Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: pguilherme1) Porquê? Qual a diferença para o construtor? Não ter um fiscal a avaliar o que está feito e a libertar o capital apenas de acordo com tal?


    Ora, entre iludir um DO que pouco percebe, a cobrar mais e mais cedo... que discutir com um fiscal que ouve o mesmo "paleio" cada dia... que está por dentro das leis, dos direitos do DO, acho que a escolha é simples...

    A única vantagem para um empreiteiro em caso de crédito é saber que fazendo bem as coisas esse pagamento chegará. Porque há muitos "quero posso e mando" mas na hora da verdade foi isto, aquilo e aqueloutro para atrasar um pagamento ou ficar a dever...
  2.  # 102

    Já agora, adorava perceber onde é que o aumento dos materiais foi de 6,5%.
    Mas esta malta sabe o que diz?

    Vocês não levem a mal mas isto já ultrapassou os limites do ridículo.
    Então o Carvalho Europeu que eu comprava há 8 Meses atrás por 1100€m3 custa-me agora 2300€ m3 só levou um aumento de 6,5%?
    O contraplacado que se comprava a 7€m2 compra-se agora a 21€m2 também só levou um aumento de 6,5%?
    Os meus fornecedores de multicamadas aumentaram o custo do soalho entre os 19% e os 25% e aqui fala-se em 6,5% de aumento nos materiais??
    O transporte de um contentor de soalho que eu mandava vir do Brasil por 2100$ custa-me este ano 8700$ e falam em 6,5% de aumento??
    Os vernizes de topo que uso aumentaram 17%, as colas idem, os primários 23% e falam em 6,5%??

    Epá com o devido respeito, tenham juízo ou senão parem de emprenhar pelos ouvidos.
    Querem o quê? Que a malta vos ofereça o custo da crise do Covid??

    Pelo amor de Deus…

    E já que estamos nisto permitam-me este desabafo. Isto já estava cheio de patos bravos a trabalhar por tuta e meia antes da crise dos aumentos. Esses mesmos patos bravos, continuam a trabalhar com os mesmos valores e são cada vez mais e estão (logicamente) a trabalhar cada vez pior.
    As teorias da conspiração que aqui existem vão acabar por levar muito boa gente a trabalhar com esta miséria de pessoal pois por esses não se vão sentir enganados porque têm os preços acessíveis. Só no fim é que percebem o quão enganados estavam!!
    Agora pensem o que quiserem mas que isto por aqui já começou a perder o sentido já.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  3.  # 103

    Colocado por: pguilhermeOh Miguel, decida-se! Ou os DO são tolos porque culpam o empreiteiro ou o empreiteiro aproveita (e muito bem) uma conjuntura favorável de mercado para aumentar as suas receitas.
    Da forma como expõe, está em contradição.


    A palavra chave é "certo" logo no início.
    Um ouviu um bitaite no tasco e logo se generaliza dizendo que está "tudo" doido, "tudo" maluco.

    É natural que haja quem se aproveite sem justificação, só porque sim.
    E há quem o faça conscientemente, não só porque pode, mas sobretudo porque deve fazê-lo.
    Não é depois.
    Conhece a estória da Cigarra e da Formiga?
    Pois, existem as duas em simultâneo no mercado. Mas parece que os DO só vêem as Cigarras...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 104

    Colocado por: N Miguel OliveiraOra, entre iludir um DO que pouco percebe, a cobrar mais e mais cedo... que discutir com um fiscal que ouve o mesmo "paleio" cada dia... que está por dentro das leis, dos direitos do DO, acho que a escolha é simples...

    A única vantagem para um empreiteiro em caso de crédito é saber que fazendo bem as coisas esse pagamento chegará. Porque há muitos "quero posso e mando" mas na hora da verdade foi isto, aquilo e aqueloutro para atrasar um pagamento ou ficar a dever...

    Ah! Então é preferível porque é mais fácil iludir um DO leigo do que um profissional. O que acha desta motivação? :)

    Como diz e muito bem, com crédito o empreiteiro sabe que o dinheiro existe. Pelos vistos esta segurança não compensa a possibilidade de um lucro adicional ao iludir um DO leigo... mais um atestado de caracter do profissional.

    Colocado por: N Miguel OliveiraA palavra chave é "certo" logo no início.

    Se há um "certo oportunismo" então invalida o resto do argumento.
    Existe oportunismo em alguns casos e n'outros não. OK. Ninguém diz que o oportunismo existe em 100% dos casos, sem excepção.

    Colocado por: N Miguel OliveiraPois, existem as duas em simultâneo no mercado. Mas parece que os DO só vêem as Cigarras...

