Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 661

Colocado por: PickaxeNão se preocupe com essas pintelhices.

Como vi que nas restantes moradias da urbanização tinha bloco térmico até à laje, fiquei sem perceber se era suposto
  2.  # 662

Colocado por: Pickaxe
    Pois não, quem decidiu foi o engº da térmica, escolheu o mínimo regulamentar, cada um depois pode melhorar a solução.

Projeto chave na mãe, 6cm foi o estipulado. Como são várias moradias nem sei se há possibilidade de aumentar a espessura
  3.  # 663

Colocado por: Pickaxe
    Pois não, quem decidiu foi o engº da térmica, escolheu o mínimo regulamentar, cada um depois pode melhorar a solução.
    se a legislação fosse alguma coisa de jeito até fazia sentido, mas como é mais uma coisa para inglês ver…
  4.  # 664

Se calhar 6 de "capoto" chega, o assunto desvia-se facilmente, a questão está em fazer aquele remate com tijolo normal quando a parede é para ser feita com bloco termico toda ela.
    por outro lado ainda será que não se consegue fazer uma parede de alvenaria sem tantos buracos no bloco?
  5.  # 665

Colocado por: marco1Se calhar 6 de "capoto" chega, o assunto desvia-se facilmente, a questão está em fazer aquele remate com tijolo normal quando a parede é para ser feita com bloco termico toda ela.
    por outro lado ainda será que não se consegue fazer uma parede de alvenaria sem tantos buracos no bloco?
    nada que um sistema de aquecimento não resolva :)
  6.  # 666

não resolva o quê? aquele remate superior da parede? os buracos no bloco?
  7.  # 667

Colocado por: DR1982se a legislação fosse alguma coisa de jeito até fazia sentido, mas como é mais uma coisa para inglês ver…

Isto está errado e é injusto.

A legislação térmica nacional está bem feita. O problema é que as pessoas não a sabem seguir e não conhecem nem metade das nuances que lá aparecem.
  8.  # 668

Colocado por: marco1não resolva o quê? aquele remate superior da parede? os buracos no bloco?
    os 6cms de isolamento…
  9.  # 669

Colocado por: NostradamusA legislação térmica nacional está bem feita.
    pois deve estar, quando os projetos passam mesmo carregados de pontes térmicas como se vê por ai fora…
  10.  # 670

A legislação nacional obriga a corrigir as pontes térmicas onde elas efectivamente influenciam as trocas térmicas, tendo em consideração, claro, o nosso clima.

Também não há casas PH a passar com pontes térmicas? Usando a mesma falácia, então a metalógica não vale nada.

Também não há pneus no mercado de classe A e D? Electrodomésticos classe A e E? No final a fatura da luz entre um frigorífico A e E são 15€.

Aqui é igual. São tudo compromissos e a exigência e o excesso de zelo para alcançar a "perfeição" tornava a construção fora do alcance da maioria dos mortais.
  11.  # 671

Colocado por: NostradamusA legislação nacional obriga a corrigir as pontes térmicas onde elas efectivamente influenciam as trocas térmicas, tendo em consideração, claro, o nosso clima.

Também não há casas PH a passar com pontes térmicas? Usando a mesma falácia, então a metalógica não vale nada.

Também não há pneus no mercado de classe A e D? Electrodomésticos classe A e E? No final a fatura da luz entre um frigorífico A e E são 15€.

Aqui é igual. São tudo compromissos e a exigência e o excesso de zelo para alcançar a "perfeição" tornava a construção fora do alcance da maioria dos mortais.
    com base na legislação atual, no projeto termico ou certificado energético consegue saber quais serão os consumos de uma casa em fase de projeto? Pois…

Depois o DO é que paga…

A perfeição neste caso, não ter pontes termicas não tem necessariamente de ficar mais caro, na maior parte das vezes basta pensar a coisa da forma certa.
    Puxar um bocadinho pela cabeça…
  12.  # 672

Colocado por: DR1982com base na legislação atual, no projeto termico ou certificado energético consegue saber quais serão os consumos de uma casa em fase de projeto? Pois…

A classe do certificado energético não é nada mais que um rácio das necessidades globais primárias.

E existem cálculos para isso sim.

Necessidades de aquecimento, arrefecimento, AQS. Ganhos solares, perdas devido à ventilação, etc. Isso é tudo calculado.
  13.  # 673

Colocado por: marco1Se calhar 6 de "capoto" chega, o assunto desvia-se facilmente, a questão está em fazer aquele remate com tijolo normal quando a parede é para ser feita com bloco termico toda ela.

Devo preocupar me e pedir para removerem o tijolo e colocarem bloco, ou acaba por ser indiferente?
    Obrigado
  14.  # 674

Colocado por: ruibvremoverem o tijolo e colocarem bloco,

Removia metade da espessura de tijolo, por fora, e preenchia mas era com isolante PIR em espuma.
    • DR1982
    • 11 novembro 2023 editado

# 675

Colocado por: Nostradamus

A classe do certificado energético não é nada mais que um rácio das necessidades globais primárias.

E existem cálculos para isso sim.

