Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Porque sei que é num fórum que se agrega e discute diferentes opiniões e pontos de vista, o que acham desta intenção? E qual será o rumo da energia e descarbonização na Europa?

    Bem sei que actualmente as bombas de calor são máquinas muito eficientes, mas igualmente muito mais caras especialmente se estivermos a falar dos equipamentos para AQS e aquecimento central.

    Faz sentido desperdiçar milhões de investimento ao longo dos anos numa rede de distribuição de gás para agora parar a operação?

    Quanto da energia elétrica que seria para substituir a energia fóssil seria proveniente de energia fóssil igualmente?

    Que papel tem a incorporação de hidrogénio na rede de gás natural?

    Cumprimentos a todos
  2.  # 2

    Faz todo o sentido até porque a energia elétrica está cada vez mais barata, deixamos de depender dos magrebinos para depender dos chineses.
  3.  # 3

    Utilizar hidrogénio para substituir gás natural é uma solução transitória: é bastante mais eficiente utilizar soluções elétricas.
    Eu moro no Reino Unido, onde o gás natural é relativamente barato e também já se fala em banir a venda de caldeiras e que passe a ser proibido ligar casas novas à rede de gás natural.

    Salvo erro nos Países Baixos (Holanda) já não é possível solicitar ligações à rede de gás para casas novas.
  4.  # 4

    Colocado por: rjmsilvaFaz todo o sentido até porque a energia elétrica está cada vez mais barata, deixamos de depender dos magrebinos para depender dos chineses.

    É como nos carros electricos. Isto até 2030 vamos ter de entregar os nossos carros a combustao para abate. Aproveitamos e levamos os esquentadores.
    As sucatas é que vao ganhar dinheiro.
  5.  # 5

    Curiosamente metade da energia da EDP é proveniente de gás... Será que a ideia é acabar o gás para o consumidor mas não para o produtor?
    https://www.edp.pt/origem-energia/?sector=Residenciais%20e%20pequenos%20neg%C3%B3cios&year=-1&period=-1

    E sim, é como os carros, proíbe-se a venda de carros a combustão, mas nada se altera na aviação, transportes marítimos, etc.
    • sltd
    • 28 setembro 2021

     # 6

    Colocado por: rjmsilvaFaz todo o sentido até porque a energia elétrica está cada vez mais barata, deixamos de depender dos magrebinos para depender dos chineses.

    Suponho que esse comentário é ironia.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • eu
    • 28 setembro 2021

     # 7

    Eu acho que a descarbonização é inevitável, mas Países pobres como Portugal não devem estar na linha da frente destas mudanças.

    Os nossos governantes e os ambientalistas pensam que o Português médio pode trocar o seu carro a diesel por um novo elétrico por 45000€, trocar o seu esquentador por uma bomba de calor de 3000 € e outros investimentos do género.

    Eles vivem na sua bolha e não conhecem a realidade do País. Nós somos um País de pobres !
    Concordam com este comentário: coelhinho78, RicardoPorto, fpc
  6.  # 8

    As pessoas deixaram de andar de carroça e começaram a andar de automóvel e não foi preciso nenhuma lei para isso, foi porque era uma solução muito melhor.
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  7.  # 9

    # 78citar

    Colocado por: marco1
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/zero-e-quercus-querem-fim-da-venda-de-esquentadores-e-caldeiras-a-gas-apos-2025

    Os ambientalistas fazem parte do fundamentalismo, acabar com tudo o que polui,sem olhar a meios,nem com o prejuízo de quem não consegue de um momento para o outro mudar o seu modo de vida.
    O gás natural ainda o vamos ter durante bastantes anos.
    Assim como os veículos de combustão interna.
    Por enquanto os VE não são uma solução para todas as carteiras,serão daqui a uns anos,mas não hoje,embora tenham uma legião de admiradores e compradores
    • hangas
    • 28 setembro 2021 editado

     # 10

    Colocado por: rui.fernE sim, é como os carros, proíbe-se a venda de carros a combustão, mas nada se altera na aviação, transportes marítimos, etc.


    Quem disse que não? Não vão passar a ser elétricos de um dia para o outro, porque os desafios tecnológicos são muito maiores que para o simples automóvel ligeiro. Mas há outras vias.

    Biocombustíveis e combustíveis sintéticos são uma delas.
    Emite CO2 na sua utilização? Sim! Mas é CO2 que foi capturado na atmosfera e que volta para ela em ciclo.
    É um principio.

    O tal hidrogénio verde é outra alternativa.
    Mas se um carro dura 10-15 anos, um navio ou um avião dura 50.. não é de um dia para o outro.
    Apesar disso, navios e aviões têm ciclos de renovação mais curtos onde se podem fazer algumas destas mudanças.