    Acredito que sim. Conheço muito mais profissionais do que DO, pelo que nem tenho bases para opinar.
  5.  # 105

    Estou na fase de projecto, mas estou com a mesma convicção.... atrasar o mais possível ou suspender. É certo quer o preço dos materiais subiu e está neste momento numa fase de estabilização... aguarda-se a queda. No total a variação de preços subiu cerca de 15 a 20% no total, pelo que não se justifica estes aumentos e ajustamentos dos empreiteiros. Andar a encher os bolsos a empreiteiros???? Não.

    Não quero que façam a empreitada de borla, mas também sabemos qual a margem de lucro justa. Numa empreitada o valor deve ser justo para o construtor e para o DO.
    Concordam com este comentário: d1000
  6.  # 106

    Colocado por: pguilherme
    Se este aumento significativo que observamos for em muito boa parte derivado a ganância cega dos empreiteiros à boleia de algumas desculpas, então irá descer, pois o mercado não é movido só pelo high end (antes pelo contrário). As pessoas comuns deixam de construir e reduz-se assim a procura desenfreada.

    Por outro lado teremos a bazuka, que supostamente irá alimentar esta fome franciscana dos empreiteiros gerais e subempreiteiros, durante 4 anos de aplicação que, com derrapagens, talvez se traduza em 8 ou 10 anos.

    De qualquer forma, aumento irreversível haverá sempre. Até aqui é óbvio.
    Agora se aumentos de 100~150% são sustentáveis ou simplesmente não passam de um fugaz "atirar barro à parede", é a aposta que cada um deve fazer.


    Como sugeriram: não consegue compensar, pelo menos parte desses 25%, com afinações?


    Consegue-se tudo, o problema é que se neste momento no estágio quase zero já temos 25% de aumento, o que me acontece mais a frente se continunar a derrapar? O que me garante que não se tornaram 40% e morro na praia? Essa variável de subidas galopantes é que assusta pois impossibilita segurar os orçamentos a menos que sinalize tudo a todos e ainda assim haverá problemas.
  7.  # 107

    Bom já passámos dos 6,5% para os 20%.
    Não está mau, no entanto, é de facto uma pena não estarem do outro lado da barricada para perceberem de vez a triste realidade do nosso Pais.
    Enfim, é o que é…
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  8.  # 108

    Colocado por: Joao DiasJá agora, adorava perceber onde é que o aumento dos materiais foi de 6,5%.

    O seu Google-Fu é fraco. Se procurar por "custo materiais construção" encontra logo onde se apanhou esse valor: https://www.publico.pt/2021/08/10/economia/noticia/custos-construcao-sobem-65-escalada-materiais-maodeobra-1973630

    Pelo seu discurso, sugere ser pouco, mas segundo o INE é "o quinto maior aumento homólogo deste século".
    Obviamente que é uma média ponderada e não de um caso particular, pelo que até me parece um aumento significativo.

    Colocado por: Joao DiasQue a malta vos ofereça o custo da crise do Covid??

    Não creio que seja isso.
    Simplesmente, face aos valores actuais, alguns DO estão a equacionar esperar. Se é boa aposta, não sei.
    Mas se os preços estão altos e os DO (isto é, o mercado) não absorve, o que acontece aos profissionais? Já sei, vem a bazuka!
  9.  # 109

    Colocado por: Joao DiasBom já passámos dos 6,5% para os 20%.

    Bem, no tópico ao lado já tenho uma cotação para um item 3.5x mais caro do que um valor de referência.
    Não creio que a preocupação seja devido a 20% num capítulo outro outro... ou até mesmo no total.
  10.  # 110

    Colocado por: d1000Consegue-se tudo, o problema é que se neste momento no estágio quase zero já temos 25% de aumento, o que me acontece mais a frente se continunar a derrapar? O que me garante que não se tornaram 40% e morro na praia? Essa variável de subidas galopantes é que assusta pois impossibilita segurar os orçamentos a menos que sinalize tudo a todos e ainda assim haverá problemas.

    Se desses 25% conseguir ajustar as soluções para 10% em baixa, já só é um aumento de 15%.
    40% no decorrer da obra? Adjudicações directas?
  11.  # 111

    Colocado por: pguilherme
    Se desses 25% conseguir ajustar as soluções para 10% em baixa, já só é um aumento de 15%.
    40% no decorrer da obra? Adjudicações directas?


