Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite qual a melhor solução para carregamento de carro eléctrico num lugar de garagem utilizando energia do condominio uma tomada industrial 16 amp ou uma wallbox.
    Energia disponível é 20.7kva trifasico 30 amp por fase. Obrigado desde já
  2.  # 2

    Qual é o carro?
    Eu sugeria sempre uma tomada industrial com um EVSE regulável (que agarrado a um suporte e pendurado na parede é efectivamente uma wallbox e muito mais barato).
  3.  # 3

    Seria um tesla model 3. A minha questão em relação à tomada industrial é que é monofasica e ia ocupar uma fase
  4.  # 4

    Tem a certeza dessa disponibilidade?
  5.  # 5

    A questão é que me informaram que a melhor opção seria uma wallbox trifasica que consegue gerir a energia disponível
  6.  # 6

    Se não consegue ter energia da sua fração o melhor será a wallbox
  7.  # 7

    Colocado por: bettencourtSe não consegue ter energia da sua fração o melhor será a wallbox

    A energia é do condomínio
  8.  # 8

    E é de borla? De certeza que lhe vão obrigar a instalar um contador de energia para lhe debitarem mensalmente
  9.  # 9

    Colocado por: gladiator37Seria um tesla model 3. A minha questão em relação à tomada industrial é que é monofasica e ia ocupar uma fase

    Há tomadas trifásicas ;-)

    Se é um Model 3, carrega em trifásico e o carro permite ele próprio regular a corrente de carregamento.
    Eu instalava a tomada trifásica e instalava um EVSE também trifásico. Fica muito mais barato que a wallbox.
    O condomínio tem elevador? Se tiver convém ter isso em atenção para não correr o risco disparar a protecção geral quando o elevador estiver a funcionar. É algo que terá de ser acautelado quando houverem mais VE no prédio
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoE é de borla? De certeza que lhe vão obrigar a instalar um contador de energia para lhe debitarem mensalmente


    Sim claro. A minha questão tem a ver qual a melhor opção!
  11.  # 11

    Eu colocava uma wallbox trifásica.

    Não esquecer o diferencial dedicado e o tetrapolar no quadro elétrico, ou fazer um mini quadro para o carregador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gladiator37
  12.  # 12

    Colocado por: Bruno.Alves
    Há tomadas trifásicas ;-)

    Se é um Model 3, carrega em trifásico e o carro permite ele próprio regular a corrente de carregamento.
    Eu instalava a tomada trifásica e instalava um EVSE também trifásico. Fica muito mais barato que a wallbox.
    O condomínio tem elevador? Se tiver convém ter isso em atenção para não correr o risco disparar a protecção geral quando o elevador estiver a funcionar. É algo que terá de ser acautelado quando houverem mais VE no prédio


    Tem dois elevadores e dois portões por isso me informaram que seria melhor wallbox!
  13.  # 13

    As wallbox não são mais do que um EVSE normal portátil, mas com uma caixa mais bonita.

    Tem de estabelecer as funções que precisa e depois se é uma wallbox bonita ou um portátil, é uma questão de gosto e orçamento. Há soluções que fazem o mesmo em ambos os formatos

    Com 20,7kVA e 2 elevadores eu teria algum cuidado. O do do meu prédio é de 11kW e é um elevador relativamente pequeno, se forem do género aí quando estiverem ambos a funcionar o carregador vai ter de interromper a carga, quase de certeza. Convém ter algum cuidado com isso, eventualmente contactar (sem compromisso) uma empresa habituada a lidar com VE em condomínio para darem um parecer.
    É de onde?
  14.  # 14

    Colocado por: Bruno.AlvesAs wallbox não são mais do que um EVSE normal portátil, mas com uma caixa mais bonita.

    Tem de estabelecer as funções que precisa e depois se é uma wallbox bonita ou um portátil, é uma questão de gosto e orçamento. Há soluções que fazem o mesmo em ambos os formatos

    Com 20,7kVA e 2 elevadores eu teria algum cuidado. O do do meu prédio é de 11kW e é um elevador relativamente pequeno, se forem do género aí quando estiverem ambos a funcionar o carregador vai ter de interromper a carga, quase de certeza. Convém ter algum cuidado com isso, eventualmente contactar (sem compromisso) uma empresa habituada a lidar com VE em condomínio para darem um parecer.
    É de onde?

