Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    meta o da fachada

    no entanto até gosto dessas plantas, isso é um casarão e até está mais ou menos bem desenhado, é claro que tem um espaço exterior limitado, quartos a norte ( mas não vem dai uma tragédia)
    agora aos dias de hoje uma casa dessas com tanto trabalho de betão para contenção acho sinceramente que o seu plafond não chega
  2.  # 42

    Colocado por: CatGhttps://drive.google.com/file/d/1oWs64cHAVO2Z9_Q40mzMNXkRIxXV2Mdy/view?usp=drivesdk


    Olá CatG, o problema é que com a informação que está no idealista não é possível tirar grandes conclusões. Para isso, só vendo o projecto com a ajuda de um arquitecto, talvez. O que sugiro é que contacte um arquitecto e peça ajuda mas antes confirme que pode ter acesso ao projecto. Neste momento a construção está muito cara devido à escassez dos materiais e também de mão de obra. Antes dizia-se que, no geral, construir custaria 1000 euros/m2 + IVA mas agora imagino que seja ainda mais caro. Claro que, ao mesmo tempo, é muito subjectivo porque depende de vários factores nomeadamente a zona. Também depende muito dos acabamentos que escolher (pode escolher cerâmicos de 40e/m2 e eu posso escolher de 15 e/m2, por exemplo). Para concluir, realmente só tendo o projecto na mão e vendo que soluções, materiais, equipamentos e etc foram pensados para essa casa é que conseguirá uma estimativa.

    Boa sorte :)
    Concordam com este comentário: Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatG
  3.  # 43

    No anúncio fala em reconstrução. Será que dá para aproveitar o IVA reduzido?
  4.  # 44

    Colocado por: CatGAinda gostava que algum arquitecto se pronunciasse em relação a este projecto, terá sido boa opção?
    falando como arquitecto, se o projecto não cabe dentro do seu orçamento é um mau projecto à partyida e vc só ganha em fazendo um novo dentro daquilo que pode pagar
    • CatG
    • 4 outubro 2021

     # 45

    Bigmouse , fala em reconstrução porque o imóvel ainda está inscrito como moradia, mas os actuais proprietários já procederam à demolição.
  5.  # 46

    Colocado por: CatGhttps://www.idealista.pt/imovel/31378778/


    Está a ver? Foi difícil colocar o link? Não foi por mal que lhe pedimos mais detalhes.
    Agora sim, podemos opinar sobre algo em concreto.
    Menos mal que apenas se desperdiçaram 20 e tantos comentários :)

    Sobre o projecto. Procure entrar em contacto com o autor.
    Como está não vai lá com esse orçamento.
    Não vale a pena massacrar esse desenho a remendá-lo, o autor certamente respondeu ao que lhe pediram e ao orçamento que lhe deram, e vê-se que até houve esforço no projecto. Parece-me coerente dado o terreno que tem e é fácil de imaginar qual foi o cliente-tipo.
    Mas para o seu orçamento, deverá tentar algo mais compacto, eventualmente eliminando o pátio exterior frente à garagem e encostando ainda mais a casa à rua, evitando tantos recortes na planta, e aproveitando mais a vivência/relação com o exterior. A nível de espaços, necessita de 3 suites? Precisa de 5 WCs? Precisa de lavandaria? Não prefere sala e cozinha em openspace? (poupava sempre uns m2)... Se acha que consegue subir uns 50-100k€ ao seu orçamento aproveite o projecto, senão foque-se apenas no terreno e esqueça esses desenhos. Faça outros.

    Pelo meio, vire os quartos para as traseiras ou abra claraboias.
    Como estão, não apanham um raiozinho de sol que seja. Estão virados a Norte.
    Quanto ao preço do terreno, é o normal aqui pela zona. Maia/Matosinhos/Valongo.
    • CatG
    • 4 outubro 2021

     # 47

    A todos os intervenientes:
    Os meus sinceros agradecimentos. Nesta fase ainda embrionária os contributos foram importantes, sobretudo, ao nível das opiniões sobre o projecto existente, e, mais ainda, sobre os custos da construção. Pensava que 200k não seria um valor utópico, mas estaria enganada. É um ponto de partida para planear, negociar e decidir de futuro. O capital para a construção dependeria sempre de crédito bancário, o que torna ainda mais crítica esta fase de "reflexão"...

    e depois há um marido que nos diz " oh, vamos mas é estourar tudo em viagens" ...

    😀


    P.s.1 em voltando com mais perguntas parvas, já sabem, é mandarem-me pró frigorífico.

    P.s.2 então e pessoas que se metem a construir sem serem "rycas", e que até corre bem, alguém com boas experiências?
    • CatG
    • 4 outubro 2021

     # 48

    Só para dizer/ acrescentar que vou tentar reunir com os proprietários e arquitecto responsável pelo projecto existente (ainda não desisti). Havendo novidades, actualizo.
  6.  # 49

    Não desista mas não vá em filmes nem empreiteiros amigos.

    E comprar terreno nesta altura, construir só para o fim de 2022.

    E se calhar só tem arquitetura aprovada e não engenharias.

    Mas vá ao banco e veja quanto lhe dão..

    Mas conte com 250.000 para uma obra dessas fora terreno e acabamentos básicos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatG
  7.  # 50

    Colocado por: CatGSó para dizer/ acrescentar que vou tentar reunir com os proprietários e arquitecto responsável pelo projecto existente (ainda não desisti). Havendo novidades, actualizo.


    É isso mesmo que tem que fazer. Quem sabe até se o terreno não está já vendido... ou se existe algum problema com o anterior proprietário, dívidas, etc... É com eles que deve falar... E pedir mais informação do projecto, alçados, se tem mapa de quantidades, caderno de encargos, etc... caso você queira pedir orçamentos a constructores. Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatG
  8.  # 51

    Colocado por: CatG
    e depois há um marido que nos diz " oh, vamos mas é estourar tudo em viagens"
    já gosto do marido
  9.  # 52

    Colocado por: CatGP.s.2 então e pessoas que se metem a construir sem serem "rycas", e que até corre bem, alguém com boas experiências?
    têm mas para serem bem sucedidas devem projectar dentro dos valores do seu orçamento e esquecer o resto
  10.  # 53

    Colocado por: CatGBigmouse , fala em reconstrução porque o imóvel ainda está inscrito como moradia, mas os actuais proprietários já procederam à demolição.

    Isso não interessa, dependendo da legislação da ARU do município poderá ter o IVA a 6%, informe-se
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatG
  11.  # 54

    No projeto não percebo como é feita a abertura do portão automóvel exterior.
  12.  # 55

    E alterando o projeto, tem muito por onde poupar na construção. Todo o piso inferior podia ficar reduzido à escadaria de acesso ao piso de cima e ao primeiro espaço coberto para o automóvel. A garagem tardoz e o resto dos espaços eliminavam-se. No piso de cima eliminava um dos banhos (são as áreas mais caras de uma casa) e tornava-se comum o banho do meio.
    Depois há aparentemente alguns erros: não se percebe o cumnprimento das acessibilidades, a escadaria chega ao andar junto a uma porta do quarto (desconfortável e perigoso para quem sai do quarto). A configuração da cozinha podia melhorar, inclusive reduzindo a sua área.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatG
 
0.0198 seg. NEW