Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 581

Colocado por: zedasilvaParedes em betão no interior
    Será que é uma ponte térmica assim tão significativa que ponha em causa o conforto ou a existência de patologias?
      casa3.JPG
    será ? O que acha?
  2.  # 582

Colocado por: DR1982mas la se ia a inércia térmica que o betão oferece…

Quais os ganhos que essa inércia lhe trás em relação a uma parede em bloco?

Colocado por: DR1982E lá está, refazer o projeto de estabilidade do zero.

E por 500€ está disposto a gastar 20k ou 30k a mais?
  3.  # 583

Colocado por: DR1982será ? O que acha?

Acho que o DR está a fazer tempestades em copos de água.
    Enquanto exercício académico, a sua postura perante o projeto está correta.
    Enquanto alguém que pretende construir uma casa dentro de um orçamento limitado, não me parece que seja a postura mais correta para levar isso a bom porto
  4.  # 584

Colocado por: zedasilva
    Acho que o DR está a fazer tempestades em copos de água.
    Enquanto exercício académico, a sua postura perante o projeto está correta.
    Enquanto alguém que pretende construir uma casa dentro de um orçamento limitado, não me parece que seja a postura mais correta para levar isso a bom porto

Concordo plenamente, sobre tudo quando sao apresentadas soluçoes com 99% de eficiencia e por uma decima parte do valor... se rà que esse 1% vale assim tanta dor de cabeça?
  5.  # 585

Colocado por: zedasilvaQuais os ganhos que essa inércia lhe trás em relação a uma parede em bloco?
    sei la:), mas mais é melhor :)

Colocado por: zedasilvaE por 500€ está disposto a gastar 20k ou 30k a mais?
    andam muito baratos os projetos por ai:)
  6.  # 586

Colocado por: DR1982andam muito baratos os projetos por ai:)

Pagou mais de 500€ por um projeto do CYPE?
  7.  # 587

Desvão em alvenaria, só tem ponte térmica na zona dos pilares.
    Solução barata e que o deixar dormir sem o temor de ser assaltado pelo pesadelo das pontes térmicas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_Mendes
      CASA4.JPG
  8.  # 588

Pagou mais de 500€ por um projeto do CYPE?
    ja lhe tinha dito que nem sempre é por falta de ovos, mas adiante…
  9.  # 589

Colocado por: zedasilvaDesvão em alvenaria, só tem ponte térmica na zona dos pilares.
    Solução barata e que o deixar dormir sem o temor de ser assaltado pelo pesadelo das pontes térmicas
      CASA4.JPG
    mas estar a colocar paredes de betão em cima de pilares é como uma batata em cima de dois palitos 😂
  10.  # 590

Calcular uma parede estrutural em betão apoiada por pontos é asdim tão difícil ?
  11.  # 591

Colocado por: DR1982Calcular uma parede estrutural em betão apoiada por pontos é asdim tão difícil ?

As pontes são tabuleiros de betão em cima de palitos não são?
    As lajes de piso são tabuleiros de betão em cima de palitos.
    O DR é o maior dos problemas do seu projeto.
    😀😀😀😀😀😀😀
    Concordam com este comentário: Nostradamus, marcocar
  12.  # 592

O DR acabou de me fazer recuar quarenta e muitos anos, e recordar o CHICO.
    O Chico foi meu colega no 10º e 11º ano. Eramos uma turma de creio que 10 gajos e 2 gajas.
    Logo a seguir às gajas, o CHICO era o aluno mais feio. Não bastava sermos conhecidos por trolhas (curso de construção civil) o CHICO ainda acumulava com o facto de ser mais feio que as botas da tropa.
    O CHICO parecia ter sido feito com restos. Aquilo era uma peça de cada nação, revestidas com uma espessa camada de acne e decoradas com uma cabeleira de rato augado há mais de três quinze dias.
    Como devem imaginar, aquela era uma idade em que as hormonas andavam todas aos saltos. O facto de frequentarmos uma escola de betos e betas, a nossa condição (e aspeto) de trolhas não ajudava muito ao acalmar das hormonas.
    Resumindo, para nós, a fasquia mínima era a gorda do 11ºB. Tudo o que fosse acima da gorda do 11ºB era uma vitória.
    Tinha-mos perfeita noção da nossa condição de trolhas e que na realidade não estaríamos mais que 2 ou 3 pontos acima do CHICO.
    Já o CHICO tinha um ego do tamanho mundo. Ele até reconhecia que não devia nada à beleza e que provavelmente até deveria ter sido encontrado pelos pais no caixote do lixo, mas isso não era impedimento para sonhar com altos voos.
    Tudo o que gravitasse menos de 500m em redor da gorda do 11ºB não era opção de escolha para o CHICO
    Para o CHICO, nada menos que uma Angelina Jolie. Em 2 anos de curso, não se conheceu ao CHICO nenhuma companhia feminina mas isso não lhe fez baixar a fasquia.
    Será que o CHICO é que estava certo?
    Que será feito do CHICO?
    CHICO, se estiveres a ler isto, diz coisas. Temos umas mines para deitar abaixo e muita conversa para colocar em dia.

Já agora, a gorda do 11º B tinha os seus encantos …
    • RUIOLI
    • 20 setembro 2023 editado

# 593

Colocado por: NostradamusExistem tabuleiros de pontes de varias toneladas e dezenas de metros de comprimento que são simplesmente pousados nos pilares.

