Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Lacvieira88Endividar-se o mais cedo possível? Desculpe lá se não quero aos 80 ou 85 anos estar velha sem forças para nada e ainda estar a pagar uma casa. Quero no mínimo acabar os meus dias descansada da vida e aproveita-la da melhor forma sem dívidas. Desculpe lá se aos 25 anos estou a trabalhar depois de uma licenciatura (já comecei a trabalhar mais tarde do que gerações anteriores que começavam mais tarde) e quero um canto para mim e para o meu namorado e não ficar em casa dos papas até aos 30 ou 35 anos.
    Disse logo no primeiro comentário que conseguia pagar o empréstimo por isso não, não ia viver com a corda ao pescoço. Meu amigo, as gerações dos 20s fazem muito pelo país em que vive, os mais esforçados pelo menos.

    Faça um credito a 25 anos, mas isso é chato a mensalidade dispara, não é?!
    Concordam com este comentário: Snuff
  2.  # 2

    eu vou lá fazer credito de 100k a 20 anos. Depois você vai lá fazer 100k a 40... média de 30... simplesmente não podem ser 40 para todos! A média actual da banca ronda os 32 ou 33 se não me engano, e difere de banco para banco!
  3.  # 3

    Colocado por: luisDSeu vou lá fazer credito de 100k a 20 anos. Depois você vai lá fazer 100k a 40... média de 30... simplesmente não podem ser 40 para todos! A média actual da banca ronda os 32 ou 33 se não me engano, e difere de banco para banco!

    O que está a limitar os anos é a idade dos clientes.
    Quem puder fazer a 40 faz.
    Os bancos vao ter de limitar. E para o ano a coisa vai comecar e apertar.
    O Banco de Portugal assim o obriga. Tomara os bancos poderem fazer a 50 anos.
  4.  # 4

    é preciso esperar e ter calma. o inicio de vida não é fácil. é preciso uma casa, é preciso mobília, é preciso um carro, etc, etc.

    se tem 24 e o seu namorado 27 e diz que conseguia pagar uma prestação de 400€ eu vejo duas soluções, uma mais radical. voltar a casa dos pais e em 3 anos teria 15.000, só pela poupança da renda. Se colocassem os subsidios de férias, de natal e mais algum todos os meses talvez conseguissem juntar este dinheiro em 2 anos.

    ou então alugar. É verdade que o preço de um crédito continua a ser mais atrativo do que o valor de uma renda. Mas tem a vantagem de usarem as poupanças para mobilarem a casa e estarem lá a morar até final deste ano.

    para os casais, novos ou não tão novos, viverem meia duzia de anos antes de se meterem num crédito é uma opção sensata. Namorar é muito diferente de viver junto. Assim sem grandes compromissos vinham se a relação tinha pés para durar.
    Concordam com este comentário: vmontalvao, desofiapedro, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lacvieira88
  5.  # 5

    E acresce ao sensato comentário anterior o facto de está ser uma altura péssima para comprar casa, agora está bom é para vender.
    Concordam com este comentário: Manuel1974
  6.  # 6

    Neste topico já tem a participação de um intermediário de credito, fale com ele em privado..acho que há algumas soluções.

    Quando diz 300-400 euros isso é o total que os dois conseguem pagar? ou o total seria 600-800?
  7.  # 7

    Tenho uma amiga que emigrou para juntar dinheiro mais rapidamente.
    Com uma licenciatura, mas andou a fazer limpezas em Andorra e depois no Luxemburgo.
    Mas há também quem consiga trabalhar na área de formação. Com salários muito melhores.

    É injustiça pois quem consegue pagar uma renda hoje, também conseguiria pagar um crédito habitação.

    Há zonas do país, no interior em que ainda se consegue comprar casas boas por menos de 70 mil euros.
    É preciso é conseguir trabalho/emprego lá.
    Ex: Trás-os-Montes, Serra da Estrela. Etc
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Vítor Magalhães
  8.  # 8

    Colocado por: Sirruper
    A mentalidade do portugues de querer endividar-se o mais depressa possivel.
    Por isso somos dos paises menos produtivos. Vivemos refens de um emprego estavel sem perspectivas futuras.
    Se nao estivessemos desesperados e amarrados se calhar tinhamos mais liberdade e coragem de arriscar e procurar novos horizontes.
    Assim procuramos viver das 9h00 as 17h00 refens para conseguirmos pagar as nossas dividas.
    Pensei que esta geracao dos 20s tivesse aprendido alguma coisa. Mas afinal vao pelo mesmo caminho e ainda mais dificil.


