Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Esquentador WTD 14 KB 23 não aumenta temperatura à saída do chuveiro mesmo que à saída do esquentador seja regulada para 60 graus. Será a placa avariada? Será falta de caudal?
  2.  # 2

    Agradecia ajuda pois a Vulcano apenas faz o diagnóstico após visita ao local, o que me parece estranho pois já devem ter experiência de outros casos semelhantes.
    • fpc
    • 4 outubro 2021

     # 3

    Tive um caso semelhante. Segundo a Vulcano é o caudal da água que é insuficiente para um esquentador de 14l. Aconselharam-me a por a agua no máximo e o gás no mínimo. Não sei se resulta pois voltei a colocar o esquentador de 11l,
  3.  # 4

    O esquentador acende? Têm chama após abrir a água quente?
  4.  # 5

    Reduza o caudal de água na entrada do esquentador e experimente-te.
  5.  # 6

    Obrigado fpc. Este esquentador não tem regulação de água nem de gás. Apenas tem regulação eletrónica de temperatura da água. Aumentei de 48 para 60 graus em passos de 2 graus e nunca consegui aumentar a temperatura à saída do chuveiro.
    Vou tentar limpar todos os filtros de água par ver se tenho mais caudal pois os tubos galvanizados com 23 anos já muito provavelmente estarão com diâmetro interior reduzido.
    rjmpires: o esquentador acende e têm chama mas a temperatura não passa dos 44 gruas à saída do chuveiro.
    ultrahipermega: o caudal já é muito pequeno dado o estado dos tubos galvanizados.
  6.  # 7

    44 graus nao chega?
  7.  # 8

    Tenho o meu a 43 graus. Por mim davam.40 graus.
    • AMVP
    • 5 outubro 2021

     # 9

    Que tipo de gas tem?
  8.  # 10

    Colocado por: Aaatoniooo
    ultrahipermega: o caudal já é muito pequeno dado o estado dos tubos galvanizados.


    Se os tubos estão obstruídos depois do esquentador é muito normal que ele trabalhe assim, se cortar á entrada de água vai fazer diferença.

    Tb pode ser avaria do mesmo ou do redutor da botija caso seja esse o caso.
  9.  # 11

    Colocado por: SirruperTenho o meu a 43 graus. Por mim davam.40 graus.

    Tenho a minha termoestatica para 37
  10.  # 12

    Provavelmente é caudal a mais.
  11.  # 13

    O esquentador é de gás natural e a pressão da rede em Lisboa é razoável. A temperatura para lavar a louça é de 50 a 55 graus. Para o banho chegam talvez os 40 graus à saída do chuveiro. O problema é que não consigo ter uma temperatura aproximada e tenho uma sensação de banho de agua morna.
  12.  # 14

    Colocado por: AaatonioooO esquentador é de gás natural e a pressão da rede em Lisboa é razoável. A temperatura para lavar a louça é de 50 a 55 graus. Para o banho chegam talvez os 40 graus à saída do chuveiro. O problema é que não consigo ter uma temperatura aproximada e tenho uma sensação de banho de agua morna.


    Tente abrir a torneira de água quente só o suficiente para o esquentador ligar, não mais e veja se a temperatura aumenta, se aumentar é excesso de caudal.
  13.  # 15

    tentar regulara a saída de água do esquentador não vai fazer grande efeito, pois o gaz vai ser regulado pela saída de água, se reduzir a entrada de água do esquentador vai ter um melhor resultado.
  14.  # 16

    Colocado por: ultrahipermegatentar regulara a saída de água do esquentador não vai fazer grande efeito, pois o gaz vai ser regulado pela saída de água, se reduzir a entrada de água do esquentador vai ter um melhor resultado.


    Então não? Se estiverem a passar 14 litros por minuto e passarem a passar 10 litros consegue verificar. Alias esses testes com um caudalimetro fazem-se na saída e não na entrada, o problema é que ninguém os faz e depois o equipamento é que não funciona.
  15.  # 17

    O esquentador vai aumentar ou diminuir o gaz consoante a saída de água, logo se a entrada é igual á saída o gaz vai ao máximo, se a saída é menor que a entrada vai reduzir o gaz. isto digo eu que não percebo nada disso, muito menos de lagares de azeite...
  16.  # 18

    Colocado por: ultrahipermegaO esquentador vai aumentar ou diminuir o gaz consoante a saída de água, logo se a entrada é igual á saída o gaz vai ao máximo, se a saída é menor que a entrada vai reduzir o gaz. isto digo eu que não percebo nada disso, muito menos de lagares de azeite...


    Depende sempre do caudal, temperatura de água à entrada, por isso é preciso fazer contas e medições.
    Este esquentador tem um Δt de 25°C para caudal de 11/L minuto, se tiver esse caudal e a temperatura de entrada for de 20ºC a de saída é de 45ºC a correr bem.
    O caudal máximo para um Δt de 35°C são 10L/Min.
    Se abrir a torneira de água quente e a seguir a fechar um bocadinho reduz o caudal e a temperatura vai aumentar, faça o teste.
  17.  # 19

    Colocado por: OvelheiroSe abrir a torneira de água quente e a seguir a fechar um bocadinho reduz o caudal e a temperatura vai aumentar, faça o teste.


    Já fiz muitos, por isso lhe digo que é melhor reduzir a entrada de água que a saída.
  18.  # 20

    Colocado por: ultrahipermega

    Já fiz muitos, por isso lhe digo que é melhor reduzir a entrada de água que a saída.


    Ok. Eu é que não percebo disto então.
 
0.0212 seg. NEW