Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: pguilherme2) Provavelmente quer dizer que numa fila de 100, 99 precisam de acção do banco.


    Calma, deveremos estar a viver realidades diferentes. Pelo que vejo, ainda são bastantes os DO que não constroem com recurso a crédito.

    Alguns deles até acredito que nem o conseguiriam obter tais são os cabelos brancos.
  2.  # 142

    Vou só atirar um pouco mais de carvão depois dos alertas que já se viram de alguns paises hoje encontrei este já com 3 meses: https://www.wort.lu/pt/economia/15-empresas-de-construc-o-abriram-falencia-num-s-dia-grande-parte-eram-portuguesas-60a37b70de135b9236d521eb isto vai rebentar a atual especulação vai condenar muitos e outros enquanto não rebentar esfregam as mãos.
    Concordam com este comentário: NMGS
  3.  # 143

    Colocado por: rjmpireshá várias experiências e realidades.
    Uns continuam a praticar o que acham que o seu trabalho vale, de acordo com os materiais pedidos pelo cliente, e há outros a surfar a onda bem alto e a aumentar a margem de lucro porque "isto agora está bom".

    Não há só uma realidade.



    Basicamente é isto!
    As generalizações só servem para polarizar os discursos dependendo do lado em que se está.

    Por vezes parece que nos esquecemos que entre 2012 e 2017 pouco se construiu, e o que se fez foi relativamente barato.

    Mas a vida continuou, os casais apenas atrasaram a compra de casa...

    Os materiais subiram, pelo meio até incendios tivemos, o salario minimo também subiu... As exigencias dos projectos idem, a dos DO tb não ficou atrás...
    Há certos eventos que só são ganham relevancia 2/3 anos depois.

    Hoje, só vemos o empreiteiro comprar o camião novo com o "meu" dinheiro... Mas não vimos os anos que aguentou com o velho para não abrir falência.

    Pelo meio, todos estudamos, não há gente para as obras, uns emigraram e nem tão cedo voltam, os que havia começam a entrar na reforma...

    Na altura não vi ninguem a dar a mão ao sector, não vi solidariedade nenhuma com quem anda ao sol e à chuva... Ainda pensavam: "se pouparem no andaime, mais barato me fica..."
    O que acho é que no fundo estavamos muito mal habituados.

    Não vale a pena massacrar os "gatunos" dos empreiteiros sem saber, só porque sim. Façam parte da solução, se é assim tão vantajoso abram empresas de construção, havendo concorrência, o preço desce. É bom para todos. E pratiquem o tal preço justo que tanto querem.

    Tem que haver bom senso. Lembrem-se que aqui só vêm parar os exemplos menos bons. E quando um diz que conseguiu um preço-milagre, aí é porque é um optimo negociador, ou que faz autoconstrução. São exemplos que só se aplicam em determinadas situações.
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv, NTORION, ghost12, Bi91
  4.  # 144

    Colocado por: marteloescoproO problema deste país é termos profissionais a mais a fiscalizar e profissionais a menos a trabalhar.


    Não deixa de ser verdade o que diz. São muitos a ver e poucos a fazer.

    De resto, a culpa não é do fiscal, do técnico ou do DO porque estarem ali. É mesmo do empreiteiro por ter poucos operarios... Mas claro que sem ovos não há omoletes. Há-que pagar-lhes melhor, dar-lhes melhores condições que eles aparecem. Ora isso implica cobrar mais ou ter menos lucro. Pois que assim seja.

    É chato para os DO, os que podem podem. Os que não podem, constroem mais barato, mais simples, mais modesto. Ou pura e simplesmente não constroem. Isto de agora cada individuo ter direito a casa própria só mesmo aqui...

    Por outro lado melhora o sector na sua globalidade... Talvez a malta das obras deixe de ser vista como é, e passe a ter a dignidade de outra qualquer profissão.
  5.  # 145

    Colocado por: rjmpiresAgora com tanta conversa de matéria prima lembrei-me que há uns 10-15 anos se falava muito disso mas devido ao preço do pão.. todos os anos aumentava e já era um absurdo 😂


    Ainda não há muito tempo soube dum caso de uma empresa de construção chave na mão, que deu preço para uma banheira, e quando chegou ao momento de encomendá-la um ano e meio depois, a banheira já com o desconto de 30-40% ficava mais cara que o orçamento inicial acordado com o cliente, a preço PVP, com acessorios, transporte e montagem, silicones e afins... Toda a obra era assim.