Eu acredito que aquilo não ande para la deslizar quando há terramotos...

adicionado: aquilo la deve ter uns encaixes macho fêmea, mas não deixa de ser uma solução "pousada"

Muitas têm uns apoios com neoprene não só para os sismos, mas para as vibrações e variações dimensionais devido à temperatura.

Até dá para substituir esses apoios, estiveram a fazer essa intervenção na ponte vasco da gama.
  13.  # 594

Colocado por: zedasilvaJá agora, a gorda do 11º B tinha os seus encantos …

Em tempo de guerra, qualquer buraco serve de trincheira
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 595

Dada a complexidade de resolver as pontes térmicas, preferia fazer isolamento por dentro e arranjar solução para a inércia, há várias casas PH feitas em ICF, portanto é possível.

Não estou arrependido de ter construído com o conceito PH, o conforto é notável, mas quando não se consegue 100%, 99,5% já é muito melhor que as casas novas que se fazem por aí sem grandes cuidados e que no fim o CE tem lá A+... a minha só tem A...
    Concordam com este comentário: zedasilva, Sasapo, Wilga, NGC
  15.  # 596

Esqueceu se nessa sua teoria que as vezes fazer bem

Colocado por: zedasilvaO DR acabou de me fazer recuar quarenta e muitos anos, e recordar o CHICO.
    O Chico foi meu colega no 10º e 11º ano. Eramos uma turma de creio que 10 gajos e 2 gajas.
    Logo a seguir às gajas, o CHICO era o aluno mais feio. Não bastava sermos conhecidos por trolhas (curso de construção civil) o CHICO ainda acumulava com o facto de ser mais feio que as botas da tropa.
    O CHICO parecia ter sido feito com restos. Aquilo era uma peça de cada nação, revestidas com uma espessa camada de acne e decoradas com uma cabeleira de rato augado há mais de três quinze dias.
    Como devem imaginar, aquela era uma idade em que as hormonas andavam todas aos saltos. O facto de frequentarmos uma escola de betos e betas, a nossa condição (e aspeto) de trolhas não ajudava muito ao acalmar das hormonas.
    Resumindo, para nós, a fasquia mínima era a gorda do 11ºB. Tudo o que fosse acima da gorda do 11ºB era uma vitória.
    Tinha-mos perfeita noção da nossa condição de trolhas e que na realidade não estaríamos mais que 2 ou 3 pontos acima do CHICO.
    Já o CHICO tinha um ego do tamanho mundo. Ele até reconhecia que não devia nada à beleza e que provavelmente até deveria ter sido encontrado pelos pais no caixote do lixo, mas isso não era impedimento para sonhar com altos voos.
    Tudo o que gravitasse menos de 500m em redor da gorda do 11ºB não era opção de escolha para o CHICO
    Para o CHICO, nada menos que uma Angelina Jolie. Em 2 anos de curso, não se conheceu ao CHICO nenhuma companhia feminina mas isso não lhe fez baixar a fasquia.
    Será que o CHICO é que estava certo?
    Que será feito do CHICO?
    CHICO, se estiveres a ler isto, diz coisas. Temos umas mines para deitar abaixo e muita conversa para colocar em dia.

Já agora, a gorda do 11º B tinha os seus encantos …
    dava lhe razão se eu estivesse a equacionar soluções caríssimas ou complicadas de aplicar, mas nao é o caso.
    Neste caso se o tal armatherm ou Foamglas fosse capaz de resolver o problema seria fácil de aplicar e nao seria um custo por aí além…
    Só vai a “gorda do 11B” quando tiver a certeza que não pode ser nenhuma das outras por algum motivo.
  16.  # 597

Colocado por: RUIOLIDada a complexidade de resolver as pontes térmicas, preferia fazer isolamento por dentro e arranjar solução para a inércia, há várias casas PH feitas em ICF, portanto é possível.

Não estou arrependido de ter construído com o conceito PH, o conforto é notável, mas quando não se consegue 100%, 99,5% já é muito melhor que as casas novas que se fazem por aí sem grandes cuidados e que no fim o CE tem lá A+... a minha só tem A...
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Eu tenho algo deste género pensado atualmente, nao tem pontes térmicas e tem a inércia termica das paredes interiores de 15cms em betão, posso também aproveitar a inércia térmica da laje de teto caso faça como na imagem em baixo,

Contudo se este corte termico em baixo da parede estrutural fosse possível já não precisava de fazer parede dupla em betão, nem é pelo custo, é pelo facto de tirar peso à estrutura
      DBBDFD06-4BB5-4F39-826A-5B346816C2A6.jpeg
      8AA295A2-06B5-46A7-B760-C1E92A6A5809.jpeg
  17.  # 598

Colocado por: DR1982Contudo se este corte termico em baixo da parede estrutural fosse possível

E não é porque?
    Fica interrompido apenas na zona dos pilares.
  18.  # 599

Será?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nostradamus
      casa.JPG

esta imagem é no gozo não é?
  19.  # 600

E não é porque?
    Fica interrompido apenas na zona dos pilares.
    mas isso não vai dar ao mesmo de uma parede em betão apoiada por pontos?
    Nao consigo perceber a diferença

0.1239 seg. NEW