Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho acompanhado o fórum já há anos, mas nunca me inscrevi, desta vez decidi vir trocar impressões e na medida do possivel tentar deixar o máximo possível para tentar resolver o que é uma verdadeira praga nas construções do nosso pais, ruido dos vizinhos, principalmente de cima.

    Ponto de situação há uns anos fiz uma remodelação, que efectivamente só se veio a verificar cosmética, tectos falsos foram postos por causa de canos e iluminaçao, mas não levaram lã de rocha sequer, contudo garantiram-me que eu iria logo notar uma diferença do som vindo de cima, realmente notei! Pois estou a crer que agora ouço mais creio que graças a um "efeito de viola" provocado por um tecto oco e sem "pivots acusticos". Long story short, tenho uma família com putos por cima e o resto ja sabem, cheguei à conclusão de deitar tudo abaixo num quarto e correndo bem aplicar a receita no apartamento todo.

    Nota: Não estou preocupado com ruido vindo de outros lados.


    Ações e intervenções a ser executadas e duvidas sobre a mesma:

    (por favor tentem fundamentar e dar exemplos pois outras pessoas irão ler e informar-se pois poderá ser de maior utilidade para um pais onde ainda hoje se constroi de forma pobre e sem know-how e assim toda a gente fica com a noção, pois muitas das ideias também as sintetizei aqui do forum)

    Primeira ideia- (Esta é incomum creio elaborem sobre ela)

    Separar as paredes da laje fazendo um "corte acustico" e preenchendo depois com espuma de poliuretano, cortando a propagação da fonte, a ideia inicial era fazer essa separação só em uma ou outra parede do quarto, mas cheguei à conclusão que se continua a ouvir as conversas de cima encostando o ouvido, não posso dizer se mais ou menos, contudo tenho a impressão que para circunscrever essa fonte de ruido tenho mesmo de as separar à toda a volta.
    Aqui aproveito para pedir uma confirmação, se a parede for de tijolo simples e "fácil" de rasgar, com toda a segurança posso assumir que essas paredes não sao estruturais e estarei seguro para fazer a mesma intervenção em muitas delas na casa? Certo? O apt é um t2 e nao tem pilares(betão armado) no meio da casa...



    Segunda Ideia-

    Tecto suspenso! vai ter 12/14 cms pois não pode descer mais.

    -Aplicar uma manta rolo de isolamento acustico 10mm "space reflex" (aquele tipo tecido compressado) pregado/colado directamente ao tecto com tapis.

    -Aplicação de varões com PIVOTS ACUSTICOS em todos eles(pouca gente dá enfase a isto e muitos menos o aplicam). Pois acredito que o som da percursão(passadas normais, que é o que mais me aflige) passa todo cá para baixo graças aos pivots normais que se poem em todo o lado...

    -Aplicação de banda acústica em todo o perímetro do quarto ENTRE a cantoneira e a parede. Prevenindo também aqui vibrações e ruídos de impacto da parede para drywall. (Outra coisa negligenciada)

    -Aplicação de lã de rocha 60mm deixando uma caixa de ar de cerca de 3/4 cms entre a lã e a tal manta inicial que ficou colada no tecto.

    -Por fim Drywall (uma segunda camada de drywall seria boa ideia? Dá sequer ou é seguro fixar outra?)

    -Atenção a este ponto: Tentar criar uma espécie de "campânula" (tipo como as caixas de derivação da eletricidade) para meter os focos de luminária sem comprometer a "estanquicidade" do drywall, se é que me faço entender, pois que sentido faz fazer isto tudo e depois andar a furar o tecto falso todo para pôr os focos? Faz vos sentido isto? Que dizem sobre isto? Estas "campânulas" existem a venda?


    Paredes

    -Colar drywall acustico com algum tipo de cola apropriada, ajuda de alguma forma a melhor o comportamento acústico? Não queria mesmo fazer paredes acusticas pelo espaço que roubam.


    Duvida importante Proveniencia do som:

    Já sabemos que o som se propaga por todo o lado, mas a impressão que eu tenho é que o grosso(passos e pequenas quedas) vem mesmo do tecto, diria tipo 80%. Vamos imaginar que excluia o resto e fazia o tecto falso como mencionei, não teria uma melhoria notória deste problema de ouvir as passadas, pequenas quedazinhas de objectos e os miudos e graudos a "miar"?(os passos é particularmente importante para mim.

    Vamos lá trocar impressões sobre este tema a ver se se traz um bocadinho de luz a toda gente sobre este problema. A ideia era estendendo as intervenções ao apt inteiro e ir documentado a situação.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Bom...
    • imo
    • 15 outubro 2021 editado

     # 3

    .
  3.  # 4

    Obrigado por nada.
  4.  # 5

    Não deu pérolas nenhumas. Pediu opiniões.

    Até nunca para si também.
  5.  # 6

    Viram como responderam...não vos deve é interessar está visto...toca-se na ferida.
  6.  # 7

    Colocado por: CaravelleNão deu pérolas nenhumas. Pediu opiniões.

    Até nunca para si também.




    Incrível a prepotência das pessoas, não sabem nem conseguem elaborar mais quando se pede, tudo palpites e ainda se vem com tiradas destas. Estou a ver é que ou não leram ou não pescam nada. Incrível como graças a este tipo de pessoas se perde mais do que se ganha no processo todo. É cultural infelizmente.


    Pena não haver um botão para "resposta ridícula" ao lado do "agradecer".
  7.  # 8

    Meu caro, fazer birra não o leva a lado nenhum.

    Eu sou manifestamente incompetente para falar sobre isolamentos térmicos e acústicos, mas sou um desses "porcos" que referiu porque inscrito aqui...

    Se começasse por um post mais genérico, talvez se safasse melhor, porque o pessoal é confrontado por uma muralha de post e dar parecer técnico sobre isso é, talvez, mais do que a maioria está disposta a fazer numa primeira abordagem.

    Pode também acontecer que ninguém com competências para isso tenha visto o seu post.

    De qualquer forma, se quiser reaver o dinheiro que pagou na inscrição, contacte a administração.

    Cumprimentos.
  8.  # 9

    Colocado por: CaravelleMeu caro, fazer birra não o leva a lado nenhum.

    Eu sou manifestamente incompetente para falar sobre isolamentos térmicos e acústicos, mas sou um desses "porcos" que referiu porque inscrito aqui...

    Se começasse por um post mais genérico, talvez se safasse melhor, porque o pessoal é confrontado por uma muralha de post e dar parecer técnico sobre isso é, talvez, mais do que a maioria está disposta a fazer numa primeira abordagem.

    Pode também acontecer que ninguém com competências para isso tenha visto o seu post.

    De qualquer forma, se quiser reaver o dinheiro que pagou na inscrição, contacte a administração.

    Cumprimentos.


    Não é birra, é simplesmente ser intolerante a posts infantis especialmente de um primeiro comentador que faz um redireccionamento para um website de empresa de acústica, que obviamente o editou e obviamente também arrependido.

    Como disse inicialmente era suposto ser um post sério de troca de impressões para um problema que afecta imensa gente. Desde então tenho vindo a trocar mais impressões com gente da area com que me tenho cruzado no terreno. Mas realmente o tom sarcástico e jocoso que a cultura da internet assumiu nos dias que correm não cria terreno fértil para troca de ideias.

    Quanto à extensão do texto obviamente que um temas destes não pode ser abordado num telegrama, além do mais pode ser percebido por toda a gente...creio...
 
0.0151 seg. NEW