    Um caso de contas muito mal feitas aliadas à subida do preço do material... No final, claro que aquela empresa devia ter muito pouca vontade de ir trabalhar sabendo que estava a perder dinheiro cada dia.

    Para o DO é que foram ginjas... Maravilha.
  6.  # 146

    Colocado por: pguilhermeNo meio disto tudo o DO é que é um tolo e vigarista e culpado disto e daquilo


    Esse não é o foco.
    Como digo, acho que estivemos muito mal habituados durante muito tempo, para termos assimilados certas coisas como sendo normais. E agora dói mais...

    Generalizar não traz solução alguma.
    Não se está a culpar o DO.
    Mas tampouco me parece justo o ataque cerrado feito a quem anda nas obras.

    Se cada um fizer a sua parte, com brio e responsabilidade, tudo se consegue. Teambuilding. Têm é que estar todos a remar para o mesmo lado, senão fica dificil. Agora se o primeiro a roer a corda é o DO, só se põe a jeito que lhe apareça quem se aproveite dele. Do mesmo modo, se se acha que tudo é lobby e não se percebe a função de cada player tampouco se avançará muito que digamos.

    Tem que haver bom senso como em tudo. Acha caro, pede preço a outro... Se todos pedem muito acima do que esperava, então se calhar o que mal não é só o preço, mas sim o projecto ou as espectativas do DO.
  7.  # 147

    N Miguel

    é muito lindo tudo o que diz, no entanto...olhe é como a especulação imobiliária que estava no auge em 2019, quem punha razoabilidade na coisa? ninguém, era arrear ou aproveitar consoante o lado.
    em suma não tente encontrar muitas explicações justas/ logicas para a situação neste momento, é mais uma fase de especulação a acontecer.
    Concordam com este comentário: rjmpires, Beto1980, mica, nbastos, desofiapedro
  8.  # 148

    Colocado por: marco1N Miguel

    é muito lindo tudo o que diz, no entanto...olhe é como a especulação imobiliária que estava no auge em 2019, quem punha razoabilidade na coisa? ninguém, era arrear ou aproveitar consoante o lado.
    em suma não tente encontrar muitas explicações justas/ logicas para a situação neste momento, é mais uma fase de especulação a acontecer.


    Se reparar a minha ideia é precisamente a de balancear os argumentos. Pois a realidade que conheço está bastante distante do que por aqui leio. Muito mesmo.
  9.  # 149

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Ainda não há muito tempo soube dum caso de uma empresa de construção chave na mão, que deu preço para uma banheira, e quando chegou ao momento de encomendá-la um ano e meio depois, a banheira já com o desconto de 30-40% ficava mais cara que o orçamento inicial acordado com o cliente, a preço PVP, com acessorios, transporte e montagem, silicones e afins... Toda a obra era assim.


    Um caso de contas muito mal feitas aliadas à subida do preço do material... No final, claro que aquela empresa devia ter muito pouca vontade de ir trabalhar sabendo que estava a perder dinheiro cada dia.

    Para o DO é que foram ginjas... Maravilha.

    Essa é uma das razões de alguns orçamentos virem bastante mais altos.. nenhum empreiteiro quer ficar de calças na mão!
    Se fosse eu também não queria, acredito que há diversas situações difíceis de gerir em tempos loucos, mas é como o marco1 também referiu, de momento há muita coisa sem lógica a acontecer.
  10.  # 150

    Colocado por: N Miguel OliveiraNa altura não vi ninguem a dar a mão ao sector, não vi solidariedade nenhuma com quem anda ao sol e à chuva... Ainda pensavam: "se pouparem no andaime, mais barato me fica..."

    Lá está este conceito romântico do "preço justo"...
    O mercado absorve os preços ou não. É apenas e só isto.

    Na altura não havia muita procura, como tal, os preços tiveram de descer e os empreiteiros tiveram de fazer tripas coração para sobreviver. Optimizar processos, aumentar a eficiência, reduzir custos, procurar soluções mais económicas, etc. Obviamente que muitos deles foram incapazes e não sobrevieram.

    Actualmente há muita procura, como tal, os preços estão a subir. Até aqui tudo pacífico.

    Mas o mesmo perfil de empreiteiros que faliram na altura, são os mesmos que agora não se limitam a acompanhar a curva da subida de mercado, mas sim a pedir 2, 3 e 4x mais caro, à boleia da tal conversa da tasca que mencionou anteriormente. A noção de negócio é que o "cliente paga o que eu exigir e não bufa. É só para quem pode".