    Podemos dizer que sou um DO especial, com familiar a gerir as empreitadas que é construtor. Estamos a gerir empreitada à empreitada com os contactos profissionais dele que constrói há uns bons anos. Ainda assim, estamos a levar surpresas após surpresas em disparos insuportáveis de absorver para já. Já mete medo o que sabemos, quanto mais tudo o que desconhecemos pela frente.
  12.  # 112

    Créditos, sempre fui alérgico a créditos, sempre comprei o que conseguia pagar no momento. Quando conheci a minha esposa ela tinha um crédito habitação, e até ao último dia em oque liquidados o crédito, o cartão de crédito que estava incluído, estava colado na carta.

    O crédito que utilizava muito era o cartão da worten, mas sempre na modalidade sem juros e sempre comprado coisas que podia pagar a qualquer momento.

    Agora com a construção da nova casa, Felizmente tive a sorte de ter uns pais que me facilitaram o empréstimo algum dinheiro e não tenho de pagar quaisquer juros.

    Entretanto com o nascimento dos dois rebentos, tivemos necessidade de adquirir um novo carro. Podia ter pedido um crédito, mas mesmo assim não o fiz. Comprei um usado com 15anos e 300k km.

    Nao crítico quem tem necessidade de créditos para construir ou comprar algo que necessite. Mas quem pede créditos para só para mostrar aos outro que tem algo de muito bom ou que vai para algum lado, e se individa desnecessáriamente..
  13.  # 113

    Colocado por: Joao DiasBom já passámos dos 6,5% para os 20%.
    Não está mau, no entanto, é de facto uma pena não estarem do outro lado da barricada para perceberem de vez a triste realidade do nosso Pais.
    Enfim, é o que é…

    Da mesma forma que na realidade do João há sempre um soalho bem feito e a imitação flutuante não presta, aqui acontece o mesmo.. há várias experiências e realidades.
    Uns continuam a praticar o que acham que o seu trabalho vale, de acordo com os materiais pedidos pelo cliente, e há outros a surfar a onda bem alto e a aumentar a margem de lucro porque "isto agora está bom".

    Não há só uma realidade.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  14.  # 114

    Colocado por: rjmpires
    Da mesma forma que na realidade do João há sempre um soalho bem feito e a imitação flutuante não presta, aqui acontece o mesmo.. há várias experiências e realidades.
    Uns continuam a praticar o que acham que o seu trabalho vale, de acordo com os materiais pedidos pelo cliente, e há outros a surfar a onda bem alto e a aumentar a margem de lucro porque "isto agora está bom".

    Não há só uma realidade.

    Vocês querem obrigatoriamente ver as coisas a preto e branco quando isto na realidade é uma gigantesca área cinzenta.
    Eu por mim está tudo bem, eu quero é que a malta seja feliz. Todos, sem exceção
  15.  # 115

    Colocado por: d1000Podemos dizer que sou um DO especial, com familiar a gerir as empreitadas que é construtor. Estamos a gerir empreitada à empreitada com os contactos profissionais dele que constrói há uns bons anos. Ainda assim, estamos a levar surpresas após surpresas em disparos insuportáveis de absorver para já. Já mete medo o que sabemos, quanto mais tudo o que desconhecemos pela frente.

    Nessas condições especiais provavelmente até já estariam em grande vantagem, face a contratar um empreiteiro geral.

    Ainda assim, 40% de facto é muito, sobretudo para valores destas grandezas. Embora por aqui, ninguém sequer pestaneje com aumentos de 40% (com o dinheiro dos outros, isto é).

    Só para por em perspectiva: recorrendo a crédito e para manter a taxa de esforço e suportar um aumento de 40% da prestação, o ordenado líquido terá de ser também 40% superior, pelo que o ordenado bruto terá de subir alguns 50%.

    Será fácil um empregado conseguir um aumento de salário desta ordem?
    Por mais que o DO até quisesse, é provável que simplesmente não tenha capacidade para suportar "os custos da crise".

    Colocado por: BigmouseMas quem pede créditos para só para mostrar aos outro que tem algo de muito bom ou que vai para algum lado, e se individa desnecessáriamente..

    Não faz sentido meter tudo no mesmo saco.
    Existem muitos casos desses sim, de viver para a fachada. Mas nem tudo o que é amarelo é ouro.

    Os créditos, especialmente os de habitação, não são necessariamente maus nem significam que sirvam como muleta para opulência. Antes pelo contrário.

    Cartões de crédito, créditos pessoais, de férias, da worten (para comprar o iPhone a prestações) são melhores indicadores nesse sentido. Ainda assim, não me atrevo a generalizar.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  16.  # 116

    Colocado por: Joao DiasJá agora, adorava perceber onde é que o aumento dos materiais foi de 6,5%.
    Mas esta malta sabe o que diz?