  8.  # 11

    O preço do gás natural nos últimos 12 meses subiu + 50 % nos mercados internacionais.

    O preço do GigaWatt hora da electrecidade subiu + 200% (se nao me engano).

    Dizem que é da retoma economia e o raio. Mas esquecem-se de dizer que as licenças para emitir CO2 ficaram também bem mais caras, dai estes aumentos.

    Utilizar os pipelines de gas natural para o transporte de hidrogénio é uma utopia sugerida por Galambas e Quercus com uma enorme falta de embalagem técnica. Muito resumidamente, a molécula de hidrogénio é bastante corrosiva e reage com os diversos metais e polímeros. Ja para nao falar das diferentes pressões de transporte e graves riscos de fuga. O sistema nao esta simplesmente preparado. Eles a mim nao me convencem.

    Ha cada vez mais transporte marítimo e voos internacionais, com a devida poluição, mas o importante é proibir os motores de combustão interna e os esquentadores em Portugal, porque é isso que vai fazer a diferença.

    Eu faço o máximo que posso a nível ecológico, mas estas medidas parece o Francisco Louça nos anos 2000 que vomitava palavras de ordem contra o capitalismo so para parecer bem e convencer o seu rebanho.
    Concordam com este comentário: pkasa
  9.  # 12

    Defender a eletrificação total do quotidiano e nao ter em cima da mesa o nuclear é mínimo estupido, deduzo que esta gente nao faz a mínima ideia do que esta a falar.
  10.  # 13

    Vamos voltar a ver o povo nos pinhais a recolher lenha para fazer as refeições e para se aquecer.
    Concordam com este comentário: Pobretanas90
    • eu
    • 29 setembro 2021 editado

     # 14

    Colocado por: rjmsilvaVamos voltar a ver o povo nos pinhais a recolher lenha para fazer as refeições e para se aquecer.

    E assim ainda se previnem os incêndios.

    Nota: as lareiras e recuperadores a lenha poluem imenso! Na minha cidade, nos dias frios em que há muita gente a usar lareiras e recuperadores a lenha, o ar fica cheio de fumo, quase irrespirável. Uma poluição imensa!
  11.  # 15

    Colocado por: eu
    E assim ainda se previnem os incêndios.

    Nota: as lareiras e recuperadores a lenha poluem imenso! Na minha cidade, nos dias frios em que há muita gente a usar lareiras e recuperadores a lenha, o ar fica cheio de fumo, quase irrespirável. Uma poluição imensa!

    Poluição imensa!!!!
    Também não exageremos
  12.  # 16

    O meu contributo para ser o mais ecológico possível é ter:
    Caldeira a pellets para aquecimento e AQS no inverno
    Paineis solares solares para AQS
    Apoio a AQS no restante tempo a gás natural
  13.  # 17

    Também vislumbro que o futuro seja a eletrificação de toda a energia. Aqui obviamente é como se vai tornar a produção sustentável e aqui não percebo como a opção das novas gerações de produção nuclear não emergem nas políticas europeias.

    Em relação ao hidrogénio e aproveitamento da rede de abastecimento a ideia que eu fiquei é que não é para utilizar totalmente com hidrogénio,mas apenas um percentagem. Desta forma a rede estaria preparada para essa incorporação. Será viável?
  14.  # 18

    Colocado por: LrLisboaaqui não percebo como a opção das novas gerações de produção nuclear não emergem nas políticas europeias.

    Politiquice popularucha. O nuclear é regra geral mal visto pelas pessoas e no pós Fukushima vários governos recuaram no nuclear, à cabeça a Alemanha que agora ultrapassou todos os recordes de emissoões de CO2 na produção a partir do carvão.
    A realidade eventualmente vai instalar-se, mas os próximos anos vão ser muito complicados do ponto de vista energético (uma central não se constrói "do pé para a mão")

    Colocado por: LrLisboaEm relação ao hidrogénio

    Espero honestamente estar enganado, mas vai ser um sorvedouro de dinheiro público com muito pouco "sumo" no final. Enquanto a porra das leis da termodinâmica não se vergarem, há-de ser sempre muito complicado. Mas... espero estar enganado.

    Em relação à "exigência" da Quercus, é o belo exemplo do ambientalista simplório. Para quem não conhecer:
    https://www.youtube.com/watch?v=Z3s831-hVnM
    • eu
    • 29 setembro 2021

     # 19

    Colocado por: pkasaPoluição imensa!!!!
    Também não exageremos

    Acredita que em dias frios sem vento, quando o fumo não se dissipa, o ar fica irrespirável.



    Imagem só para fins ilustrativos.
    • eu
    • 29 setembro 2021

     # 20

    Colocado por: hangasBiocombustíveis e combustíveis sintéticos são uma delas.

    São demasiado caros.
 
0.0224 seg. NEW