Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: callinasTem passado pela obra?
    O ideal é ir passando e ver o comportamento do sol na casa a nascente e poente
    Havendo montes e colinas o sol tem nascente e poente diferente ao longo do ano .
    Por exemplo na minha casa entre outono e primavera o sol só incide na casa lá para as 9. Já o poente , fica-se pelo alçado lateral esquerdo .
    No verão o poente incide baste no alçado posterior.
    Que compartimentos tem a nascente?
    Eu ainda nao tenho obra, terei os quartos e a sala a nascente. Do que percebi com a simulação do impacto solar na casa nao vai ser assim tão preocupante.
    A poente no meu caso tem arvores pelo que o sol mesmo de verão nao creio que tenha força suficiente para incomodar.
    Para ja esta previsto não levar nada e acredito que nao sera preciso.
  2.  # 42

    Colocado por: Picareta
    O triplo de uma parede opaca com isolamento. Isso no meio do deserto sem ar condicionado deve ser para torrar.


    Não existem casas no meio do deserto sem AC. Se existirem, desejo muita coragem aos donos.
    No entanto com um fator solar baixo, o efeito "estufa" fica muito atenuado.

    Relativamente ao coeficiente de transmissão térmica, sim o das paredes é muito melhor que o do vidro, sem qualquer comparação.
    •  
      Mk Pt
    • 8 setembro 2021

     # 43

    Colocado por: DR1982E a nascente? No meu caso queremos resolver com palas ou arvores, mas mesmo assim talvez se deixe negativos para brisas, nao vá o diabo tece-las

    Nascente não é preocupação tão grande. Protecção de pala é bem razoável, não protege o nascer do sol, mas protege um bom bocado antes do meio dia.

    De manhã as temperaturas são mais baixas, o sol não é tão forte.
    Se for local de temperaturas muito altas (Alentejo) e quiser realmente impedir mesmo o sol de manhã, é usar a solução das árvores de folha caduca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 44

    Colocado por: Mk Pt
    Nascente não é preocupação tão grande. Protecção de pala é bem razoável, não protege o nascer do sol, mas protege um bom bocado antes do meio dia.

    De manhã as temperaturas são mais baixas, o sol não é tão forte.
    Se for local de temperaturas muito altas (Alentejo) e quiser realmente impedir mesmo o sol de manhã, é usar a solução das árvores de folha caduca.
    Nao, a regiao é Douro litoral, e o sol nao é assim tão forte embora a nascente seja desimpedido.
    A poente tem proteção de arvores embora pelo que nao preocupa muito, pelo que vimos creio que o Sol não vai preocupar muito, ate porque as palas e assim serão realmente projetadas nesse sentido, estudadas para isso não é ao calhas como acontece em alguns casos.
    •  
      Mk Pt
    • 8 setembro 2021 editado

     # 45

    Colocado por: DR1982Nao, a regiao é Douro litoral, e o sol nao é assim tão forte embora a nascente seja desimpedido.
    A poente tem proteção de arvores embora pelo que nao preocupa muito, pelo que vimos creio que o Sol não vai preocupar muito, ate porque as palas e assim serão realmente projetadas nesse sentido, estudadas para isso não é ao calhas como acontece em alguns casos.

    Então não tem com que se preocupar. O mais importante é mesmo proteger Sul e Sudoeste, e um bocado o Poente, no verão o sol anda mais 'alto' e o sol ainda bate de chapa a Poente umas boas horas quando ainda está calor.

    Se tiver palas devidamente dimensionadas nos quadrantes sudeste, sul e sudoeste, no inverno entra sol em casa, no verão não entra e é algures a meio da primavera e do outono que deixa de entrar/passa a entrar.

    Não é difícil fazer esse cálculo e hoje em dia é extremamente fácil e rápido simular, com bastante precisão, a incidência do sol nos vãos (portas/janelas) ao longo do ano no modelo 3d da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 46

    Colocado por: Mk PtNão é difícil fazer esse cálculo e hoje em dia é extremamente fácil e rápido simular, com bastante precisão, a incidência do sol nos vãos (portas/janelas) ao longo do ano no modelo 3d da casa.
    Nos andamos a “passear” pela casa em realidade virtual e dava para alterar a posição do sol e realmente pelo que vimos nao há motivos de preocupação com o sol, mas creio que ainda assim vamos deixar a pre instalação para brisas.
  5.  # 47

    Mas o sol de acordo com o dia do ano assume posição e inclinação diferente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 48

    Eu mostro aos cliente a simulação nos equinócios de Verão e Inverno. Se for mesmo necessário, também posso elaborar um filmezinho com uma animação solar ao longo do ano.
  7.  # 49

