Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaría de saber se me conseguiriam ajudar aqui num tema no que toca a Arrendamentos e Seguros.

    Sou inquilino, e há coisa de dois dias houve uma infiltração da minha fração para a minha vizinha de baixo, devido a problemas numa canalização na cozinha.

    O meu senhorio afirma que este pagamento (que explico abaixo) tem que ser suportado por mim, pois não é da responsabilidade do Senhorio.
    Acontece que a vizinha de baixo está a tentar renovar a cozinha à minha custa, pois afirma que a rotura do cano lhe deu cabo da máquina da roupa e da loiça, da máquina do café, do fogão, do exaustor e até das cablagens elétricas.

    O senhorio chamou um técnico que esteve a avaliar os estragos, e estranho será dizer que ligando o quadro elétrico o mesmo não vai abaixo, e que as máquinas funcionam todas, excepto o fogão...

    Sei que a nível de seguros obrigatórios, se não me engano, só é obrigatório existir o de incendio, devido a ser um prédio... Não havendo seguro multiriscos, nem o seguro do condomínio, a quem cabe pagar os arranjos?

    Vivo sozinho e não tenho como pagar uma cozinha nova à vizinha de baixo... Diga-se que um ordenado apenas para pagar arrendamentos hoje em dia não é coisa fácil...

    É da minha responsabilidade? O prédio é antigo e obras de manutenção nunca houve...

    Obrigado por qualquer ajuda, pois não queria andar à chapada com o senhorio e não ter que colocar advogados pelo meio.
    O dinheiro não estica... Apenas queria ter algo a que me agarrar e poder conversar a bem com o senhorio e mostrar-lhe que é da responsabilidade dele, caso o seja. Se for meu, bom... terei que me desenrascar sozinho de alguma forma.

    Cumprimentos,
    Pedro
  2.  # 2

    Sem saber nada de leis eu diria que se a inundação resultou de um entupimento/ torneira aberta esquecida, etc, a responsabilidade deveria ser sua. Se a inundação resultou de uma rotura de um cano devido à idade/ falta de manutenção, a responsabilidade será do senhorio.

    Boa sorte, para a resolução da questão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroFajas
  3.  # 3

    Uma vez que diz que a inundação se deveu ao rompimento de um cano, cabe ao senhorio o pagamento.
    Se ele não tem seguro é problema dele e do condomínio.
    Não se chateie com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroFajas
  4.  # 4

    Obrigado malta :)

    Foi o que eu disse ao senhorio. Que a nível de seguros deveria ser assegurado por ele, sendo o recheio assegurado por mim.
    Mas continua a teimar que o problema é meu, e que terei que pagar os arranjos todos da vizinha de baixo, incluindo todos os eletrodomésticos.
  5.  # 5

    Eu como senhorio, tenho seguro do imóvel(edifício), de recheio, o inquilino que o faça se entender.

    Isso de pagar todos os electrodomésticos não é bem assim, com seguro, o seguro é ativado, vai lá avaliar os prejuízos e depois é que confirmam o que pagam ou não.

    Arrendou o imóvel em que ano?
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroFajas
  6.  # 6

    Se foi um cano que rebentou ou esgoto.. basicamente senão foi negligência, o senhorio que pague
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroFajas
  7.  # 7

    @Varejote e RicardoPorto
    Obrigado pela resposta.

    O meu problema é que não há mais nenhum seguro a não ser o de incêndio. Daí o senhorio querer imputar os custos a mim.

    O problema foi numa canalização, junto ao lavatório em que a água infiltrou pela parede para baixo. Eu nunca tive água na minha cozinha. Foi tudo no interior da parede, e pelo que o perito viu, também não foi por entupimento da canalização.

    Agora, eu estive no andar de baixo e vi que o teto estava molhado da água e querem que o arranjo cobra não só o teto como os electrodomésticos.

    Não é preciso ser electricista para perceber que se as tomadas/lampadas estiverem molhadas que não funcionam. Só que querem trocar tudo... vejam lá que até já disseram que conhecem técnicos e que podemos de tratar tudo por fora sem ativar seguros...

    Para mim o quer que seja feito terá que ser pelo seguro... se o senhorio não tem e devia, o problema já é dele.

    Só não concordo em ser eu a pagar algo que não está ao meu encargo/alcance.

    Hoje o senhorio vai voltar cá a casa e vou voltar a falar com ele...

    Penso que se o problema fosse dentro de casa dele, ai seria eu a pagar. Como está fora e não está ao meu alcance, deverá ser ele.

    Já agora, o arrendamento foi feito em Fevereiro 2018, tendo renovado em Fevereiro 2019 mais três anos. Com isto tudo, já não me sinto confortável em arrendar mais tempo.
    • size
    • 7 outubro 2021

     # 8

    Colocado por: PedroFajas
    O meu problema é que não há mais nenhum seguro a não ser o de incêndio. Daí o senhorio querer imputar os custos a mim.


    Isso não é problema seu, mas sim e apenas, do seu senhorio.

    O problema foi numa canalização, junto ao lavatório em que a água infiltrou pela parede para baixo. Eu nunca tive água na minha cozinha. Foi tudo no interior da parede, e pelo que o perito viu, também não foi por entupimento da canalização.

    Agora, eu estive no andar de baixo e vi que o teto estava molhado da água e querem que o arranjo cobra não só o teto como os electrodomésticos.


    Não tem que intervir ou apreciar os danos do seu vizinho, porque isso é da responsabilidade do seu senhorio. Decline toda essa responsabilidade, que lhe pretendem imputar. Informe o vizinho lesado que terá que se entender com o verdadeiro responsável, que é o proprietário da fracção lesante, ou seja, o seu senhorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroFajas
  8.  # 9

    Eu sou senhorio e tenho seguros multirriscos nos 2 apartamentos. E já tive de acionar 1 por causa de um problema no WC do apartamento de baixo. O seguro pagou a reparação do vizinho e eu paguei a substituição do silicone numa base de duche.
  9.  # 10

    Eu acho que você está a envolver-se demais, dado que não é da sua responsabilidade.
    Não precisa de se preocupar se há seguro, se estragou o fogão ou máquina da loiça, desde que não seja por negligência sua como já disseram.
    Tenha cuidado porque de um lado tem um senhorio que já o tá a tramar e do outro o vizinho que pensa que é chico esperto.
    Seja inflexível e evasivo e não perca tempo com isso.
  10.  # 11

    Kravitz's comment has received more than 1,360 likes while her Instagram post overall has received more than 396,840 likes as of Sunday evening.
    fine timepieces
  11.  # 12

    boa noite o inquilino para se salvaguardar deve ter seguro de recheio para os seus próprios bens o senhorio multirriscos ajustado a idade do prédio para estas ocorrências
 
0.0173 seg. NEW