Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho um T3 de 1988 com 100m2, sem pré instalação de aquecimento central (posso instalar com tubos a vista). É um 4 andar num prédio de 9, isolamento não é grande coisa mas como em 3 janelas tem marquise, depois a porta da varanda e a janela da sala estão mal isoladas!(alguém conhece uma boa solução para a caixa de estores?)

    não posso recorrer a energias renováveis! Qual o melhor aquecimento?

    -caldeira de condensação a gás natural?
    -bomba de calor? (Aqui tenho medo do espaço que ocupa e preço, ouvi falar em 20mil euros)
    -recuperador a pellets
    - outro?

    Ar condicionado- não queira porque não chega a dar aquela sensação de calor mesmo!

    Obrigado pela ajuda!
  2.  # 2

    Eu sugeria olhar para o isolamento antes de pensar na fonte de calor. Se não melhorar essas janelas das marquises, os estores, etc, seja qual for a fonte que colocar esta vai ter de trabalhar sempre mais porque tem muito mais perdas a colmatar. A caixilharia e os estores serão provavelmente a primeira intervenção a fazer.

    Em relação às caixas de estore há imensos tópicos sobre o tema, depende um bocado da forma e tipo da caixa. Deixo o meu exemplo
    https://forumdacasa.com/discussion/78125/isolamento-termico-de-caixas-de-estore-porto/#Comment_1770290

    Além da caixa (e para mim ainda mais importante) é a fita que, dependendo do tipo, pode ser uma ligação directa para a rua. As minhas são e estou maravilhado com a solução que arranjei
    https://forumdacasa.com/discussion/75800/1/isolar-a-fita-da-caixa-de-estore/

    Em relação à fonte de calor, morando num apartamento no quarto andar não terá muitas alternativas. Bomba de calor ou recuperadores devem ser inviáveis de instalar. Sobram os radiadores com tubagem à mostra e caldeira ou o AC (se o prédio permitir a instalação das máquinas por fora)
  3.  # 3

    Já vou para a terceira casa com ar condicionado e nunca tive a sensação de frio, muito pelo contrário.
    Aquecimento central a gás além de caro (caldeira + radiadores + tubagem + instalação) de instalação e canalização á mostra o custo do gás para manter uma boa temperatura é bastante elevado...
 
0.0091 seg. NEW