    Acho que está a misturar mentalidades com cultura.
    E Portugal não será dos poucos países, pelo menos da Europa, onde os filhos vivem em casa dos pais até mais tarde? Vivo na Suíça e os filhos são "encorajados" a fazerem-se á vida aos 18 anos.
    Veja, acho que todos concordamos que comprar uma casa é mais vantajoso que alugar. Se o casal se juntar e for alugar uma casa não ficará igualmente com a corda no pescoço? Ou só fica com a corda no pescoço porque vai comprar com recurso a crédito com a duração de 30 a 40 anos, pagando aquilo que nunca será deles...?

    No meu caso, comprei com 24 anos em plena crise. Todos me disseram que comprar era uma asneira. 3 anos depois senti que Portugal não me oferecia o que eu pretendia para o meu futuro e o da minha recém família e decidimos emigrar. Até ver, foram as decisões mais acertadas que fiz na vida.

    Sabe qual é o "problema" em Portugal? O pessoal quer ganhar muito dinheiro mas a vontade de sair do conforto e da rotina é mais forte que aquela que é necessária para mudarem a vida.
    Por diversas vezes abriram vagas na empresa onde trabalho e tenho por hábito contactar alguns amigos para saber se têm interesse mas é extremamente difícil conseguir uma pessoa que esteja na disposição de arriscar e vir ganhar uns bons trocos. A última vez que abriu uma vaga andei mais de um mês no passa palavra e ninguém estava interessado...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, json
  9.  # 9

    Colocado por: FabioCaseiro

    Acho que está a misturar mentalidades com cultura.
    E Portugal não será dos poucos países, pelo menos da Europa, onde os filhos vivem em casa dos pais até mais tarde? Vivo na Suíça e os filhos são "encorajados" a fazerem-se á vida aos 18 anos.
    Veja, acho que todos concordamos que comprar uma casa é mais vantajoso que alugar. Se o casal se juntar e for alugar uma casa não ficará igualmente com a corda no pescoço? Ou só fica com a corda no pescoço porque vai comprar com recurso a crédito com a duração de 30 a 40 anos, pagando aquilo que nunca será deles...?

    No meu caso, comprei com 24 anos em plena crise. Todos me disseram que comprar era uma asneira. 3 anos depois senti que Portugal não me oferecia o que eu pretendia para o meu futuro e o da minha recém família e decidimos emigrar. Até ver, foram as decisões mais acertadas que fiz na vida.

    Sabe qual é o "problema" em Portugal? O pessoal quer ganhar muito dinheiro mas a vontade de sair do conforto e da rotina é mais forte que aquela que é necessária para mudarem a vida.
    Por diversas vezes abriram vagas na empresa onde trabalho e tenho por hábito contactar alguns amigos para saber se têm interesse mas é extremamente difícil conseguir uma pessoa que esteja na disposição de arriscar e vir ganhar uns bons trocos. A última vez que abriu uma vaga andei mais de um mês no passa palavra e ninguém estava interessado...
    Concordam com este comentário:desofiapedro,json


    Acho que está a misturar mentalidades com cultura.
    E Portugal não será dos poucos países, pelo menos da Europa, onde os filhos vivem em casa dos pais até mais tarde? Vivo na Suíça e os filhos são "encorajados" a fazerem-se á vida aos 18 anos.
    Veja, acho que todos concordamos que comprar uma casa é mais vantajoso que alugar. Se o casal se juntar e for alugar uma casa não ficará igualmente com a corda no pescoço e a pagar o que nunca será deles? Ou só fica com a corda no pescoço porque vai comprar com recurso a crédito com a duração de 30 a 40 anos, pagando aquilo que será deles...?

    No meu caso, comprei com 24 anos em plena crise. Todos me disseram que comprar era uma asneira. 3 anos depois senti que Portugal não me oferecia o que eu pretendia para o meu futuro e o da minha recém família e decidimos emigrar. Até ver, foram as decisões mais acertadas que fiz na vida.

