Iniciar sessão ou registar-se
    • Sujo
    • 21 setembro 2021 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Adquiri recentemente um terreno no norte do país que se encontra a 5 metros de altura da rua num dos cantos (a rua vai descendo). A terra do lado de dentro está ao nível da pedra mais alta.

    O muro é de granito e as juntas parecem estar preenchidas com pedras mais pequenas e algo tipo terra ou barro. Alguém me sabe elucidar que tipo de material era usado antigamente?

    A razão desta publicação é que se nota uma fenda desde a base do muro até meio onde este material já não existe. Fico a pensar se isto se deve à força da água a escapar por aquele sítio ou se o muro está lentamente a perder integridade e a "partir" por ali.

    O que me aconselham a fazer neste caso? Preencher a fenda com pedra e barro como no restante?

    Obrigado
      Muro.PNG
    •  
      RRoxx
    • 21 setembro 2021 editado

     # 2

    Bom dia sujo, isso tem todo o aspecto de ser a "fundação" a ceder, acontece porque a agua vai lavando os finos e descalçando as pedras, causando abatimento e essas cunhas de desprendimento.

    o que eu aconselharia era a desmontar esse canto, fazer uma fundação bem drenada e voltar a fazer esse troço de muro. é mais facil escrito que feito.

    edit: na perpendicular como está?
    Concordam com este comentário: Sujo
    • Sujo
    • 21 setembro 2021

     # 3

    Obrigado pela opinião RRoxx.

    Vou tentar ver com mais atenção quando possível e tirar mais fotos, mas do que me lembro não salta nada à vista. Quem vê o muro de lado ao descer a rua não nota nenhuma barriga ou deformação, só mesmo esta "ferida".

    Imagino que o que propõe não seja simples nem barato, não haverá outra alternativa? O terreno do lado esquerdo, mais baixo, também é meu.
  1.  # 4

    o que está por tras desse muro, ou seja a que cota está o terreno no interior?
  2.  # 5

    Colocado por: marco1o que está por tras desse muro, ou seja a que cota está o terreno no interior?


    Pelo que percebi está ao nível do topo do muro.
    • Sujo
    • 21 setembro 2021 editado

     # 6

    Oi Marco,

    O terreno atrás do muro fica à altura do topo do muro. Como a rua vai descendo, o muro vai ficando progressivamente mais alto a acompanhar a descida da rua. Só é "muro" do lado da rua, quem está no terreno de cima tem a vista desimpedida.
  3.  # 7

    há-de reparar quando chover se corre alguma água de forma mais evidente por essa fissura
    em todo o caso não se observando abaulamento, penso que não seja problemático.
    Concordam com este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 21 setembro 2021

     # 8

    Colocado por: SujoVou tentar ver com mais atenção quando possível e tirar mais fotos, mas do que me lembro não salta nada à vista. Quem vê o muro de lado ao descer a rua não nota nenhuma barriga ou deformação, só mesmo esta "ferida".


    Colocado por: marco1não se observando abaulamento, penso que não seja problemático.


    Se a fissura estiver estabilizada, promova a drenagem dessa zona com uns bueiros e preencha a junta com argmassas bastardas usando essas pedras pequenas para preencher espaços maiores. é um desenrasque.

    Ainda assim veja se a base do muro não está lavada e as pedras não estão em vão.
  4.  # 9

    Coloque 2 ou 3 barras chatas de aço bem chumbadas e segura isso fácil. Como se faziam os gatos antigamente
    Concordam com este comentário: antonylemos
  5.  # 10

    Colocado por: RRoxx
    Se a fissura estiver estabilizada, promova a drenagem dessa zona

    Ao escavar para fazer a drenagem. meta uns "gatos" ferros a unir essa duas parte para ficar mais descansado
    Concordam com este comentário: antonylemos
    •  
      RRoxx
    • 21 setembro 2021 editado

     # 11

    Ainda que concorde com os gatos, não vejo como, sem encher o muro. abrir canais nesses calhaus para agarrar o muro de um lado e de outro não é fácil.

    não há uma junta alinhada que permita a ligação com aço e bucha.

    Se estiver estável, eu não gateava (dada a dificuldade). se não estiver não são os gatos que a salvam, só retardam, e se houver presença de água ainda pioram.

    my 50 cents.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 12

    Colocado por: RRoxxSe estiver estável, eu não gateava (dada a dificuldade).

    Não é de facto uma solução fácil.
  7.  # 13

    Barras chatas, broca comprida, bucha química e varão roscado e porcas

    Afastado 10cm de qualquer bordo.

    Colocar nas pedras imediatas nas fissuras e na pedra a seguir.

    Funciona 5*,.só se o muro rodar!
    • Sujo
    • 22 setembro 2021 editado

     # 14

    Viva,

    Tirei mais algumas fotos de outros ângulos e em relação ao resto do muro não vejo diferença, esta ponta do muro em específico não aparenta ter cedido. O que acham?
      Muro2.PNG
    • Sujo
    • 23 setembro 2021

     # 15

    Up
 
0.0174 seg. NEW