Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    DR

    viu o post 27?

    uma planta com +- 2 X 7 tal como o do topico, este exemplo de open space qual é a sua opinião ?
  2.  # 62

    Colocado por: marco1DR

    viu o post 27?

    uma planta com +- 2 X 7 tal como o do topico, este exemplo de open space qual é a sua opinião ?
    Gosto bastante, a sala nessa planta faz parte da casa, aptece la estar, é quase automático que se use a sala.
    Para o meu gosto pessoal, talvez tentasse reduzir o corredor entre a wc e o quarto, mas ao mesmo tempo entendo que seja necessário resguardar o quarto e wc, e ajuda a que a cozinha nao fique tao exposta para a sala, para quem prefere que nao seja totalmente “open”.
    Mil vezes melhor que esta planta inicial, sem ser necessariamente mais cara, pelo contrário
  3.  # 63

    Colocado por: DR1982Claro que as refeições na sala irão se contar pelos dedos nesta casa, as refeições serão na cozinha e a mesa da sala sera enfeite, tal como acontece em muitas casas


    Isto vindo do tipo que gastou milhares de euros num projecto que metade da casa ia ficar no ar só porque fica bem no Instagram...
  4.  # 64

    Colocado por: rjmsilva

    Isto vindo do tipo que gastou milhares de euros num projecto que metade da casa ia ficar no ar só porque fica bem no Instagram...
    É azia ou dor de cotovelo? Compre comprimidos ou esfregue.
  5.  # 65

    Colocado por: DR1982É azia ou dor de cotovelo? Compre comprimidos ou esfregue.


    Se houvesse moderadores neste fórum... :D
  6.  # 66

    Vocês são engraçados.

    Quanto á planta vê-se que é um gosto mais conservador que, como é óbvio, limita de alguma forma a fluidez dentro de casa. O exemplo da cozinha e sala é o que salta mais a vista. Seria possível outro aproveitamento de área mas vai do gosto de cada um e se está ao vosso é o mais importante!
    Concordam com este comentário: rjmsilva, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjribeiro85
  7.  # 67

    Caros colegas, de facto a sala conforme está configurada poderá dar azo a um maior uso da cozinha para as refeições do dia a dia, mas no meu caso em específico sempre vivi em casas com esta configuração e sempre usamos a sala de jantar, salvo uma ou outra situação em um de nós está sozinho e desenrasca na cozinha. Poderei de facto optar por uma porta de ligação cozinha-sala se concluir ser conveniente Na casa dos meus avós,dos meus pais e dos pais da minha esposa não existe ligação cozinha-sala, e no entanto os jantares sempre foram passados á mesa de jantar com todos a conviver, de preferência sem TV e sem grandes pressas(excepto Almoço), e gostava de continuar essa filosofia de viver e transmiti-la aos meus filhos. Actualmente vivemos numa era do facilitismo e comodismo, em que quanto mexermos um dedo melhor, quanto mais rápida e prática a refeição melhor, e com isso muitas das boas coisas da vida se perdem. Com isto não quero dizer que os vossos pontos de vista estejam errados, porque cada um tem o seu e gostos não se discutem.obrigado desde já a todos pela disponibilidade crítica, a qual agradeço e assimilo perfeitamente.
  8.  # 68

    Colocado por: fjribeiro85Na casa dos meus avós,dos meus pais e dos pais da minha esposa não existe ligação cozinha-sala, e no entanto os jantares sempre foram passados á mesa de jantar com todos a conviver, de preferência sem TV e sem grandes pressas(excepto Almoço), e gostava de continuar essa filosofia de viver e transmiti-la aos meus filhos.

    Merece referir que as pessoas é que determinam a forma como se vive e, por via do exemplo, os valores a incutir aos filhos. Não é a casa que faz isso.

    Não é por ter um espaço aberto em casa (ou outra coisa qualquer) que fará com que se transforem em selvagens, passem maus exemplos aos filhos ou que percam valores pessoais e familiares.

    Por outro lado, uma separação como tem irá obrigar sempre a esse hábito e forma (logística) de viver a casa.
    Com um plano aberto, também pode continuar com esse hábito mas com a acrescida facilidade em aceder à cozinha, fazer companhia quando se está a cozinhar, etc.

    Se não gosta, tudo óptimo. Isto é razão suficiente.
    Mas passar para o layout da casa o ónus da filosofia de viver ou de uma luta contra facilitismo e comodismo, parece-me descabido.

    Não é por ter uma faca em casa que vai esfaquear alguém, resume-se.
    Concordam com este comentário: dmatos
  9.  # 69

    Colocado por: pguilherme
    Merece referir que as pessoas é que determinam a forma como se vive e, por via do exemplo, os valores a incutir aos filhos. Não é a casa que faz isso.

    Não é por ter um espaço aberto em casa (ou outra coisa qualquer) que fará com que se transforem em selvagens, passem maus exemplos aos filhos ou que percam valores pessoais e familiares.

    Por outro lado, uma separação como tem irá obrigar sempre a esse hábito e forma (logística) de viver a casa.
    Com um plano aberto, também pode continuar com esse hábito mas com a acrescida facilidade em aceder à cozinha, fazer companhia quando se está a cozinhar, etc.