    Sabe qual é o "problema" em Portugal? O pessoal quer ganhar muito dinheiro mas a vontade de sair do conforto e da rotina é mais forte que aquela que é necessária para mudarem a vida.
    Por diversas vezes abriram vagas na empresa onde trabalho e tenho por hábito contactar alguns amigos para saber se têm interesse mas é extremamente difícil conseguir uma pessoa que esteja na disposição de arriscar e vir ganhar uns bons trocos. A última vez que abriu uma vaga andei mais de um mês no passa palavra e ninguém estava interessado...

    Editado
  10.  # 10

    Colocado por: pauloagsantosé preciso esperar e ter calma. o inicio de vida não é fácil. é preciso uma casa, é preciso mobília, é preciso um carro, etc, etc.

    se tem 24 e o seu namorado 27 e diz que conseguia pagar uma prestação de 400€ eu vejo duas soluções, uma mais radical. voltar a casa dos pais e em 3 anos teria 15.000, só pela poupança da renda. Se colocassem os subsidios de férias, de natal e mais algum todos os meses talvez conseguissem juntar este dinheiro em 2 anos.

    ou então alugar. É verdade que o preço de um crédito continua a ser mais atrativo do que o valor de uma renda. Mas tem a vantagem de usarem as poupanças para mobilarem a casa e estarem lá a morar até final deste ano.

    para os casais, novos ou não tão novos, viverem meia duzia de anos antes de se meterem num crédito é uma opção sensata. Namorar é muito diferente de viver junto. Assim sem grandes compromissos vinham se a relação tinha pés para durar.
    Concordam com este comentário:vmontalvao,desofiapedro,Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lacvieira88


    Isto ☝
    Se tem folga para pagar 400€ por uma prestação, façam um esforço e fazem um pé de meia de 500€ mensais (500x14 - 7000€), em dois anos tem os 10% para uma casa de 140K. Com objetivos definidos esses 14K passam facilmente dos 16...
  11.  # 11

    no caso da construção o que por vezes fazem e inflacionar o orçamento a entregar para se conseguir a margem não coberta pelos bancos
  12.  # 12

    Colocado por: tviegasno caso da construção o que por vezes fazem e inflacionar o orçamento a entregar para se conseguir a margem não coberta pelos bancos


    tb eu pensava que isso era assim que funcionava, mas não, o banco olha para o orçamento que entrega, mas tb faz as contas deles.
  13.  # 13

    Não bastava o risco de andar a contar "trocos" para o CH a comprar feito, ainda acresce o risco de derrapagens orçamentais e os desafios atuais em construir, seja pela falta de mão de obra/disponibilidade como pela flutuação dos preços da matéria prima.
  14.  # 14

    O que aconselho é falar com um Intermediário de Crédito, eles são as melhores pessoas para a ajudar no processo e esclarecer tudo...

    GRATIS

    E se porventura decidirem comprar, por norma, conseguem melhores condições. Novamente, o serviço é grátis! Se efetivarem a compra via eles, o Banco é que paga ao Intermediário de Crédito. Você para 0.

    Sobre ajuda de um Consultor, não tem que pagar nada.

    Agora sobre a sua vida financeira, bem aconselho sempre, mais vale um passaro na mao do que 2 a voar.
  15.  # 15

    Eu tenho 30 anos e só agora estou em processo de comprar casa, e vamos ver como corre, existe a possibilidade de não conseguir.

    Eu saí de casa dos meus pais aos 21 anos e a partir daí sustentei-me sempre sozinha, não tenho mesada dos pais, nem comida da mãe, nem roupa engomada, etc, sempre fiz tudo sozinha e demorei 10 anos a juntar dinheiro para a entrada da casa. Os últimos anos foram melhorzinhos mas nos 1os anos o salário não era grande coisa e tinha um nível de vida muito abaixo dos meus amigos (nada de carro, nem férias, nem comer fora todos os dias, etc) porque já tinha despesas fixas e precisava de poupar dinheiro. Vivi em sítios que detestava e em casas minúsculas para conseguir sustentar-me e poupar dinheiro.

    A nossa vida já não é como a dos nossos pais, os meus pais trocaram de casa umas 5 vezes sempre com empréstimo do banco e sem nunca terem dinheiro junto para a entrada duma casa - a nossa realidade já não é esta. Por outro lado os nossos pais aos 20 anos não tinham carta de condução nem um carro para cada pessoa da família, nem férias no estrangeiro todos os anos, nem comiam fora todas as semanas, nem trocavam de smartphone a cada 2 anos, etc. Não dá para ter tudo, é preciso fazer escolhas. Sinceramente não gosto desse discurso de que somos uma geração de desgraçadinhos porque pelo menos eu e os meus amigos temos um nível de vida muito melhor que o dos nossos pais (mesmo sem termos casa própria) e sempre tive amigos que ganhavam mais que eu mas que "não tinham dinheiro" para sair de casa dos pais, sim a habitação e o mercado de trabalho estão piores do que nas gerações anteriores mas nós também temos expectativas de vida altas.

