Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou em vias de adquirir uma casa no Alentejo que precisa de um telhado novo. O telhado tem 2 águas e a casa tem o aproveitamento do sótão. Que tipo de construção e materiais sugerem, tendo em conta que a casa está numa localização que no verão as temperaturas passam os 40 graus e no Inverno também faz bastante frio. Envio umas fotos para terem uma ideia.

    Muito obrigado pela ajuda,
    Diogo
  2.  # 2

    Mais umas fotos
      EF2CFAA9-BB79-4098-9F34-3AF16B1CF6CA.jpeg
      4B3AEEFA-C608-4574-8651-D925138D1D00.jpeg
      4F7989EE-1EE7-4B74-93EC-E4A85869288F.jpeg
  3.  # 3

    Fotos do exterior
      2E01051F-B9C2-4AD2-9692-47CC8A0533FF.jpeg
      A782BB16-E184-4E5F-B4E1-BDD822B3B08A.jpeg
  4.  # 4

    Quer deixar telhado à vista ou isolar??, já que tem aproveitamento de sotão.
  5.  # 5

    Bom dia, o objetivo é isolar. Envio mais umas fotos que ontem naomconsegui fazer o upload. Obrigado
      7810C7A2-9341-411A-924D-AD7F3E47CEE6.jpeg
      90A4E4D5-BA07-48FB-9AE7-5F9FFAC83CD8.jpeg
  6.  # 6

    1- Retirar todo o telhado e estrutura (cumprindo a lei, visto que vai mexer na estrutura teria que licenciar, mas muitas câmaras facilitam se disser que vai apenas substituir o telhado).

    2- Aplicar nova estrutura em madeira lamelada. As vigas transversais às águas, divide o vão por 0.19 e obtém a altura necessária da viga necessária para vencer o vão. De seguida faz o mesmo para os barrotes que ficam por cima dessas vigas, mas considerando o vão entre vigas, e aplica os barrotes espaçados a 50cm +- (atenção que tem que jogar com as medidas de forma às placas OSB terminarem no centro do barrote, para a placa seguinte ter também apoio).

    3-Revestir a OSB 15mm.

    Nota- Esse cálculo de altura de vigas é para um telhado simples, que me parece o seu caso. Noutras situações poderá não ser aplicável.
    4-Revestir o OSB com Roofmate 50mm.

    5-Aplicar ripas e telha nova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 7

    https://forumdacasa.com/discussion/80317/1/ripas-telhado-telha-subtelha-e-isolamento/

    Tem aqui a solução
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires
  8.  # 8

    Colocado por: COOksEstou em vias de adquirir uma casa no Alentejo que precisa de um telhado novo. O telhado tem 2 águas e a casa tem o aproveitamento do sótão. Que tipo de construção e materiais sugerem, tendo em conta que a casa está numa localização que no verão as temperaturas passam os 40 graus e no Inverno também faz bastante frio. Envio umas fotos para terem uma ideia.

    Muito obrigado pela ajuda,
    se alterar a estrutura lembre-se que necessita de projectos

    dito isso eu optava por uma estrutura em LSF e um bom isolamento
  9.  # 9

    Muito obrigado a todos pela a ajuda. Já agora mais uma pegunta. Qual as vantagens e desvantagens do LSF para a estrutura em madeira lamelosa?

    Obrigado
  10.  # 10

    Vantagens talvez o peso. Desvantagens barulhos quando aquece, tipo uns estalinhos...
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemosse alterar a estrutura lembre-se que necessita de projectos

    dito isso eu optava por uma estrutura em LSF e um bom isolamento

    Pode só tirar-me uma duvida,se alterar a estrutura de madeira por outra de madeira é preciso licença?Ou só em caso de trocar madeira por LSF?
    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: N.Piresse alterar a estrutura de madeira por outra de madeira é preciso licença?
    se alterar a estrutura toda por uma nova tecnicamente sim.. se apenas substituir peças nao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires
  13.  # 13

    vigotas + abobadilhas
  14.  # 14

    Boa noite, se substituir todas as vigas e barrotes do telhado atual tenho que ter licença?

    E se substituir por painel sandwich incluindo colocar barrotes e vigas novas?
  15.  # 15

    Supostamente sim. Na prática não..
  16.  # 16

    Colocado por: isabel.figueirapainel sandwich


    Não faça isso, que fica mal servida.
  17.  # 17

    A solução telha sandwich é pior?
  18.  # 18

    Acham melhor trocar os barrotes e vigas (tudo madeira) e reforçar o telhado em vez de painel sandwich?

    Ou seria melhor umas barrotes/vigas e "ripas" de aço leve e manter a telha?
  19.  # 19

    São opções que devem ser ponderadas por uma equipa de projecto, apos visita técnica ao local para a ferir das condições pre-existentes.
  20.  # 20

    Pedro sabe ou pode indicar alguma empresa na zona do porto que possa fazer uma visita tecnica e possa aconselhar a melhor forma?
 
0.0200 seg. NEW