Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Tenho intenções de converter parte da minha habitação em comércio. A arquiteta falou me que tenho que legalizar tudo para fazer 2 frações entre outros processos caros que eu sei que são necessários . O orçamento assim por alto( ela ainda n viu a casa) já me deu a dica dos 7000 e tal ,euros.
    Mas legalizar como assim? Na caderneta predial vem a área construída que corresponde a realidade. Estou com receio de me deixar enganar com coisas que não são essenciais.
    Alguem com conhecimento na área que esteja disponível para me tirar estas dúvidas?
  2.  # 2

    Precisa de promover propriedade horizontal e respetivas obras

    Mas 7000 de honorários.. vai fazer um continente em casa?
  3.  # 3

    Colocado por: tania83. O orçamento assim por alto( ela ainda n viu a casa) já me deu a dica dos 7000 e tal ,euros.


    Se for tudo.
    Projectos, trabalhos e licenciamentos está aceitável.
    • size
    • 13 outubro 2021

     # 4

    Colocado por: tania83
    Mas legalizar como assim? Na caderneta predial vem a área construída que corresponde a realidade. Estou com receio de me deixar enganar com coisas que não são essenciais.


    Está em causa a destinação do imóvel existente, consagrada na licença de utilização .
  4.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoPrecisa de promover propriedade horizontal e respetivas obras

    Mas 7000 de honorários.. vai fazer um continente em casa?
  5.  # 6

    Na verdade é bastante grande. Só de construção são cerca de 700m2 ( casa, armazém, anexos) depois tem terreno que deve ser uns 500m2 + ou-.
    Ela falou que tenho que chamar um topógrafo, depois desenhar toda a casa terrenos etc para legalizar e pedir licenças. No valor está o desenho da casa para dividir em frações+ projeto para o bar( arquitetura + especialidades) .
    Ah 7000+ Iva . Realmente não sei se está dentro dos valores .
  6.  # 7

    Colocado por: Mariasevera

    Se for tudo.
    Projectos, trabalhos e licenciamentos está aceitável.
  7.  # 8

    Olá Marisa. Não só fazer o desenho da casa+ projeto + especialidades.
    Aquilo é uma casa antiga que pelos vistos foram construindo anexos. E é precisamente num desses anexos que eu quero abrir o comércio. Mas é preciso dividir em 2 frações e assim poder fazer as obras.
    Isto segundo ela.
    Lembrando que são cerca 1200m2 de habitação+ terreno+ anexos.
  8.  # 9

    E vai querer morar por cima de um bar?
  9.  # 10

    Tânia... Mas os honorários não incluem a topografia porquê?

    Realmente, fazer isso tudo para ter um bar... Sob uma habitação...
  10.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoE vai querer morar por cima de um bar?
  11.  # 12

    Não. Eu comprei uma casa antiga e no armazém que fica mesmo colado a casa é que é para fazer o bar.
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasTânia... Mas os honorários não incluem a topografia porquê?

    Realmente, fazer isso tudo para ter um bar... Sob uma habitação...
  13.  # 14

    Pelo que tenho lido e conversado com ela, nunca inclui o levantamento topográfico. Isso cabe ao proprietário contratar um profissional a parte.
    Preciso mesmo de falar com mais 1 ou 2 arquitectos porque estou a achar que existem coisas desnecessárias .
  14.  # 15

    Tania

    se esse valor significar que tem TUDO tratadinho até ao momento em que tem a licença de utilização até acho que poderá ser um muito bom preço.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  15.  # 16

    Se incluir os projetos de arquitetura e especialidades para o bar, e respetiva licença de utilização sim.

    Se é apenas para dividir em 2 frações não
  16.  # 17

    Colocado por: marco1Tania

    se esse valor significar que temTUDOtratadinho até ao momento em que tem a licença de utilização até acho que poderá ser um muito bom preço.
    Concordam com este comentário:RicardoPorto
  17.  # 18

    Não tudo não. Levantamento topográfico, licenças é a parte
  18.  # 19

    Colocado por: RicardoPortoSe incluir os projetos de arquitetura e especialidades para o bar, e respetiva licença de utilização sim.

    Se é apenas para dividir em 2 frações não
  19.  # 20

    Sim inclui projeto e especialidades. Licenças não isso pago a parte pelo que me foi explicado
 
0.0184 seg. NEW