    Como o Joseduro disse pode recorrer para um intermediário de crédito (Doutor Finanças, Comparaja, mesmo as imobiliárias oferecem esse serviço), para ter uma ideia do que pode fazer com o seu orçamento. Há quem faça crédito pessoal para ter dinheiro para a entrada da casa mas os juros desses créditos são altíssimos. Se tiver alguém de família que lhe empreste o dinheiro da entrada será melhor opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, Lacvieira88
  16.  # 16

    Colocado por: Lissasim a habitação e o mercado de trabalho estão piores do que nas gerações anteriores mas nós também temos expectativas de vida altas.


    Muitos jovens de hoje ,quando estão em casa dos pais, habituam-se a um certo nível de conforto e depois ao sair querem manter esse mesmo nível, mas nem sempre os vencimentos o permitem.

    lá porque os pais tem bons ordenados e podem dar muitas coisas aos filhos, não quer dizer que os filhos tenham uns ordenados mais modestos e tenham que aprender a viver com bem menos.
    Concordam com este comentário: Lissa
  17.  # 17

    Esqueci-me de uma nota em relação à avaliação da casa, que era a questão inicial do tópico - não sei até que ponto é possível influenciar as avaliações. Ainda hoje o meu pai me disse "o avaliador deve perguntar quanto precisas que seja o valor da casa e tu aí dizes, se a avaliação estiver um pouco abaixo do que precisas eles fazem o jeitinho!" mas o meu pai comprou casa pela última vez há uns 15 anos não sei se isto ainda é assim ou não!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lacvieira88
  18.  # 18

    Colocado por: Lissa

    A nossa vida já não é como a dos nossos pais, os meus pais trocaram de casa umas 5 vezes sempre com empréstimo do banco e sem nunca terem dinheiro junto para a entrada duma casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lacvieira88

    Os meus pais só tiveram uma casa e nunca pediram dinheiro ao banco.
    Trocarem de casa 5 vezes é case study.
    Eu também só tenho planos para ter uma casa. "Quem sai aos seus nao degenera".
  19.  # 19

    Colocado por: Lacvieira88Eu tenho as minhas poupanças ele tem as dele. Mas como deve imaginar nenhum jovem que tire uma licenciatura e comece a trabalhar como é o meu caso passado 4 anos não tenho 15 ou 20 mil euros juntos. A não ser que seja filha de pais ricos ou receba heranças que não é o meu caso.
    Por isso não concordo consigo porque tenho a certeza que conseguiria pagar o crédito sim.
    Não sou menos poupada por aos 25 anos em PORTUGAL não ter dinheiro para uma entrada.
    É quase impossível neste país um jovem que tenho um ordenado um pouco acima do salário base ter tanto dinheiro junto.


    Olá, então ainda só leva 4 anos a trabalhar e já está com estes "enormes problemas" como diz? As condições dos bancos são as que são. Toca-lhe a si adaptar-se à realidade e não esperar o inverso. Neste tema, o problema não é Portugal. Junte mais um pouco, é jovem o suficiente para o que quer que seja, não desespere, não faltam alternativas. No limite, ninguém a obriga a ter casa própria. Se isso é um sonho seu, lute por ele. Boa sorte.
  20.  # 20

    Colocado por: Sirruper
    Com 25 anos e ja está com pressa para se enforcar com um emprestimo para uma casa? se calhar é cedo?
    Eu construi a minha casa com 35 anos. Juntei para comprar o terreno e ter dinheiro para as derrapagens do credito à construcao.
    Andei a poupar durante 10 anos. Vive em casa dos meus pais e em casa arrendada.
    Se tivesse tomado a decisao de comprar casa aos 25 anos se calhar ja estava divorciado da minha esposa.
    Calma! O mundo nao acaba amanha e as casas vão continuar-se a construir.
    Esta malta nova quando mete uma ideia na cabeca, têm de realizar logo no dia seguinte.
 
0.0269 seg. NEW