Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.

    Em 2016 fiz a renovação da minha casa e coloquei uma caldeira de aquecimento gás natural com radiadores normais.
    Neste momento estou a fazer a ampliação do segundo piso e na altura já deixei um segundo circuito que iria também ligar à caldeira e seria para colocar radiadores também. Mas neste momento que as temperaturas andam a mudar estou a pensar optar por um sistema que também me faça arrefecimento longo prazo. No entanto como o dinheiro não estica neste momento não posso alterar tudo.
    Poderia colocar ventiloconvectores no piso de cima e neste momento pelo menos colocar a fazer aquecimento? e quando comprasse a bomba ai alterava também os radiadores de baixo para ventiloconvectores.

    Isto é viável? Os cuidados a ter é so usar um permutador para reduzir a temperatura que irá para os convectoreS?

    Agradeço desde já a v/ ajuda.

    Obrigado.
    • SrR
    • 10 setembro 2021

     # 2

    Precisa de rede de condensados
  2.  # 3

    Obrigado pela pronta resposta.

    Efectivamente nunca me tinha lembrado disso. Qual a capacidade de elevação para um sistema de chão? Consigo ter a rede de condensados a elevar por exemplo para o tecto falso?
  3.  # 4

    Para elevar os condensados precisaria de uma bomba.
  4.  # 5

    Obrigado pela dica.

    Existe alguma bomba a ligar a tubo de pvc de 32? Idealmente deveria ter uma bomba por cada ventiloconvector certo? ou é possivel ligar pelo menos 2 ventiloconvectores a uma bomba?

    Obrigado.
  5.  # 6

    As minhas tubagens ligam todas a um coletor comum, pode criar uma caixa e colocar apenas uma bomba para todos.
  6.  # 7

    Obrigado pela dica.

    No entanto drenagem de condensados é algo que ainda foge um pouco dos meus conhecimentos. Vou ler mais e ver a melhor maneira que consigo fazer.

    já agora e passando um pouco à frente. Depois de ter os ventiloconvectores no piso de cima instalados e tendo a bomba de calor a funcionar os radiadores normais do piso de baixo irão continuar a fazer aquecimento junto com os ventiloconvectores do piso de cima? sei que arreficmento não farão mas farão aquecimento?

    Obrigado.
  7.  # 8

    As temperaturas costumam ser diferentes, talvez necessite de um reservatório a temperatura diferente.
  8.  # 9

    Teoricamente teria de ter os de radiadores normais a uma temperatura superior mas sendo a bomba de calor para trabalhar com os ventiloconvectores nunca terei uma temperatura superior certo?

    Obrigado.
  9.  # 10

    Colocado por: sergioemsTeoricamente teria de ter os de radiadores normais a uma temperatura superior mas sendo a bomba de calor para trabalhar com os ventiloconvectores nunca terei uma temperatura superior certo?

    Obrigado.

    Imagine a bomba de calor a aquecer o circuito dos radiadores e a aquecer um reservatório a uma temperatura inferior que vai para o circuito dos ventiloconvetores.
    Penso que seja possível
    • SrR
    • 11 setembro 2021

     # 11

    Faz mistura à saida do depósito so pros ventiloconvectores ou assume a mesma temperatura para ambos e perde um pouco de potência no radiadores algo que pode fazer é aproveitar os elementos que tira em cima e junta nos de baixo.
    • SrR
    • 11 setembro 2021

     # 12

    Pessoalmente a melhor solução seria tubagens novas para tudo tanto para garantir caudais como isolamentos.
  10.  # 13

    SrR a questão do reservatório independentemente para um dos sistema não funcionaria?
    • SrR
    • 11 setembro 2021

     # 14

    Colocado por: rjmpiresSrR a questão do reservatório independentemente para um dos sistema não funcionaria?
    se tem apenas um equipamento de produção de aquecimento e tem as necessidades de aquecer os espaços ao mesmo tempo tanto os com radiadores e com ventiloconvectores entao a solução passa por produzir agua para a temperatura mais desfavorável ( em principio os radiadores) e ao mesmo tempo fazer mistura para os ventiloconvectores usando para isso um pequeno depósito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  11.  # 15

    Mais uma vez obrigado pelas dicas.

    Passar novas tubagens é muito dificil no entanto tenho 3 circuitos independentes ( ida e retorno ao sitio onde ficara a bomba que agora é caldeira) que serão dois deles para aquecimento/ areefecimento com ventiloconvectores e um que só fará aquecimento.

    Neste sentido a ideia do SrR parece-me óptima de produzir para o mais desfavorável e misturar para os restantes.

    Quanto ao esquema de pré- instalação ( lugar de quente fria/ condesnados / electricidade) existe algo a seguir para os ventiloconvectores ou depende de cada um? tenho de os ter já nesta fase de pladur e tubagens para saber onde deixas as bocas?

    já agora aproveitando posso ter um termostato de zona a controlar cada ventiloconvector? E cada ventiloconvector terá de ter tubagem até ao sitio da bomba certo? Para enviar o sinal de ligar bomba e desligar? Ou funciona de forma diferente?

    Gracias.
    • SrR
    • 11 setembro 2021

     # 16

    Colocado por: sergioemsQuanto ao esquema de pré- instalação ( lugar de quente fria/ condesnados / electricidade) existe algo a seguir para os ventiloconvectores ou depende de cada um? tenho de os ter já nesta fase de pladur e tubagens para saber onde deixas as bocas?
    convem ver o que vai instalar e adaptar as ligações pro que quer.



    Colocado por: sergioemsagora aproveitando posso ter um termostato de zona a controlar cada ventiloconvector? E cada ventiloconvector terá de ter tubagem até ao sitio da bomba certo? Para enviar o sinal de ligar bomba e desligar? Ou funciona de forma diferente?
    é como quiser mas normalmente os ventiloconvectores ja têm termostacto imbutido, bastando programar na bomba o horário de funcionamento e depois os ventiloconvectores trabalham automaticamente.
  12.  # 17

    Obrigado de novo.

    E aproveitando alguma marca de convectores que recomende? Vi os da daikin atherma mas não são baratos.

    Também vi de uma firma espanhola kaysun.

    Alguma referência que me possa ajudar a escolher? Com uma boa relação preço/ qualidade/ garantia?

    Obrigado
    • SrR
    • 11 setembro 2021

     # 18

    Estes aqui sao da emmeti por ex, na altura foi o que o cliente escolheu e adaptamos as ligações à maquina que ia levar, isso de preço ha para todos os gostos, a jaga por ex sao muita bons e com preços a condizer, veja na zantia ou sanipower se têm a preços mais em conta.
      received_324154198149896.jpeg
 
0.0202 seg. NEW