideia dos valores de referência e percebo assim que não tenho de estar preocupado!

    Obrigado pela ajuda.
  18.  # 18

    Colocado por: RicardoPortono mínimo de 9mm


    Se bem li, com a legislação aplicável desde 1 de julho de 2021, a espessura mínima para isolar tubos de água quente e tubos de circuitos de climatização passou a 20mm.
  19.  # 19

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Se bem li, com a legislação aplicável desde 1 de julho de 2021, a espessura mínima para isolar tubos de água quente e tubos de circuitos de climatização passou a 20mm.
    ainda não a li na totalidade.mas se diz acredito.
    A legislação anterior também mandava isolar a água fria e nunca vi nenhuma obra assim
  20.  # 20

    Colocado por: RicardoPortonunca vi


    Pois, só nas fotos do bond...
 
0.0227 seg. NEW