Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual será o melhor aquecimento central para uma moradia de 2 pisos? A unica pre-intalação que tem é ar-condicionado. Já li tanto que cada vez fico mais confuso.
    • SrR
    • 16 setembro 2021

     # 2

    Se tem pre instalado ar condicionado entao penso k a resposta pro seu caso será mesmo ar condicionado tudo o resto e sem conhecer a casa implicaria obra para instalar outro tipo de climatização
    Concordam com este comentário: jorgealves, Ruipsm, Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  2.  # 3

    Colocado por: SrRSe tem pre instalado ar condicionado entao penso k a resposta pro seu caso será mesmo ar condicionado tudo o resto e sem conhecer a casa implicaria obra para instalar outro tipo de climatização
    Concordam com este comentário:jorgealves,Ruipsm


    Tenho atualmente A/c instalados somente nos quartos, que estão no piso de cima. No r/c existe somente o recuperador de calor, que está numa sala de aprox 40m2. Os dois em conjunto não são o melhor resultado. Aliado a isto o sótão está em bruto, apenas com lã de rocha e algo parecido ao roofmate como isolante.
    A necessidade de obra é o resultado final, mas apostar em quê, bomba calor com apoio painéis fotovoltaicos? Daí a minha questão, já que tenho de investir numa obra que seja algo funcional.
  3.  # 4

    Colocado por: pcardosobomba calor com apoio painéis fotovoltaicos
    isso não exactamente uma solução pois quando é necessário aquecimento habitualmente não existe sol suficiente para garantir algum aproveitamento do solar fotovoltaico.
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvesquando é necessário aquecimento habitualmente não existe sol suficiente para garantir algum aproveitamento do solar fotovoltaico.

    Mas a BC não pode trabalhar no período solar, sendo essa energia térmica retida pelas estruturas/pavimento/alvenarias, etc? (A tal inércia)??
    Isto no sentido de aproveitar os FV para baixar a fatura energética (e não anular), programando a BC para funcionar especialmente durante o início da tarde quando poderá haver sol e o ar é mais quente levando a maior cop...
  5.  # 6

    Colocado por: Beto1980Mas a BC não pode trabalhar no período solar, sendo essa energia térmica retida pelas estruturas/pavimento/alvenarias, etc? (A tal inércia)??
    sim mas, sendo uma bomba de calor mista vai ter uma potencia alta pelo que pensar em usar uma solução fotovoltaica terá evidentemente que ser uma solução "musculada" que pode não ter viabilidade financeira e não esquecer que na época de aquecimento a janela solar é relativamente pequena.
    Concordam com este comentário: Beto1980
 
0.0113 seg. NEW