Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual a distância máxima permitida entre os paineis solares de circulação forçada e o respectivo termoacumulador?
    Simplificando, 20 metros é viável ou é demasiado?
    Obrigado
  2.  # 2

    Bom dia

    Não sei se existe limite, mas os meus paineis estão a cerca de 20metros do termoacumulador.

    O termoacumulador dentro da garagem e os paineis no terro ao lado da casa. Aconselho vivamente é a investir em isolamento para minimizar as perdas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  3.  # 3

    Colocado por: nhenriquesBom dia

    Não sei se existe limite, mas os meus paineis estão a cerca de 20metros do termoacumulador.

    O termoacumulador dentro da garagem e os paineis no terro ao lado da casa. Aconselho vivamente é a investir em isolamento para minimizar as perdas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7


    Obrigado
    Tem problemas no aquecimento das AQS; ou seja o sistema funciona bem ou o recurso a outros apoios ( eléctrico/caldeira) é frequente?
  4.  # 4

    Colocado por: Sansoni7Qual a distância máxima permitida entre os paineis solares de circulação forçada e o respectivo termoacumulador?
    Simplificando, 20 metros é viável ou é demasiado?
    Obrigado
    na teoria no existe um limite, na prática pode é deixar de ser funcional dependendo do sistema e fundamentalmente da tubagem e respectivo isolamento térmico.

    Até 25mts com os devidos cuidados não é problemático
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  5.  # 5

    Colocado por: Sansoni7

    Obrigado
    Tem problemas no aquecimento das AQS; ou seja o sistema funciona bem ou o recurso a outros apoios ( eléctrico/caldeira) é frequente?


    Até ao momento não tenho queixas... Funciona bem. De maio até Setembro funciona quase sempre sem apoio eletrico. Quando começam as chuvas/nevoeiros é que pronto... durante a noite é necessário terminar de aquecer o que o Sol (ou ausência dele) deixou por fazer. Este exemplo é de alguém que vive na zona Oeste relativamente perto do mar e numa zona de algum nevoeiro.
  6.  # 6

    Obrigado pelos vossos contributos
    Entretanto, uma pesquisa na NET deu-me este resultado:

    https://www.oinstalador.com/Artigos/265418-Solar-Termico-sistemas-e-sua-constituicao.html



    Sistema de circulação forçada

    Num sistema de circulação forçada o transporte de energia através do fluido térmico entre os coletores e o depósito é garantido por uma bomba circuladora. Uma instalação solar de circulação forçada, pelo facto de potenciar diversos tipos de instalações, permite aquecer um maior volume de água e, por isso, pode também conter uma maior área de coletores solares térmicos.

    Este tipo de instalação, como envolve mais componentes, é mais exigente comparativamente com a circulação natural, pois envolve uma série de cálculos e dimensionamentos para que todo o sistema funcione correta e eficientemente.

    Neste tipo de instalação o acumulador poderá ser instalado a um nível inferior aos coletores e sem limite de distância, uma vez que o princípio de funcionamento do sistema permite o escoamento do fluido térmico através da bomba circuladora (previamente dimensionada considerando o traçado de tubagem e os restantes acessórios hidráulicos). Desta forma, quando existir uma diferença de temperatura, entre o fluido térmico nos coletores e o volume de água na zona inferior do depósito acumulador, o controlador irá fornecer energia elétrica à bomba circuladora, que por sua vez movimentará o fluido entre o coletor e o acumulador. Por conseguinte, a energia é transmitida do interior da serpentina do acumulador para a água de consumo que se encontra no seu interior.

    Os sistemas de circulação forçada são a solução ideal para habitações, unifamiliares e multifamiliares, com espaço interior para o depósito, permitindo igualmente a possibilidade de ampliação futura da instalação.
 
0.0116 seg. NEW