    Se não gosta, tudo óptimo. Isto é razão suficiente.
    Mas passar para o layout da casa o ónus da filosofia de viver ou de uma luta contra facilitismo e comodismo, parece-me descabido.

    Não é por ter uma faca em casa que vai esfaquear alguém, resume-se.
    nem foi isso que eu quis transmitir, e se transmiti retrato-me. Claro que não é a casa ou a configuração da mesma que vai definir o que quer que seja,mas ajuda.evesta configuração é a que casa bem com os nossos gostos. Não vou defender uma ou outra opção até porque se existem milhares de configurações de arquitectura é porque existem diferentes gostos e necessidades.
  10.  # 70

    Colocado por: fjribeiro85evesta configuração é a que casa bem com os nossos gostos

    Isto é que importa e é o suficiente :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjribeiro85
  11.  # 71

    Colocado por: fjribeiro85Actualmente vivemos numa era do facilitismo e comodismo, em que quanto mexermos um dedo melhor, quanto mais rápida e prática a refeição melhor, e com isso muitas das boas coisas da vida se perdem. Com isto não quero dizer que os vossos pontos de vista estejam errados, porque cada um tem o seu e gostos não se discutem.obrigado desde já a todos pela

    Acho que a cozinha aberta promove exatamente o oposto, ou seja a interação entre todas as pessoas que estão nos 2 espaços em vez de as confinar ao espaço em que se encontram.
    Mas são gostos, e mais do que isso, neste caso, hábitos. Tente abrir a mente e pensar como seria com a cozinha com ligação direta à sala.

    Ademais, esse corredor é 1 completo desperdício de espaço
    Concordam com este comentário: pguilherme
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjribeiro85
  12.  # 72

    Colocado por: NTORION
    Acho que a cozinha aberta promove exatamente o oposto, ou seja a interação entre todas as pessoas que estão nos 2 espaços em vez de as confinar ao espaço em que se encontram.
    Mas são gostos, e mais do que isso, neste caso, hábitos. Tente abrir a mente e pensar como seria com a cozinha com ligação direta à sala.

    Ademais, esse corredor é 1 completo desperdício de espaço
    Concordam com este comentário:pguilherme
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fjribeiro85
    supondo que eu mudaria de ideias, iam existir sempre alguns factores que me suscitam dúvidas.
    1-Sem separação natural sala-cozinha como resolveria o problema dos odores de cozinhar?
    2-removendo as paredes do hall como garantiria a privacidade sempre que entre ou abra a porta principal, visto que a entrada está elevada em relação à Rua, ficando toda a sala visível a qualquer transeunde?
    3- sem paredes livres, onde colocar móveis?

    Podem ser dúvidas simples de resolver, mas não vejo como numa forma de conseguir a casa da forma que me atraia
  13.  # 73

    Os odores da cozinha resolvem-se com a exaustão e, eventualmente, acompanhadas com posição da janelas para promover a circulação de ar em determinada direcção e sentido.

    O resto são desafios normais da arquitectura.

    Mas pensa em levantar paredes só para poder encostar móveis? Não me podia ocorrer pior razão. Eu tentaria colocar móveis que se adaptassem à casa e não o contrário.
    A necessidade de arrumação e posição de móveis devem ser pensados logo em projecto, sem necessitar de encerrar espaços para o efeito.

    Há tantos exemplos giros de como compartimentalizar os espaços sem os encerrar, até com móveis a meia altura e lareira de 2 faces (que até serve de arrumação), por exemplo, para não falar no próprio layout ou outros artefactos para o efeito.

    Isto para não perder a vantagem de poder fazer companhia a quem está na cozinha e ter todo esse espaço (cozinha e salas de estar e jantar) como um núcleo social e de vivência.

    A TV não tem que ficar visível da mesa de jantar. Mas se ficar, não deve ser problema, pois pode ficar desligada :)
    Cá em casa os tablets tb não têm lugar na mesa durante as refeições...
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjribeiro85
  14.  # 74

    Colocado por: fjribeiro85Podem ser dúvidas simples de resolver, mas não vejo como numa forma de conseguir a casa da forma que me atraia

    Há muitas formas fáceis de resolver essas questões, na entrada pe pode colocar 1 simples ripado.
    Eu n tenho jeito para o desenho, senão até desenhava essas soluções todas. Mas são muito fáceis de resolver, têm é de ter a mente aberta.
    Concordam com este comentário: pguilherme
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjribeiro85
  15.  # 75

    Colocado por: NTORIONHá muitas formas fáceis de resolver essas questões, na entrada pe pode colocar 1 simples ripado.

    Exactamente o que tinha em mente também :)

    Ou até mesmo uma pequena parede para fazer um recanto, proteger das vistas da entrada e criar espaço para um pequeno armário para casacos e sapatos.

    Ainda assim, este aspecto é independente da relação entre cozinha e salas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjribeiro85
  16.  # 76

    Acho um projeto algo datado e pouco interessante. Parece algo tirado da gaveta e que já lá estava desde os anos 80.
    Mas se os donos estão satisfeitos...
    Concordam com este comentário: NTORION
 
0.0255 seg. NEW