Iniciar sessão ou registar-se
    • Couser
    • 11 setembro 2021 editado

     # 1

    Bom dia. Quero comprar um imóvel para investimento (vender) mas de momento estou desempregado. Tenho uma casa avaliada em 122k que faltam 37k para pagar o crédito habitação, tenho duas garagens avaliadas em 7k e 20k respectivamente e tenho mais 10k na conta poupança. Também tenho um ótimo fiador e um bom historial no banco. A questão é acham que o banco me empresta 140k para este meu negócio e assim iniciar me nesta atividade? Tenho património e fiador mas estou desempregado. É um ótimo negócio e até ao fim do ano de certeza que vendia e pagava o empréstimo ao banco. Aguardo respostas obrigado
  1.  # 2

    Só deve investir quem tem capital.. deixe-se estar quieto e não estrague a sua relação com o fiador.
    Concordam com este comentário: pguilherme, vmontalvao
  2.  # 3

    Usar os actuais bens como garantia nunca é boa política para quem não tem rendimentos.
    Apenas o faria se visse 0 risco de ficar sem o que já é praticamente meu e não tivesse outra hipótese.

    Opiniões à parte: que tal pedir ajuda no Dr Finanças?
    Pelo feedback que tive da minha cunhada e aqui no fórum são experts no crédito e muito competentes... Para além de oferecerem serviços grátis a quem procura crédito.
  3.  # 4

    Colocado por: Couserestou desempregado. Tenho uma casa avaliada em 122k que faltam 37k para pagar o crédito habitação, tenho duas garagens avaliadas em 7k e 20k respectivamente e tenho mais 10k na conta poupança

    O que se lê é que não tem rendimentos, tem uma dívida ao banco, 27k "congelados" e 10k€ de poupança (pode resgatar?).

    Não tem mesmo rendimentos? Salário é um tipo de rendimento, mas há outras fontes.
    Sem rendimentos, o banco dificilmente concede CH.

    Para uma 2ª habitação, normalmente só emprestam 70% do valor do imóvel.
    Assumindo uma valorização do imóvel nos exactos 140k€, teria de pagar 42k€ de entrada, mais 3.4k€ de IMT+IS, aprox. entre 350 e 700€ de escritura e, claro, comissões do banco (imagino que 1 ou 2k€).

    Ou seja, precisa aprox 47k€, sem contar com coisas menores.

    Se liquidar as garagens por 27k€, mais os 10k de poupança = 37k€. Ainda faltam outros 10k€ só para começar.
    Depois há que garantir o pagamento dos créditos (o da habitação primária e o novo crédito, da habitação secundária).
    Como poderá garantir isso ao banco?
    Como tenciona pagar as prestações até vender o bem?

    Do ponto de vista do banco, face ao que descreve, é claramente desfavorável.
    Mesmo que fosse possível, pondere e avalie muito bem e o risco associado e o que fará em caso de falência.

    Tem uma dívida de 37k€ da sua HPP e entre garagens e poupança tem 37k€. Porque não explora outros cenários?
    • BJo
    • 16 setembro 2021

     # 5

    Colocado por: rjmpiresSó deve investir quem tem capital.. deixe-se estar quieto e não estrague a sua relação com o fiador.
    Concordam com este comentário:pguilherme


    que tipo de conselho é este?????
  4.  # 6

    Colocado por: BJo

    que tipo de conselho é este?????

    É o conselho se alguém financeiramente consciente e que não cria dívida e a passa a terceiros.
    Ainda ontem deu uma notícia desse género no telejornal.. alguém que foi fiador e ficou "a arder".

    Mas cada um faz o que entender.
    Concordam com este comentário: pguilherme, vmontalvao
  5.  # 7

    Colocado por: BJoque tipo de conselho é este?????

    Só seria um conselho válido se fosse uma recomendação para avançar? Para isso não era preciso pedir opiniões...
    Concordam com este comentário: rjmpires
  6.  # 8

    Caro Couser se não tem rendimentos declarados, ordenados, rendas, etc, não conseguirá fazer CH nem investimento nem HPP. o Banco de Portugal é que proíbe. Os seus rendimentos atuais e continuados têm que ser iguais ou superiores a metade das responsabilidades futuras calculadas com "taxa de stress" (a DSTI).
  7.  # 9

    Colocado por: CouserÉ um ótimo negócio e até ao fim do ano de certeza que vendia e pagava o empréstimo ao banco.

    Quantas milhares de pessoas vão ao banco, a pensar exactamente no mesmo?
    A crise do subprime foi devido a essas pessoas, que mal tinham dinheiro, mas tinham a certeza que iram pagar os créditos todos.
    Concordam com este comentário: dalmonio
  8.  # 10

    Colocado por: Tiago PintoCaro Couser se não tem rendimentos declarados, ordenados, rendas, etc, não conseguirá fazer CH nem investimento nem HPP. o Banco de Portugal é que proíbe. Os seus rendimentos atuais e continuados têm que ser iguais ou superiores a metade das responsabilidades futuras calculadas com "taxa de stress" (a DSTI).


    Ao contrário "...têm quer ser iguais ou superiores ao dobro das responsabilidades..." ou então As suas responsabilidades calculadas com o teste de stress de 3% têm de ser no máximo metade dos seus rendimentos"
    Assim já está correcto!
  9.  # 11

    Colocado por: luisDS

    Ao contrário "...têm quer ser iguais ou superiores aodobrodas responsabilidades..." ou entãoAs suas responsabilidades calculadas com o teste de stress de 3% têm de ser no máximo metade dos seus rendimentos"
    Assim já está correcto!


    Obrigado pela correção. Obviamente é o dobro e não metade. :-)
 
0.0178 seg. NEW