    Vocês não levem a mal mas isto já ultrapassou os limites do ridículo.
    Então o Carvalho Europeu que eu comprava há 8 Meses atrás por 1100€m3 custa-me agora 2300€ m3 só levou um aumento de 6,5%?
    O contraplacado que se comprava a 7€m2 compra-se agora a 21€m2 também só levou um aumento de 6,5%?
    Os meus fornecedores de multicamadas aumentaram o custo do soalho entre os 19% e os 25% e aqui fala-se em 6,5% de aumento nos materiais??
    O transporte de um contentor de soalho que eu mandava vir do Brasil por 2100$ custa-me este ano 8700$ e falam em 6,5% de aumento??
    Os vernizes de topo que uso aumentaram 17%, as colas idem, os primários 23% e falam em 6,5%??

    Epá com o devido respeito, tenham juízo ou senão parem de emprenhar pelos ouvidos.
    Querem o quê? Que a malta vos ofereça o custo da crise do Covid??

    Pelo amor de Deus…

    E já que estamos nisto permitam-me este desabafo. Isto já estava cheio de patos bravos a trabalhar por tuta e meia antes da crise dos aumentos. Esses mesmos patos bravos, continuam a trabalhar com os mesmos valores e são cada vez mais e estão (logicamente) a trabalhar cada vez pior.
    As teorias da conspiração que aqui existem vão acabar por levar muito boa gente a trabalhar com esta miséria de pessoal pois por esses não se vão sentir enganados porque têm os preços acessíveis. Só no fim é que percebem o quão enganados estavam!!
    Agora pensem o que quiserem mas que isto por aqui já começou a perder o sentido já.

    O preço de algum material seu duplicou e triplicou. Os seus orcamentos tambem duplicaram e triplicaram? A mao de obra acompanhou o aumento do material?
  17.  # 117

    Colocado por: jg_sousa Andar a encher os bolsos a empreiteiros???? Não.

    Não quero que façam a empreitada de borla, mas também sabemos qual a margem de lucro justa. Numa empreitada o valor deve ser justo para o construtor e para o DO.
    Concordam com este comentário:d1000


    Não quer encher os bolsos aos empreiteiros então não faz a obra. Não há dinheiro não há palhaços!

    O preço justo é aquele que permite a empresa pagar os custos diretos (materiais, mão de obra, equipamentos), custos indiretos (administrativo, logística, viaturas, licenças) e margem de lucro nunca inferior a 10 % (é de loucos fazer uma obra de 500.000 € para ganhar menos de 50.000 €). A margem de lucro ainda tem de cobrir as derrapagens e imprevistos (avarias, acidentes, multas, garantias)
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv, Picareta, RRoxx
  18.  # 118

    Colocado por: marteloescoproNão quer encher os bolsos aos empreiteiros então não faz a obra. Não há dinheiro não há palhaços!

    É isso.
    E quando não houverem clientes com capacidade de pagar será uma catadupa de insolvências e lá vão os "palhaços" (suas palavras, não minhas) todos para o fundo de desemprego.

    Sim, já sei... a bazuka vai salvar os empreiteiros todos!
    Concordam com este comentário: Ferreirajota
  19.  # 119

    Colocado por: Joao Dias
    Vocês querem obrigatoriamente ver as coisas a preto e branco quando isto na realidade é uma gigantesca área cinzenta.
    Eu por mim está tudo bem, eu quero é que a malta seja feliz. Todos, sem exceção

    Está a interpretar mal o que vem a dizer então.. 90% das pessoas aqui sabe que há o branco, o preto e tudo o resto pelo meio, pelo menos na minha forma de interpretar a experiência e opinião dos restantes.
  20.  # 120

    Colocado por: marteloescopro

    Não quer encher os bolsos aos empreiteiros então não faz a obra. Não há dinheiro não há palhaços!

    O preço justo é aquele que permite a empresa pagar os custos diretos (materiais, mão de obra, equipamentos), custos indiretos (administrativo, logística, viaturas, licenças) e margem de lucro nunca inferior a 10 % (é de loucos fazer uma obra de 500.000 € para ganhar menos de 50.000 €). A margem de lucro ainda tem de cobrir as derrapagens e imprevistos (avarias, acidentes, multas, garantias)
    Concordam com este comentário:azwsedcrfv


    Colocado por: pguilherme
    É isso.
    E quando não houverem clientes com capacidade de pagar será uma catadupa de insolvências e lá vão os "palhaços" (suas palavras, não minhas) todos para o fundo de desemprego.

    Sim, já sei... a bazuka vai salvar os empreiteiros todos!

    Estamos a viver tempos excepcionais.. vai haver alguém que continua como sempre fez, o que se vai aproveitar porque pode e se mantêm, o que aproveita enquanto der e depois desaparece, e os que aparecem e desaparecem 😂😛
 
0.0558 seg. NEW