    Colocado por: Pedro BarradasEu mostro aos cliente a simulação nos equinócios de Verão e Inverno. Se for mesmo necessário, também posso elaborar um filmezinho com uma animação


    Deviam ser todos assim :D
    Concordam com este comentário: zinna
  8.  # 50

    Colocado por: ForcePTDeviam ser todos assim :D

    antes demais, essas ferramentas não são para o cliente, mas antes para o Projectista simular e decidir o melhor para o caso. Obviamente se houver duvidas/ questões sobre as opções, sempre se pode comprovar e mostrar ao cliente o porquê de determinada opção, da necessidade ou não.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  9.  # 51

    Colocado por: Pedro BarradasEu mostro aos cliente a simulação nos equinócios de Verão e Inverno. Se for mesmo necessário, também posso elaborar um filmezinho com uma animação solar ao longo do ano.
    Nos vimos em varios dias à nossa escolha, dentro e fora de casa, é bastante util
  10.  # 52

    O software que tenho aqui, apesar de fazer tudo em tempo real, é mais complicado simular igual á realidade final no que concerne aos espaços interiores. Mas também se faz, se pagarem para ter o modelo do interior do edifício ;) ( não faz parte da minha proposta de honorarios base)
  11.  # 53

    Colocado por: DR1982Nos vimos em varios dias à nossa escolha, dentro e fora de casa, é bastante util


    O seu antigo arquiteto fez isso?
  12.  # 54

    Colocado por: Pedro BarradasO software que tenho aqui, apesar de fazer tudo em tempo real, é mais complicado simular igual á realidade final no que concerne aos espaços interiores. Mas também se faz, se pagarem para ter o modelo do interior do edifício ;) ( não faz parte da minha proposta de honorarios base)
    A nós deu jeito para perceber que os pátios nao eram apenas para ficar bonito, que a partir de uma certa hora são eles os responsáveis por trazer o sol para dentro de casa.
    Foi bem interessante perceber como o sol ira iluminar o corredor dos quartos e a sala.
  13.  # 55

    Colocado por: ForcePT

    Deviam ser todos assim :D

    Se as pessoas estiverem à disposição de pagar.
    No último projecto, o cliente só quis 3d exteriores, abdicou dos interiores.
    Não quis mapa de trabalhos nem caderno de encargos.
    São opções.
    O único que passei a oferecer foi o levantamento aerofotogrametrico , com o levantamento topografico, quer o cliente queira , quer não queira, que se contratado, tem uma precisão de cm, não sendo contratado tem erros de metros.
  14.  # 56

    Colocado por: callinas
    Se as pessoas estiverem à disposição de pagar.
    No último projecto, o cliente só quis 3d exteriores, abdicou dos interiores.
    Não quis mapa de trabalhos nem caderno de encargos.
    São opções.
    Também depende do que a equipa de projetos sugerir, nao?
  15.  # 57

    Colocado por: DR1982Também depende do que a equipa de projetos sugerir, nao?

    Nós mostramos o que fazemos. O cliente é que decide aquilo que quer.
    Concordam com este comentário: DR1982, Pedro Barradas
  16.  # 58

    Colocado por: callinasSe as pessoas estiverem à disposição de pagar.

    Para quem trabalhar em BIM estes estudos solares, tanto interior como exterior é 0 trabalho extra.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
    •  
      Mk Pt
    • 8 setembro 2021 editado

     # 59

    Colocado por: callinasMas o sol de acordo com o dia do ano assume posição e inclinação diferente.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Nem eu disse o contrário.

    O que disse é que é fácil simular com precisão a incidência do sol nos vãos ao longo do ano em modelo 3d - o que inclui, obviamente a diferente posição e inclinação do sol.

    Hoje em dia é fácil e rápido fazer essa simulação, em qualquer hora/minuto e dia do ano, tendo em conta a localização geográfica da casa, cota altimétrica e a posição do sol na hora/dia que queremos simular.

    Claro que trabalhando na área tem noção disto, mas as pessoas comuns não têm essa noção.


    Sobre o interior, que o Callinas e o Pedro Barradas referiram ser feito à parte, têm que evoluir do CAD para o BIM, fica logo tudo feito.
    Sim, falar é fácil (e barato..).. :)
  17.  # 60

    Feito à parte ? Quem disse?
    Não é uma questão de BIM,
    Para apresentar ao cliente dezenas de 3d do interior, de não tem de decorar os espaços ? Isso não dá trabalho? Não demora tempo?
 
0.0263 seg. NEW