Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Já viram este tipo de estrutura de telhado? Parece ser um material cerâmico, mas julgo não serem tijolos propriamente...
    Sabem dizer o que seria?
    Obrigada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonioconceicao
      IMG20210915111111.jpg
      IMG20210915111121.jpg
    •  
      RRoxx
    • 23 setembro 2021

     # 2

    lol. isso é onde?

    eu nao sei... mas se me dissessem que isso existia sem fotos eu dizia que eram malucos.

    deve ser forra de tijolo com uns varoezitos de aço entre canudos para aguentar a coisa.
    Se for um sistema concebido para telhados desconheço de todo, e estou aberto a aprender e entender como funciona.


    p.s. de certeza que isso não é photoshop?
  2.  # 3

    Isso é comum aqui na zona, em moradias mais antigas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 23 setembro 2021 editado

     # 4

    a serio? eu nunca vi. aqui no sul quando ha pilares em tijolo sao sempre encimados por madeira ou betão.

    como é que fazem (faziam) aquilo?

    estou fascinado... (a serio)

    edit: aquilo tem ar de dar uma trabalheira desgraçada, se for como estou a pensar)
  3.  # 5

    Colocado por: RRoxxlol. isso é onde?

    eu nao sei... mas se me dissessem que isso existia sem fotos eu dizia que eram malucos.

    deve ser forra de tijolo com uns varoezitos de aço entre canudos para aguentar a coisa.
    Se for um sistema concebido para telhados desconheço de todo, e estou aberto a aprender e entender como funciona.


    p.s. de certeza que isso não é photoshop?


    É em um edifício institucional no Minho. Não é photoshop. Fui eu que tirei a fotografia. Também nunca vi nada igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRoxx
  4.  # 6

    É estilo ICF, onde o EPS são tijolos.
    Leva ferro no interior.
  5.  # 7

    Colocado por: RRoxxa serio? eu nunca vi. aqui no sul quando ha pilares em tijolo sao sempre encimados por madeira ou betão.

    como é que fazem (faziam) aquilo?

    estou fascinado... (a serio)

    edit: aquilo tem ar de dar uma trabalheira desgraçada, se for como estou a pensar)


    https://www.planirest.pt/project/reabilitacao-da-cobertura-do-mosteiro-dos-jeronimos/
  6.  # 8

    Colocado por: Vítor MagalhãesÉ estilo ICF, onde o EPS são tijolos.
    Leva ferro no interior.


    No caso das fotografias, não me parece...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  7.  # 9

    Colocado por: sdv08

    No caso das fotografias, não me parece...

    O que eu quis dizer foi que o sistema é semelhante ao ICF, leva aço no interior e a cofragem é o próprio tijolo (no ICF a cofragem é EPS).
    Concordam com este comentário: RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 23 setembro 2021 editado

     # 10

    Não é bem, o ICF a cofragem é cheia, neste parece que a "cofragem" é a estrutura.
    Imagino que encham o canudo com o varão de aço lá dentro para não ficar a "dançar".

    Também deve levar uma estrutura provisória para aguentar o tijolo...
  8.  # 11

    Essa construção é anterior ao ETICS e pontes térmicas, isso são vigotas do tipo Patial pre-esforçado, feitas em fábrica.
    Precederam as vigotas de betão.
    •  
      RRoxx
    • 23 setembro 2021

     # 12

    pre-esforçadas? tem a certeza? em ceramico?
  9.  # 13

    Deste género.


  10.  # 14

    Colocado por: RRoxxa serio? eu nunca vi. aqui no sul quando ha pilares em tijolo sao sempre encimados por madeira ou betão.

    como é que fazem (faziam) aquilo?

    estou fascinado... (a serio)

    edit: aquilo tem ar de dar uma trabalheira desgraçada, se for como estou a pensar)


    Asnas de tijolo armado... eis o nome da estrutura
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 15

    Colocado por: RRoxxeu nao sei... mas se me dissessem que isso existia sem fotos eu dizia que eram malucos.
    quando se pensa que já se viu de tudo..
  12.  # 16

    Sempre deve ser melhor este tipo de vigas, do que com barrotes de madeira.
    Ao menos o bicho não pega.
 
0.0183 seg. NEW