    Valongo
  15.  # 15

    Colocado por: Bruno.AlvesAs wallbox não são mais do que um EVSE normal portátil, mas com uma caixa mais bonita.

    Tem de estabelecer as funções que precisa e depois se é uma wallbox bonita ou um portátil, é uma questão de gosto e orçamento. Há soluções que fazem o mesmo em ambos os formatos

    Com 20,7kVA e 2 elevadores eu teria algum cuidado. O do do meu prédio é de 11kW e é um elevador relativamente pequeno, se forem do género aí quando estiverem ambos a funcionar o carregador vai ter de interromper a carga, quase de certeza. Convém ter algum cuidado com isso, eventualmente contactar (sem compromisso) uma empresa habituada a lidar com VE em condomínio para darem um parecer.
    É de onde?

    Aquilo que preciso algo que carregue o carro a velocidade de carregamento não precisa de ser muita. Mas a prioridade é a segurança da instalação
  16.  # 16

    Eu não conheço pessoalmente, mas já li vários relatos positivos desta empresa. É falar com eles, perguntar é de borla ;-)
    https://www.facebook.com/EVWallbox/

    Entretanto se conseguir saber qual a potência dos elevadores, deve ser um dado muito importante a ter disponível.
  17.  # 17

    Sendo no mínimo do tipo A se a wallbox tiver dispositivo de deteção de Correntes de fuga até 6mA do tipo DC. Senão tiver terra de instalação um diferencial do tipo B.

    Colocado por: RicardoPortoNão esquecer o diferencial dedicado e o tetrapolar no quadro elétrico, ou fazer um mini quadro para o carregador
  18.  # 18

    Instalar uma wallbox, com controlo de carga. No quadro dos serviços comuns deveram instalar uns T.I. para dar informação à wallbox da potencia disponível.

    Deverá instalar para um carregador de 11kW um diferencial do tipo B (pode ser do tipo A se forem cumpridos certos requisitos) de 4P-25A/30mA e disjuntor de 4P-16A curva C Icc de acordo com o prescrito para o quadro. Este circuito deverá possuir ainda contador de energia dedicado. Seria recomendável que fossem instalados descarregadores de sobretensão.

    A solução ideal seria alimentar o Posto de Carregamento diretamente da sua fração.

    No final quem lhe instalar o carregador, deverá passar a ficha de execução e proceder a vistoria da instalação junto de uma EIIEL.
  19.  # 19

    Colocado por: BigmouseInstalar uma wallbox, com controlo de carga. No quadro dos serviços comuns deveram instalar uns T.I. para dar informação à wallbox da potencia disponível.

    Deverá instalar para um carregador de 11kW um diferencial do tipo B (pode ser do tipo A se forem cumpridos certos requisitos) de 4P-25A/30mA e disjuntor de 4P-16A curva C Icc de acordo com o prescrito para o quadro. Este circuito deverá possuir ainda contador de energia dedicado. Seria recomendável que fossem instalados descarregadores de sobretensão.

    A solução ideal seria alimentar o Posto de Carregamento diretamente da sua fração.

    No final quem lhe instalar o carregador, deverá passar a ficha de execução e proceder a vistoria da instalação junto de uma EIIEL.

    Bom dia foi o que me disseram no ultimo orçamento penso que realmente a melhor opção será uma wallbox com regulação de energia.
    Não consigo fazer ligação da fracção ao lugar de garagem.
    Obrigado
  20.  # 20

    Tanto no carro como na app consegue fazer essa gestão, a wallbox para mim é mesmo só pela questão de não ter que sacar do carregador todos os dias, eu tenho monofásica e optei por fazer uma ficha 32A monofásica e comprei o adaptador no site da Tesla gastei cerca de 100€ em tudo e carrego a 40km/h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gladiator37
 
0.0201 seg. NEW