Iniciar sessão ou registar-se
    • npnp
    • 9 outubro 2021

     # 1

    Bom dia,

    Desculpem a ignorância, mas percebo muito pouco disto :)

    Comprei um apartamento novo e, numa das casas de banho, o ventilador está a fazer barulho (incómodo, alto) desde as 9:00 até às 22:30.

    Já desliguei o botão geral do quadro, mas o ventilador não parece parar mesmo assim.
    Não vejo nenhum interruptor na casa de banho que seja para o ventilador.

    Alguém sabe como posso fazer com que isto pare?
    Isto será com o condomínio e não controlado no meu apartamento?

    Mesmo que eu o queria retirar/substituir, tenho que o desligar primeiro, certo? (mas não sei onde!)

    Muito obrigado!
  1.  # 2

    Será que o que ouve é seu? Nao será o extractor do vizinho? Os predios utilizam tubagens comuns nos extratores.
    • npnp
    • 9 outubro 2021

     # 3

    Tenho 99.99% certeza que é o meu, sim. É demasiado alto para ser noutro apartamento, para além de não ter apartamentos/vizinhos nesse lado. Fechar a porta da casa de banho ajuda, mas mesmo assim ouve-se bastante. É de certeza o ventilador daquela casa de banho.
  2.  # 4

    Desmonta o extractor e desliga-o da corrente.
    • npnp
    • 9 outubro 2021

     # 5

    Obrigado. Mas posso fazer isso enquanto está "ligado à corrente"? É que só ainda não o fiz porque ainda não o consegui desligar (a partir do quadro, por exemplo).
  3.  # 6

    Colocado por: npnpObrigado. Mas posso fazer isso enquanto está "ligado à corrente"? É que só ainda não o fiz porque ainda não o consegui desligar (a partir do quadro, por exemplo).

    Já que o disjuntor que diz ser da wc não o desliga, ou experimenta os restantes ou usa o geral.
    • npnp
    • 9 outubro 2021

     # 7

    Obrigado. Eu disse na minha mensagem original: "Já desliguei o botão geral do quadro,"

    Desliguei o geral, sim! O ventilador continuou a fazer barulho.
  4.  # 8

    Colocado por: npnpObrigado. Eu disse na minha mensagem original: "Já desliguei o botão geral do quadro,"

    Desliguei o geral, sim! O ventilador continuou a fazer barulho.

    Por isso eu insisto que nao é o seu. É o barulho que faz eco no tubo comum.
  5.  # 9

    Pegue num cartao e tape o seu extractor com fita cola e verifique se o barulho nao reduz logo.
  6.  # 10

    Colocado por: npnp
    ... o ventilador está a fazer barulho (incómodo, alto) desde as 9:00 até às 22:30.
    • npnp
    • 9 outubro 2021 editado

     # 11

    Colocado por: Sirruper
    Pegue num cartao e tape o seu extractor com fita cola e verifique se o barulho nao reduz logo.


      Ok, obrigado pela dica. Vou tentar amanhã (hoje já passou das 22:30).
      Mesmo que deixe de fazer tanto barulho, era bom conseguir acabar com o barulho a 100% !

      Amanhã digo qualquer coisa!
    •  # 12

      Colocado por: npnpvejo nenhum interruptor na casa de banho que seja para o ventilador.

      Alguém sabe como posso fazer com que isto pare?
      Isto será com o condomínio e não controlado no meu apartamento?

      Mesmo que eu o queria retirar/substituir, tenho qu


      Consegue mostrar uma foto do ventilador ou de como se pode aceder ao ventilador? Vêem-se as hélices? Apenas para alguém indicar uma forma de descobrir retirar o ventilador

      Ainda vou a tempo, mas se tiver de comprar alguma coisa para atenuar a ruído, experimente a espuma de som ou atafulhe com um pouco de lã de rocha e depois fechar com a placa de cartão. Não tem a ventilação na casa de banho...

      O meu extrator está programado para trabalhar 5 minutos depois de desligar a alimentação, mas podia ir até mais tempo, não sei se 15 ou 30 minutos. Pode ser o caso e se puder experimentar sem causa danos noutros eletrodomésticos...
      • npnp
      • 10 outubro 2021

       # 13

      Este é o ventilador
        IMG_20211009_234803.jpg
    •  # 14

      Tem a certeza que isso não é 1sistema de exaustão mecânica comum a todos no prédio?
      É que tem todo o aspecto disso...

      De resto não há qualquer hipótese de ser seu e de desligando o quadro geral ele continuar a trabalhar, o exemplo que o htavares deu é diferente porque o extrator continua a trabalhar depois de desligar a luz mas se desligar o quadro geral ele também se desliga.
      Concordam com este comentário: htavares73
      • npnp
      • 10 outubro 2021

       # 15

      Obrigado. Eu disse não tenho experiência nisto! :-)

      Agradeço o termo: "exaustão mecânica". Sempre me ajuda a perceber melhor o que tenho.

      Acabei de ver que há alguém com o mesmo problema que eu:
      https://forumdacasa.com/discussion/32132/ventilacao-mecanica-em-predio-estou-farto/

      Já vi que tenho que resolver isto com o condomínio, e tapar bem esta porcaria, que me dá cabo da paciência com o ruído que faz.
      • npnp
      • 10 outubro 2021

       # 16

      Definitivamente algo comum e que outras pessoas se queixam!

      https://gestaodocondominio.pt/viewtopic.php?t=31633
      https://forumdacasa.com/discussion/32142/barulho-do-sistema-de-exaustao-do-edificio/
      https://forumdacasa.com/discussion/24332/barulho-de-ventilacao-normal-/
      https://forumdacasa.com/discussion/73491/exaustao-mecanica/
      https://forumdacasa.com/discussion/32132/ventilacao-mecanica-em-predio-estou-farto/



      Eu vou tratar de falar com o condomínio, mas duvido que eles vão desligar algo que é comum, afetando toda a gente do prédio (que pelos vistos não se queixa).


      Portanto eu pergunto-vos - há algo que eu possa fazer no meu apartamento, para pelo menos eu deixar de ouvir isto?

      Vou tentar a sugestão do cartão... mas há outra alternativa melhor? Posso "desmontar e desligar"? etc?
    •  # 17

      Mora no último andar? Se sim é extrator do condomínio, morei num prédio que ao fim de dois anos lembraram-se de ligar a exaustão do prédio, era um ****çal que até metia medo, tive que me chatear á séria, era impossível estar dentro de casa com aquilo ligado. Acabaram por desligar o mesmo.
      Passado meio ano voltaram a ligar novo ****çal, chateiei-me novamente, no entanto nesse dia à noite ouvi um estrondo e deixou de fazer barulho, só se ouvia o ar a ser aspirado, como já não incomodava assim ficou até ter saído de lá, devia estar mal apoiado ou fora do sítio. Muitas das vezes são os sinoblocos ou as borrachas que já estão ressequidas e o barulho ouve-se.
      • npnp
      • 10 outubro 2021 editado

       # 18

      Pois.. é "quase" último andar. Acima tem outro apartamento, mas neste lado/metade é terraço.
      Vou resolver com o condomínio.

      Mas ideias para pelo menos aliviar o ruído disto... todas bem vindas!

      Muito obrigado a todos!
     
    0.0180 seg. NEW