Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Tem que ser fazer colchão de brita
  2.  # 242

    Vai levar geotextil à volta da brita. Aliás na ultima foto do lado direito ja se vê algum.
  3.  # 243

    Parece um obra de arte do "christo"
      20220703_120620.jpg
  4.  # 244

    Escavação feita. O geotextil aguentou-se sem cair. Foi uma solução muito suada da minha parte, mas o resultado final acho que está porreiro.
      20220707_083934 1.jpg
  5.  # 245

    O betão de limpeza (2ª fase das fundações) também já chegou à obra. Esta obra, por causa da área do lote e da casa ocupar quase a totalidade da área, tem esta dificuldade acrescida da escavação.
    Teria poupado tempo caso tivesse feito toda a escavação de uma assentada e tivesse tirado toda a terra em toda a área. Ficava com uma base limpa (com o betão de limpeza), direitinha e boa para trabalhar. Tinha era gasto talvez uns 8k a 10k só em camiões de terra a tirar. E tinha de gastar mais uns trocos para voltar a por pedra (ou o que seja).
    Assim, gastei menos dinheiro, mas por outro lado tenho uma base torta, perdi à vontade 1 mês de obra, e uma dificuldade extra para impermeabilizar as laterais das sapatas. Gastei (mesmo assim) 4k em camiões de terra que foi a terra que saiu da 1ª fase. Na 2ª fase só mudamos terra de sítio.
      20220707_084514 3.jpg
  6.  # 246

    Não sei porque, com a mesma referencia de betão, com a mesma pessoa a fazer o trabalho, tenho um betão um tanto ou quanto áspero. Nem consigo assim colocar a tela. Caneco pá... Ou faço a impermeabilização com uma base de tinta (tipo imeprkot) ou tenho de regularizar com cimento para depois colocar tela. Caneco pá... (outra vez). Isto tem sempre surpresas.
      20220707_084233 2.jpg
  7.  # 247

    Colocado por: paulovalenteEscavação feita. O geotextil aguentou-se sem cair. Foi uma solução muito suada da minha parte, mas o resultado final acho que está porreiro.

    Não estou a ver como é o seu projeto, mas os muros de suporte só devem ser aterrados depois das lajes concluídas.
  8.  # 248

    Colocado por: Pickaxe
    Não estou a ver como é o seu projeto, mas os muros de suporte só devem ser aterrados depois das lajes concluídas.

    Deveria ser assim. Mas não conseguia fazer com a escavadora. Tinha de ser à mão. Acho que não devo estar a sobrecarregar demasiado a muralha. Já está com 3 semanas de secagem. E é uma muralha em "s". Os extremos é que é a parte mais frágil ds muralha.
    Vou ver com o pessoal da cofragem para meter umas escoras nas pontas.
  9.  # 249

    Ja aterrei sem a laje, mas levou escoramento no interior de metro a metro quase...
    mas por fora foi aterrado e compactado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kintas
  10.  # 250

    À conta do betão de limpeza rugoso, tive de mudar a tática para a impermeabilização da base das sapatas.
    Levou manga plástica dobrada. As sapatas da 1ª fase levaram tela, mas aqui tinha receio de ficar com muitos vazios debaixo da tela.
    Vamos ver se sobrevive minimamente ao pessoal do ferro.

    Também já levou tela pitonada na frente para a rua (para ver se deixa de cair tanta terra).
      20220713_201621.jpg
  11.  # 251

    Tela asfáltica em betão de limpeza por baixo de uma sapata, com cada inovação..
  12.  # 252

    Colocado por: riscosTela asfáltica em betão de limpeza por baixo de uma sapata, com cada inovação..

    Já por aqui no forum se falou nisso. Também há quem ponha a tela pitonada. No fundo para haver uma barreira às humidades ascendentes pelo betão. Não será uma eficácia a 100% mas deve ajudar.

    Pelo construtor, que acha tudo um exagero, nem betão de limpeza levava.
  13.  # 253

    Ha a manta bentonitica quenparece ser o indicado
  14.  # 254

    Colocado por: paulovalentenem betão de limpeza levava.


    Se é pela impermeabilização... podia dispensar o betão de limpeza, e meter logo uma tela bentonítica. Sobretudo quem fizer desaterro integral.
  15.  # 255

    Colocado por: paulovalente
    Já por aqui no forum se falou nisso. Também há quem ponha a tela pitonada. No fundo para haver uma barreira às humidades ascendentes pelo betão. Não será uma eficácia a 100% mas deve ajudar.

    Pelo construtor, que acha tudo um exagero, nem betão de limpeza levava.
    deve-se...ou melhor na minha opinião , a meter ,deve-se meter um sistema que não fique aderido ao betão de limpeza..porque?primeiro porque a tela asfáltica deve ser aplicada em superfícies completamente homogéneas, sem relevos, depois porque o betão de limpeza tal como o nome indica é de limpeza é para isso que serve...esse betão de limpeza facilmente estala com a pressão e com algum assentamento, por vezes até estala e abre fissuras "sozinho", se tiver água por baixo então jasus parece um suspiro. A tela não tem elasticidade para suprimir essas fissuras e vai rasgar , se tiver água ..se o sistema não for aderido o betão estala mas não danifica por exemplo um filme de polietileno. É por isso que se for ao meu tópico vê a última foto e está lá por baixo de um massame , um filme de polietileno com tela pitonada por cima. Para mim isso é mandar dinheiro fora. Fundações com betão 25/30 ou 30/37 Xc2 com aditivo hidrofugo, com cofragem boa, não a que tem aí nas fotos que serve para lenha e boa vibração...para que serve impermeabilizar por baixo..minha opiniao
    Concordam com este comentário: paulovalente, snob
  16.  # 256

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Se é pela impermeabilização... podia dispensar o betão de limpeza, e meter logo uma tela bentonítica. Sobretudo quem fizer desaterro integral.
    concordo, mais um sistema desacoplado do betão de limpeza
  17.  # 257

    Bem a tela não foi colada. Está só pousada. Na altura ainda pensei na tela pitonada mas acabei por fazer assim. A cofragem não vale a pena que se diga nada. Mas o betão foi bem vibrado.
    As sapatas levaram depois imperkot nas laterais e tela pitonada.
    • riscos
    • 14 julho 2022 editado

     # 258

    Colocado por: paulovalenteBem a tela não foi colada. Está só pousada. Na altura ainda pensei na tela pitonada mas acabei por fazer assim. A cofragem não vale a pena que se diga nada. Mas o betão foi bem vibrado.
    As sapatas levaram depois imperkot nas laterais e tela pitonada.
    e de que vale tela pousada Paulo?isso nem é sistema sequer..pousar a tela..só dinheiro enterrado debaixo das sapatas...desculpe lá parecer o mete nojo...😅 , Imperkote L, lata vermelha..?
  18.  # 259

    Colocado por: ricardo.rodriguesSobretudo quem fizer desaterro integral.

    Esta parte é que tem muito que se diga. Não fiz desaterro integral. Se o tivesse feito estaria agora na laje de 1o andar. Mas estaria mais pobre. Dos aprox. 7000 de escavação e movimento de terras. 5000 foram para as terras. E foi sempre tudo feito para deixar o máximo de terra. Com dessatero total talvez gastasse mais 5000€ e depois tinha de pagar para por terra la atrás.
  19.  # 260

    Colocado por: riscosImperkote L, lata vermelha..?

    O F.
 
0.0235 seg. NEW