Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoas,

    Basicamente venho aqui perguntar o que está no titulo?
    Temos aqui pessoas que já tentaram ou fazem vinho em casa?

    Onde encontrar Fermento de Vinho? Tento pesquisar nas internets mas nunca me aparece um site português mas uns com um português de google translate.

    Obrigado
  2.  # 2

    Aquelas casas agrícolas que vendem os produtos gerais agrícolas, sementes, acessórios, etc, tem isso tudo.
    Concordam com este comentário: tviegas, Vítor Magalhães
    • smst
    • 7 setembro 2021

     # 3

    O vinho é obtido por fermentação directa das uvas pisadas. Não precisa de "fermento".
  3.  # 4

    nao precisa de fermento... esmague as uvas e espere!
  4.  # 5

    Dizer que o vinho nao precisa de levedura é uma ideia romântica que as pessoas tem. Obviamente que da para fazer vinho com o as bactérias naturais das unhas dos pés.

    Mas se nao se usar um "joker" pode-se correr vários riscos e fazer um vinho inconsistente. Por exemplo o vinho "ferver" durante o dia e depois chega à noite e esta "morto", reactivando-se 3 dias depois.

    Mesmos nas grandes adegas é igual. Para se manter uma consistência igual ao longo dos anos, tem de se usar leveduras. Quem fizer um vinho com intuito de vender e disser que nao usa este "joker" esta a mentir ou gosta do desafio de ter uma milésima muito boa num ano, e vinagre no ano seguinte.

    Tal como nos queijos, diferentes culturas de bactérias (leveduras) vao dar origem a diferentes sabores, utilizando o mesmo leite.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, rjmsilva
  5.  # 6

    Agriloja costuma ter.
  6.  # 7

    Em casa do meu pai o vinho é fermentado com um pouco de aguardente, depois quando vai a engarrafar as garrafas levam uns grãos de arroz, um pouco de açúcar ou a dita "solução" comprada na casa que vende produtos agrícolas. Sendo uma região com castas predominantes de vinhos verdes o vinho não aguenta mais de 1,5 a 2 anos, nem dura isso 😂
    • size
    • 7 setembro 2021

     # 8

    Colocado por: K0STR
    Fazer Vinho - Onde comprar fermento/Levedura


    O vinho também se faz de uvas... : )
  7.  # 9

    A aguardente, dependendo da quantidade, faz parar a fermentação porque mata as leveduras.

    Normalmente não se precisa de leveduras, mas caso seja necessário é melhor sempre tê-las por perto caso a mistura não fermente por si.

    Vai fazer quantos litros tem ideia?

    O cobre dos tratamentos também atrasa a fermentação. Por isso não se deve tratar nos períodos perto da vindima.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  8.  # 10

    Colocado por: K0STROlá pessoas,

    Basicamente venho aqui perguntar o que está no titulo?
    Temos aqui pessoas que já tentaram ou fazem vinho em casa?

    Onde encontrar Fermento de Vinho? Tento pesquisar nas internets mas nunca me aparece um site português mas uns com um português de google translate.

    Obrigado
    se for de Barcelos, Famalicão posso indicar onde costumo ir.
  9.  # 11

    Colocado por: dedaoA aguardente, dependendo da quantidade, faz parar a fermentação porque mata as leveduras.

    Normalmente não se precisa de leveduras, mas caso seja necessário é melhor sempre tê-las por perto caso a mistura não fermente por si.

    Vai fazer quantos litros tem ideia?

    O cobre dos tratamentos também atrasa a fermentação. Por isso não se deve tratar nos períodos perto da vindima.
    Concordam com este comentário:rjmsilva

    Creio que a aguardente não terá objectivamente a função de acelerar a fermentação, mas de apurar o vinho, é um procedimento que já vem de há muito tempo.

    Curiosamente houve um ano em que a fermentação não havia maneira de acontecer, a solução passou por juntar um pouco de água ao vinho.
    O meu vizinho costumava dizer que as uvas colhidas pela manhã cedo fermentavam mais rápido, por causa da água do orvalho.
  10.  # 12

    Colocado por: Vítor Magalhãesmas de apurar o vinho,


    É para dar grau.
  11.  # 13

    Colocado por: NostradamusMesmos nas grandes adegas é igual.


    Mesmo? Se há sitio em que tudo o que não são uvas, são essenciais, é nas grandes adegas.
  12.  # 14

    Ha dois brutos da minha terra que carregam o vinho deles com tanta agua ardente que aquilo chega aos 16-17 graus. Ninguém consegue beber aquilo.

    Um deles nao foi vacinado contra o covid, teve familiares contaminados mas nunca ficou contaminado.

    Coincidências? Nao acredito. Lol
  13.  # 15

    Colocado por: rjmsilva

    É para dar grau.

    Provavelmente para dar acidez.
    No meu comentário inicial expliquei-me mal e passei a ideia que a aguardente seria para promover a fermentação.
  14.  # 16

    Fazer vinho sem usar produtos é a mesma coisa que criar fruta sem químicos. É possível, mas...
    Concordam com este comentário: joaomgf
  15.  # 17

    Colocado por: rjmsilvaFazer vinho sem usar produtos é a mesma coisa que criar fruta sem químicos. É possível, mas...


    O meu sogro faz..bebe ele sozinho...
  16.  # 18

    É possível, não vai é durar tanto tempo (o vinho), quanto à fruta, em casa do meu pai é raríssimo usar produtos químicos, julgo que só costuma fazê-lo num pessegueiro por causa do piolho e não é por isso que a fruta desse pessegueiro se aproveite.
    A fruta aguenta à vontade 3 vezes mais tempo do que a comprada no híper.
  17.  # 19

    Um amigo meu ofereceu-me umas garrafas caseiras de vinho feito por ele , eu aceitei de bom agrado , nao e que durante a noite ouvi uma explosão na cozinha as garrafas explodiram fiquei com tudo cag***
  18.  # 20

    Se calhar o vinho ainda estava em processo de fermentação e completamente rolhado.
 
0.0160 seg. NEW