Necessidades de aquecimento, arrefecimento, AQS. Ganhos solares, perdas devido à ventilação, etc. Isso é tudo calculado.
    A classe do certificado energético, no minimo deveria significar que uma casa A por exemplo consome no máximo X KWh por m2, mas segundo sei não é nada disso que acontece…

Por isso, na pratica é um monte de papeis que não serve de nada.
    Atraves do PHPP pelo menos sei que devo contar com X kwh m2 para aquecimento e Y para arrefecimento
  15.  # 676

Colocado por: DR1982A classe do certificado energético, no minimo deveria significar que uma casa A por exemplo consome no máximo X KWh por m2, mas segundo sei não é nada disso que acontece…

E é isso que significa. Que não lhe tenham fornecido os cálculos é uma coisa, agora dizer que é um monte de papeis inúteis é incorrecto.

A classe energética tem essa informação na base dos cálculos.

Uma casa de 500m2 pode ter um consumo exorbitante por m2, mas se tiver bons ganhos solares, e sombreamento, a casa não só passa como atinge classe A.

A classe A não cai do céu. Devido ao nosso clima é fácil projectar e alcançar classe A por causa dos ganhos solares e sombreamentos. As temperaturas amenas anuais não obrigam isolamentos na ordem dos 12, 14, 16 cm etc.

Isto é tudo calculado.

E voltado ao seu comentário inicial que as casas passam com pontes térmicas, as pontes térmicas planas são obrigadas a ser corrigidas aos anos. Um pilar não pode estar nú.

E mesmo que as pontes térmicas lineares não tenham essa obrigação, por exemplo numa cimalha ou até uma sapata, existem ferramentas para as englobar nas transferências e nos cálculos finais.

Toda a legislação nacional tem tabelas e ábacos para esta brincadeira toda.
  16.  # 677

Colocado por: NostradamusAs temperaturas amenas anuais não obrigam isolamentos na ordem dos 12, 14, 16 cm etc.
    Engana-se eu tive de levar com essas espessuras…

Colocado por: NostradamusE mesmo que as pontes térmicas lineares não tenham essa obrigação,
    lá está, qual a diferença entre uma
    Ponte térmica num pilar ou numa pala?
    Uma precisa de ser corrigida e outra não, é isso que me faz confusão
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  17.  # 678

Colocado por: DR1982Engana-se eu tive de levar com essas espessuras…

Mas eu nem falei da sua casa.

Apenas quero explicar que uma ponte térmica num pilar em Portugal pode ser resolvido com 6cm de isolamento quando noutros países seria necessário o dobro. Resumidamente, a nível de pontes térmicas não somos mais exigentes porque não há essa necessidade.

Colocado por: DR1982Uma precisa de ser corrigida e outra não, é isso que me faz confusão

Pois faz confusão porque também é preciso ter boas bases de matemática para compreender os conceitos, numa primeira fase. Fora o resto da embalagem térmica. Pontes térmicas há de vários tipos, e até as janelas são uma ponte térmica.

Como o próprio nome diz, uma é linear (1 vector, 1 dimensão) e outra é plana (3 vectores, plano XYZ, 3 dimensões).
    Um pilar/parede sem isolamento vai perder calor nas 3 direções espaciais com 3 gradientes diferentes. Legislação obriga naturalmente a corrigir.
    No caso de uma varanda/pala, essa perda de calor é constante ao longo de uma linha/faixa, por exemplo aquelas linhas continuas das câmaras térmicas. Exemplo esta linha vertical

Uma ponte térmica linear apesar de não ser obrigada a ser corrigida, ela pode e deve ser quantificada pelo projecto da térmica - basta você encontrar alguém que saiba calcular isso. Até lhe dou uma dica para a encontrar nas folhas fornecidas, geralmente é dada pela letra grega ψ.

A legislação nacional prevê isto tudo. Mas o engraçado é que não obriga que o projecto térmico seja feito por quem realmente tenha boa formação na área - e aqui é o grande problema.

E sim, até mesmo uma consola térmica, dependendo da geometria da construção, é uma ponte térmica, desta vez pontual. E as perdas térmicas são dadas pela letra grega χ.
    E meto as minhas mão no fogo em que se você pedir na Suíça/França - onde você trabalha, para lhe mostrarem os cálculos com os valores ψ ou χ, vão ficar a olhar para você como autênticos ursos.

Alias, pergunte ao seu passive hause designer®™, quais são as perdas térmicas devido às pontes térmicas na sua casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  18.  # 679

Resumidamente, a nossa legislação nacional para a térmica dos edifícios, não sendo perfeita, está muito bem feita e adaptada à realidade do pais.

Qualquer sapateiro pode prescrever soluções miseráveis que no final acabam por resultar, em grande parte devido à natureza do nosso clima ameno ao longo do ano.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  19.  # 680

Colocado por: marco1

Eu vi obras que os trolhas precisavam de pendurar os casacos e aqui vai uma verga de aço na parede ou uma martelada, abre um buraco enfia um pau qq e tem um bengaleiro.
    no final a massa tapa tudo, vê-se muita gente sem ponta de brio no que faz é o chamado "bota pá frente"

0.1176 seg. NEW