Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pois é
    Parece que vou ter que abandonar a ideia do aquecimento das águas sanitárias por termoacomulador solar com circulação forçada com apoio da caldeira a pellets.
    A distância dos paineis ao termoacomulador é na ordem dos 15-20 metros e o técnico considera demasiado.
    Propôs-me a instalação de uma Bomba de calor com apoio eléctrico ( que não quero usar) e a respectiva serpentina que permite o apoio da caldeira a pellets. Como vou instalar paineis fotovoltaicos, não me parece uma má solução, mas
    Estou cheio de dúvidas relativamente aos aspectos técnicos desta instalação ( BC+Caldeira a Pellets)e por isso, pergunto:
    Será esta uma boa opção?
    Posso inactivar o apoio eléctrico uma vez que tenho a caldeira a Pellets para esse efeito? ( funciona entre 45 e 55 graus e na fase de arrefecimento continua a aquecer o actual termoacomulador até cerca de 60 graus)
    Que set points devo seleccionar na BC e na caldeira a pellets ( que também fará aquecimento central) para que possa prescindir do apoio eléctrico da BC e esse apoio seja dado pela caldeira?
    Não haverá o perigo de os dois sistemas ( BC e Pellets) entrarem em conflito devido a deficiente escolha dos set points?


    Provavelmente serão dúvidas que não fazem sentido, mas...maçarico é assim mesmo.
    Obrigado pelos vossos contributos.
  2.  # 2

    Alguma ajuda?
    Obrigado
    Cumprs
    • SrR
    • 18 outubro 2021

     # 3

    Não acho k a distância seja problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  3.  # 4

    Colocado por: SrRNão acho k a distância seja problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7


    Pois...
    provavelmente a bomba de calor dará menos trabalho a instalar...e será economicamente mais vantajosa para o instalador.
    ____
    Já agora, o que pensa da solução proposta pelo instalador e pode ajudar-me a esclarecer as dúvidas que coloquei nas perguntas do tópico?
    Obrigado
    • SrR
    • 18 outubro 2021

     # 5

    Colocado por: Sansoni7Posso inactivar o apoio eléctrico uma vez que tenho a caldeira a Pellets para esse efeito?
    pode



    Colocado por: Sansoni7set points devo seleccionar na BC e na caldeira a pellets ( que também fará aquecimento central) para que possa prescindir do apoio eléctrico da BC e esse apoio seja dado pela caldeira?
    comigo era tudo ou nada, ou seja ou so trabalha a bc que é a mais eficiente dos 3, caso a bc avarie activo a pellets, caso a pellets avarie activo a resistência, basicamente faria assim
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  4.  # 6

    Está decidido
    Bomba de calor com possibilidade de ligar a paineis fotovoltaicos, com serpentina suplementar para a caldeira a pellets e apoio elétrico.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  5.  # 7

    Se vai colocar BC e ainda pra mais paineis fotovoltaicos para que quer a caldeira a pellets?
  6.  # 8

    Olá.

    Em que situações é que pensa utilizar o apoio da caldeira? Provavelmente só em ocasiões excecionais de avaria da bomba de calor ou de consumos de água quente anormalmente elevados?

    Pelo que um controlo manual deve ser suficiente?

    A resistência no depósito também me parece excessiva pela mesma ordem de razões, quando optei pelo meu sistema ficava mais em conta um vulgar cilindro para essas situações de exceção do que a resistência...
  7.  # 9

    Colocado por: DR1982Se vai colocar BC e ainda pra mais paineis fotovoltaicos para que quer a caldeira a pellets?


    Já existe para aquecimento central
  8.  # 10

    Colocado por: AntonioPOlá.

    Em que situações é que pensa utilizar o apoio da caldeira? Provavelmente só em ocasiões excecionais de avaria da bomba de calor ou de consumos de água quente anormalmente elevados?

    Exactamente...acrescentando ainda uma utilização esporádica para funcionamento da caldeira


    Pelo que um controlo manual deve ser suficiente?

    Controlo manual da BC ou da Caldeira?

    A resistência no depósito também me parece excessiva pela mesma ordem de razões, quando optei pelo meu sistema ficava mais em conta um vulgar cilindro para essas situações de exceção do que a resistência...


    A resistência( apoio elétrico) creio que faz parte da Bomba de calor...mas vou verificar.
  9.  # 11

    Controlo manual da BC ou da Caldeira?

    Penso que um simples passador junto ao depósito que abra/feche a passagem da água quente que vem da caldeira é uma solução económica e que funciona no seu caso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  10.  # 12

    Um questão em relação a BC com apoio:
    Tendo um depósito de inércia para um recuperador de calor, é mais vantajoso ter uma bomba de calor com serpentina de apoio, ou ter uma serpentina extra no depósito para pré aquecer a água que entra na BC.
  11.  # 13

    é mais vantajoso ter uma bomba de calor com serpentina de apoio,
 
0.0172 seg. NEW