    Repare que a tal conversa da tasca que "anda tudo doido" funciona tanto para o DO como para os profissionais. No entanto, só os profissionais apresentam propostas "a ver se colam".

    Obviamente não serão todos os profissionais que o fazem. Da mesma forma que não foram todos que faliram na altura. Por isso não generalizo e também é obvio que há muito DO que se poe mesmo a jeito de ser enganado. Afinal, é muito fácil acreditar em boas notícias, mesmo que sejam claramente falsas.

    Colocado por: N Miguel OliveiraTem que haver bom senso como em tudo. Acha caro, pede preço a outro... Se todos pedem muito acima do que esperava, então se calhar o que mal não é só o preço, mas sim o projecto ou as espectativas do DO.

    Isto.
    Mesmo com os aumentos naturais do mercado, certamente continuarão a existir propostas razoáveis.

    Se todos pedem muito acima, diria que tanto pode ser o projecto e expectativas do DO, como uma especulação derivada da conversa da tasca, por exemplo. Como diz, não é só preto e branco.

    Colocado por: N Miguel OliveiraPois a realidade que conheço está bastante distante do que por aqui leio.

    Como assim?
    Qual a magnitude de aumentos que está a sentir face ao que tinha estimado para os seus projectos?
    Nenhum cliente seu recebeu propostas bem acima do que estava estimado e esperado para o projecto?
  11.  # 151

    Colocado por: pguilhermeLá está este conceito romântico do "preço justo"...
    O mercado absorve os preços ou não. É apenas e só isto.


    É precisamente isso. Ainda há dias comentei isso mesmo no tópico gémeo aqui ao lado. Estas discussões só levam ao entrincheiramento dos DO e das teorias da conspiração. Polarizando as opiniões com base em generalizações. Fazem sentido? Estar aqui a esmiuçar a trivial lei da procura vs oferta.

    Colocado por: pguilhermeComo assim?
    Qual a magnitude de aumentos que está a sentir face ao que tinha estimado para os seus projectos?
    Nenhum cliente seu recebeu propostas bem acima do que estava estimado e esperado para o projecto?


    Precisamente, não vejo nada do exagero que acredito que aconteça pela capital... Nada mesmo. Como não vejo que 90% da construçao seja a crédito. Mas pronto, também sei que a minha zona de ação é o berço de muitissimas construtoras. Muitas delas familiares e honestas, em que a grande mudança que vi nelas foi que começarem a trabalhar mais por cá, pois deixaram de ter a necessidade de levar carrinhas de operários para Lisboa e regressar ao fim de semana. Um ou outro lá trocou o camião que usava há 30 anos...

    Como técnico acabo por estar na trincheira dos DO, mas ao contrário destes não vejo apenas o umbigo, nem me dedico a uma unica obra. Há casos e casos. E ler "anda tudo maluco" irrita-me bastante, pois todos gostam de fazer as contas às vidas dos outros.

    Se há trafulhas? Concerteza! Se há quem se aproveite? Claro que haverá!

    Agora eu não os vejo tanto como vos tem acontecido... Nem proximo desses aumentos de 2, 3 ou 4x que fala. E sim, para mim o mercado não é só Lisboa. E até me parece natural que se os nortenhos que por aí andavam decidem regressar a casa, a coisa ainda fique pior pelo sul. E que os que ficam possam pedir o que quiserem.
  12.  # 152

    Afinal até estamos de acordo.

    O crédito é um factor pesado no volume de procura, o que está em linha com o que descreve. Menos procura, menos aumentos.

    Trafulhas há em todo o lado e em todos os sectores, claro, isso vai sem dizer.

    Concordo que é um contrassenso quando dizem "anda tudo maluco" e se discutem os famigerados 1000€/m2 como se fosse uma lei.

    Mas acredito que em muitos casos os DO se indignem apenas pelo aumento descarado de preços com base em desculpas esfarrapadas (aliado a uma prepotência e pato-bravismo como até já vimos neste próprio tópico) e não pelos ajustes normais de mercado.

    Pessoalmente não fico indignado com as propostas, porque são apenas negócios, que se podem concretizar ou não.
    Na verdade, tanto aumentos desmensurados e/ou injustificáveis como o plano de facturação são bons indicadores do que esperar do profissional.
    Por exemplo, o que acha de pagar 30% a um empreiteiro geral com a adjudicação?
    Ou 90% de uma empreitada, uma semana antes da entrada em obra?
  13.  # 153

    Colocado por: N Miguel OliveiraE sim, para mim o mercado não é só Lisboa.

