Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite! Vivo num apartamento arrendado, sendo que o contrato data do dia 1 de Dezembro de 2014. A sua duração inicial foi de 5 anos (cessou a 30 de Novembro de 2019) e a renovação automática é anual. Hoje recebi uma carta registada datada do dia 20 de Setembro onde o senhorio se opõe à renovação do contrato e exige que saia até ao dia 30 de Novembro de 2021. Anexei uma imagem que mostra o que consta no contrato, relativamente à oposição à renovação. Sou leigo na matéria e fiquei sem saber qual o prazo que o senhorio deveria cumprir, uma vez que online (inclusive neste fórum) já li sobre o prazo de 60 dias para o caso de renovações até 1 ano, mas não percebi se se refere ao total de anos desde o contrato inicial e as sucessivas renovações. Alguém me pode esclarecer esta dúvida? Muito obrigado!
      IMG_20210922_204247.jpg
  2.  # 2

    Esqueci-me de referir que este apartamento foi comprado há uns meses atrás por uma empresa que o pretende revender. Não sei se afeta de alguma forma esse prazo, uma vez que o contrato manteve-se, mas aqui fica essa informação. Obrigado.
  3.  # 3

    O prazo são 120 dias.
  4.  # 4

    Não teve interesse em exercer o direito de preferência? Creio que tem direito a ele, após 5 anos de aluguer. Não sei se a sua modalidade de contrato o permite.

    Cumprimentos.
  5.  # 5

    Colocado por: VarejoteO prazo são 120 dias.


    Folgo em saber. Obrigado!
  6.  # 6

    Colocado por: CaravelleNão teve interesse em exercer o direito de preferência? Creio que tem direito a ele, após 5 anos de aluguer. Não sei se a sua modalidade de contrato o permite.

    Cumprimentos.


    Não tive interesse, mas tive direito a exercê-lo. A minha dúvida reside mesmo na legalidade do prazo à oposição. 60 dias para arranjar casa é complicadíssimo.
  7.  # 7

    Acho que são 240 dias
  8.  # 8

    Artigo 1097.º
    Oposição à renovação deduzida pelo senhorio