    Enquanto profissional, terá uma maior abrangência de casos e terá, certamente, um conhecimento mais profundo do mercado.
    Os DO normalmente só podem falar do seu próprio caso. Não leve isso a mal.

    Se pudesse também preferia uma construtora do norte :)
    Os que andam cá se voltarem para cima, seria mau para aqui com aumentos e quem sabe mau para aí devido a uma maior concorrência... os sistemas não são fechados. Uma borboleta que bate as asas aqui...
  14.  # 154

    Colocado por: pguilhermePor exemplo, o que acha de pagar 30% a um empreiteiro geral com a adjudicação?
    Ou 90% de uma empreitada, uma semana antes da entrada em obra?

    Acho que o dono de obra é totó.
    Se correr mal a culpa é dele, não é do empreiteiro.
    Concordam com este comentário: Portege
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  15.  # 155

    Colocado por: PicaretaAcho que o dono de obra é totó.
    Se correr mal a culpa é dele, não é do empreiteiro.

    Nem mais!
    Independentemente do preço, são condições inaceitáveis. E enquanto houverem DO que, inocentemente, aceitam estes termos, todos ficamos a perder.
  16.  # 156

    Colocado por: pguilherme
    Nem mais!
    Independentemente do preço, são condições inaceitáveis. E enquanto houverem DO que, inocentemente, aceitam estes termos, todos ficamos a perder.

    Depende da empreitada.
    Nós por exemplo, claro que é uma especialidade com pressupostos muito específicos, quando entramos em obra já o DO pagou:
    Totalidade do soalho
    Totalidade dos materiais
    Na prática sensivelmente 75% do valor total do orçamento já está pago antes de iniciarmos os trabalhos. Mas isso acontece porque até iniciarmos a aplicação do soalho em si, na prática estamos a agir como um fornecedor de material dentro de uma empreitada de prestação de serviços.
    Os materiais são muito caros e não posso arriscar á última da hora o cliente lembrar-se de mudar de ideias e eu fico “agarrado” com milhares de Euros em stock com produtos que têm prazos de validade.
    Nunca trabalhei de outra forma e nunca o irei fazer. No entanto, deixo um alerta á navegação. Nunca paguem nada sem que vos seja emitida uma fatura oficial e fidedigna. E também não sou grande apreciador de contas bancárias que não sejam as das firmas.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  17.  # 157

    Colocado por: Sirruper
    O preço de algum material seu duplicou e triplicou. Os seus orcamentos tambem duplicaram e triplicaram? A mao de obra acompanhou o aumento do material?

    Com certeza que não. Embora seja inegável que os nossos orçamentos estão de facto mais caros quando comparados com os do inicio do ano justamente para colmatar o aumento dos materiais e matérias primas.
    O valor da nossa mão de obra é ditado pelo trabalho efectivo que temos a realizar e pela qualidade da nossa formação especializada nas áreas de intervenção em que actuamos. Não está intrinsecamente ligado aos custos de material.
  18.  # 158

    Colocado por: Joao Dias
    Depende da empreitada.
    Nós por exemplo, claro que é uma especialidade com pressupostos muito específicos, quando entramos em obra já o DO pagou:
    Totalidade do soalho
    Totalidade dos materiais
    Na prática sensivelmente 75% do valor total do orçamento já está pago antes de iniciarmos os trabalhos. Mas isso acontece porque até iniciarmos a aplicação do soalho em si, na prática estamos a agir como um fornecedor de material dentro de uma empreitada de prestação de serviços.
    Os materiais são muito caros e não posso arriscar á última da hora o cliente lembrar-se de mudar de ideias e eu fico “agarrado” com milhares de Euros em stock com produtos que têm prazos de validade.
    Nunca trabalhei de outra forma e nunca o irei fazer. No entanto, deixo um alerta á navegação. Nunca paguem nada sem que vos seja emitida uma fatura oficial e fidedigna. E também não sou grande apreciador de contas bancárias que não sejam as das firmas.


    Se lhe acontecer alguma coisa como fica o cliente?
  19.  # 159

    Espera como os outros todos
  20.  # 160

    Colocado por: Joao DiasDepende da empreitada.

    O pguilherme falou de pagamento a empreiteiro geral.
    Nas cozinhas é a mesma coisa quando vai para a obra 90% dos custos já estão feitos, caixilharias idem, etc.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
 
0.0613 seg. NEW